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23/06/2018 - 07:29

Bioceânica avança em reunião em Lima, no Peru


Representantes internacionais fecharam o regulamento interno do comitê executivo que atuará na coordenação das ações necessárias à efetivação do corredor ferroviário, ligando o Atlântico —pelo Porto de Santos— ao Pacífico — pelo Porto de Ilo — para otimizar a movimentação de cargas e as operações de importação e exportação.

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA), Herbert Drummond, participou, no dai 15 de junho (sexta-feira), em Lima, no Peru, da reunião dos países integrantes do projeto Corredor Ferroviário Bioceânico de Integração. Na oportunidade, o secretário, representando o ministro Valter Casimiro, assinou, junto com os ministros da Bolívia e Peru e o vice-ministro do Paraguai, o documento de aprovação do regulamento interno do comitê executivo que atuará na coordenação das ações necessárias à efetivação do corredor ferroviário.

A ideia é promover a extensão do trecho ferroviário entre os países participantes, ligando o Atlântico —pelo Porto de Santos— ao Pacífico — pelo Porto de Ilo — para otimizar a movimentação de cargas e as operações de importação e exportação.

“Este é um grande esforço de integração que agora caminha pra um início objetivamente concreto. A ideia deixa o universo do sonho e se coloca de pé. O Brasil apoia este projeto, que, com certeza, será uma obra histórica não apenas para a América Latina, mas para todos”, disse Drummond.

No território brasileiro existe uma malha ferroviária em operação que atenderá ao corredor, que vai do Porto de Santos (SP) até Corumbá, no Mato Grosso do Sul, divisa com a Bolívia. A Rumo Malha Oeste opera o trecho, que possui uma malha de 1.973 quilômetros. Drummond informa que o corredor nacional tem demanda potencial expressiva, mas ainda são necessários estudos de viabilidade para análise do corredor como um todo.

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