Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2008 - 10:33

Sobreviva na Bolsa de Valores


Para se obter êxito na bolsa de valores, segundo Maurício “Bastter” Hissa, devemos cumprir algumas medidas na vida pessoal. Trabalhar, estudar, investir em nós mesmos, sair do consumismo (imprescindível), poupar, comprar ações de empresas boas e guardar, além de praticar... esportes. Autor de Sobreviva na Bolsa de Valores (Campus-Elsevier), Bastter ensina ainda que o primeiro ano na Bolsa deve ser de aprendizado. “O objetivo nessa fase não é ganhar, mas aprender. A vontade de aprender nunca deve ser abandonada, mas nessa primeira etapa ela é o mais importante. Como o objetivo é o aprendizado, deve-se operar com o mínimo de dinheiro possível para que esse aprendizado saia mais barato”, diz ele.

No livro, que faz parte da Coleção ExpoMoney, o autor começa ensinando o trivial, e vai desenvolvendo os temas de acordo com o grau de dificuldade de cada um deles para pessoas que nunca investiram em renda variável e para as que estão neste mercado e querem aumentar sua expertise. Para começar a operar na bolsa a pessoa deve, primeiro, se cadastrar em uma corretora, já que todas as ordens de negociação na Bovespa e na BM&F são dadas por meio de corretoras credenciadas nas bolsas. Ainda nos passos iniciais, Bastter sugere ao leitor que determine e reveja, anualmente, qual parcela de seus investimentos irá para renda variável. Para operar com alguma margem de segurança, o ideal é começar a investir numa carteira com blue chips — empresas sólidas, cujas ações são bastante negociadas. “Comece com três empresas desta categoria para formar sua carteira”, orienta.

Nestes primeiros ensinamentos, Maurício “Bastter” Hissa explica que para acumular capital na bolsa é necessário entender o que são juros compostos e taxas. “O desconhecimento de juros compostos leva muitos iniciantes a buscar taxas absurdas que além de irreais e impossíveis de atingir consistentemente, trazem consigo risco elevado”, ressalta. O autor ensina mais. Que devemos poupar de 10% a 20% do que ganhamos todos os meses, e que só devemos comprar à vista e com desconto. Segundo ele, não devemos ter apenas uma fonte de renda: “Quem só faz uma coisa provavelmente não sobreviverá. Os trabalhos estão aí na esquina, em todos os lugares, assim como as oportunidades de aprender. Esqueça tudo que sua avó falava sobre empregos. Era sábio, mas agora não vale mais. Um emprego é a mais falsa segurança que um indivíduo pode ter nesses dias (...) Invista em você ou não sobreviverá. E acredite em seus sonhos”.

Em Sobreviva na Bolsa de Valores, o autor passeia pelos temas mais simples do mercado, ajudando o leitor a como iniciar os investimentos em renda variável e a entender como funciona o mercado futuro, as operações com opções, mercado a termo, títulos públicos, etc. Os jargões típicos tais como holder, homebroker, liquidez, micos, intraday, theta, strike, entre outros, merecem, na forma de glossário, destaque nas páginas finais.

*Editora Campus/Elsevier | Categoria: Educação & Referência | Formato: 16 x 23 cm | 248 páginas | Preço: R$ 49,00.

Maurício "Bastter" Hissa é médico, professor de educação física, criador e diretor geral do site de investimentos Bastter.com e uma referência no mercado de investimentos. Além disso, é professor do curso de Opções bastter.com e agente autônomo de investimentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira