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11/04/2008 - 10:27

Inspeção de ônibus garante segurança para população

Empresas de ônibus clandestinos não realizam inspeção nem fazem manutenção preventiva do veículo e por isso colocam em risco a vida da população. Para Silvio Tamelini, presidente da FRESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, sociedade e órgãos de fiscalização devem ser mobilizados para acabar com essa irregularidade e evitar riscos à vida das pessoas.

Os moradores da cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, no último mês de março, viveram momentos de tristeza, ocasionados por acidentes com ônibus fretados. Notícias sobre os casos, publicadas em um jornal local, falam de um ônibus fretado que perde o freio e atropela três crianças, sendo que uma delas morre na hora. E um outro caso, um ônibus fretado atropelou um menino de nove anos e o motorista fugiu do local sem prestar socorro.

Silvio Tamelini, presidente da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, alerta que todo e qualquer veiculo de transporte de passageiros obrigatoriamente deve ser submetido à inspeção veicular. Empresas informais ou clandestinas, que realizam serviços de transporte fretado, em sua maioria, não realizam a inspeção dos itens de segurança dos veículos.

“Agora podemos ver as desvantagens que um serviço de transporte que age na irregularidade traz à população: o risco à integridade física e à saúde do cidadão. Para evitar esses abusos é necessário que seja realizada uma maior fiscalização, tanto dos órgãos governamentais diretamente ligados ao transporte de passageiros, bem como a determinação de poder aos policiais rodoviários, concedendo a eles a tarefa de punir com multas e apreensões toda irregularidade constatada”, avalia.

A inspeção consiste em avaliar os itens de segurança e a parte mecânica do veículo. “Ela funciona de forma preventiva, como uma garantia que o veículo circulará e, possivelmente, não apresentará falhas mecânicas”, explica Tamelini.

Durante a inspeção veicular são vistoriados itens como: freios, direção, eixos e suspensão, pneus ou rodas, sistemas complementares, emissões de gazes poluentes - danosos à saúde da população, iluminação e sinalização dos veículos, necessários para que o veículo possa transitar com mais segurança.

“Esses são itens que devem passar por revisões contínuas para garantir que o transporte prestado seja de qualidade e evite danos à população ou ao meio ambiente. A questão é que as empresas que agem na irregularidade não detêm a estrutura necessária para realizar essas tarefas corretivas e muito menos preventivas, sendo assim, realizam em oficinas não aptas ao serviço e fatalmente trarão conseqüências negativas à população e comprometendo as demais que operam com qualidade, segurança e elevado grau de respeito aos usuários”, elucida Tamelini.

Para o presidente da FRESP, constitui-se em crime o ônibus que roda com problemas no sistema de freios, com pneus gastos etc. Ele informa que existem diversos fatores de extrema importância que devem ser observados antes desses veículos serem colocados nas ruas e estradas transportando vidas humanas. “Procuramos evitar dirigir um carro de passeio que tenha falha no sistema de freio ou que tenha um pneu gasto, pois já sabemos dos problemas que poderão ocasionar para outros motoristas, pedestres e a nós mesmos. Como é possível então oferecer esse tipo de serviço à população?”, indaga Silvio Tamelini.

As empresas regularizadas de transporte por fretamento são registradas nos órgãos competentes à categoria, possuem oficina de manutenção de mecânica, borracharia, funilaria, lubrificação, abastecimento, lavagem de veículos, limpeza geral, higienização e dedetização, sala de treinamento para os funcionários de todos os setores e em especial aos motoristas, elemento-chave de todo o processo, nos quais periodicamente realizam-se cursos de direção defensiva, noções básicas de mecânica, relações públicas com os passageiros e instrução sobre primeiros-socorros, dentre tantos outros quesitos indispensáveis para a satisfação plena da atividade.

“Toda a empresa regularizada disponibiliza também uma equipe técnica de suporte treinada e capacitada para garantir que os veículos possam transportar pessoas com segurança até o seu destino final. Temos uma rede conveniada constituída de empresas regulamentadas que é a (RAFE – Rede de Apoio ao Fretamento Eventual), organizada pela FRESP, que garante o atendimento em várias localidades do País”, revela.

“O serviço de transporte de passageiros requer muita responsabilidade por parte da pessoa ou empresa que se presta a isso. O trabalho de anos realizado pela FRESP é também para combater esse tipo de irregularidade. Até quando as pessoas serão colocadas à disposição desse tipo de empresa ou de pessoas que agem irresponsavelmente? Os órgãos competentes precisam aumentar a fiscalização e apreensão desses veículos. A sociedade, por sua vez, deve recusar esse tipo de serviço, buscando orientação junto às autoridades e denunciar os casos ilícitos”, desabafa.

Na hora de contratação, atenção ao valor da prestação dos serviços. No site da FRESP (www.fresp.org.br) ou pelo telefone: 0800-773-2060, o cidadão pode retirar informações sobre as empresas regularizadas no Estado de São Paulo.

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