Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2008 - 11:08

Leilão de Jirau será em 12 de maio, com preço-teto de R$91

São Paulo - O leilão de energia da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), será realizado no dia 12 de maio, com preço-teto definido em 91 reais por megawatt hora (MWh), de acordo com edital aprovado nesta quinta-feira pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O aviso do edital será publicado na sexta-feira no Diário Oficial da União, e o leilão será realizado via sistema eletrônico na sede da Aneel, em Brasília, segundo comunicado da agência.

O formato do leilão prevê que o vencedor será quem ofertar o menor lance em reais por megawatt hora para energia que constará nos contratos de comercialização no ambiente regulado (CCEAR). Os contratos para a geração de energia para o Sistema Interligado Nacional terão duração de 30 anos.

A inscrição das empresas interessadas ocorrerá em 28 e 29 de abril, em local a ser divulgado. No dia 30 de abril, será realizado o aporte de garantias de participação e entrega das senhas de acesso ao sistema do leilão.

A usina Jirau, com 3.300 megawatts de capacidade instalada e garantia física de 1.975,3 megawatts médios, deverá gerar energia a partir de 2013.

O projeto inclui a instalação de 44 turbinas e a área do reservatório terá 258 quilômetros quadrados. O prazo até a implantação final é de 90 meses.

O valor total do investimento, avaliado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para a construção de Jirau foi definido em 8,7 bilhões de reais, segundo comunicado da Aneel.

Nesta quinta-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo manteria em 91 reais por megawatt hora o preço máximo da energia a ser produzida em Jirau.

O ministro afirmou que o governo não iria acatar a sugestão do Tribunal de Contas da União (TCU) de reduzir o preço máximo para 85 reais. [nN10353481]

No primeiro leilão do complexo do Madeira, da usina de Santo Antônio, o teto foi definido em 122 reais o megawatt hora, e o consórcio vencedor, Furnas-Norberto Odebrecht, ofereceu 78,90 reais.

Enquanto a usina de Santo Antônio estará localizada praticamente ao lado de Porto Velho, capital de Rondônia, Jirau ficará mais próxima da fronteira com a Bolívia. | Por: Camila Moreira/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira