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GAD’ cria nova marca e posicionamento do Grupo Dilly Clássico

Desenvolvido pela consultoria de branding e design, o projeto surgiu para consolidar o processo de fusão operacional das empresas.

Com um novo posicionamento corporativo, desenvolvido pelo GAD’ – maior consultoria de branding e design do Brasil – nasce o Grupo DASS, que consolida a fusão iniciada em 2003 dos grupos Clássico (SC) e Dilly (RS). A organização responde pela comercialização anual de mais de 10 milhões de peças de artigos esportivos, registrando um faturamento de R$ 433 milhões em 2006. Para esse ano, a previsão é produzir mais de 12 milhões de peças e faturar R$ 527 milhões.

O Grupo, que passa a ter sede em São Paulo, possui 10 unidades estrategicamente distribuídas pelos Estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Santa Catarina, que reúnem mais de 9 mil colaboradores. Com atuação consolidada em outros países, agora projeta sua internacionalização.

“Vivemos num mercado em constante transformação e temos a responsabilidade de acompanhar essa evolução”, avalia Vilson Hermes, presidente do Grupo DASS. Já em Abril, a empresa começa a produzir calçados esportivos para a Nike, no norte da Argentina, em El Dorado, na província de Missiones.

A fusão une a expertise da Dilly, que com mais de 40 anos figura entre as mais modernas organizações industriais calçadistas da América Latina, confeccionando modelos esportivos e femininos para o mercado global. E do outro lado a Clássico, fundada em 1979, que produz artigos de alta qualidade para prática esportiva, também para os setores de confecção e calçados.

O DASS possui forte identidade esportiva e detém no mercado brasileira a gestão das marcas Fila, Kappa, Tryon e Umbro –, além de produzir para Nike, Adidas, Oakley, Cole Hann, Hugo Boss e Unisa. A empresa é especialista em esportes e apaixonada por marcas, tendo como plataforma o binômio “Esporte e Estilo”.

O Projeto- O Grupo DASS começou a formar-se por meio de uma operação de compra e venda de participações, em agosto de 2003, que resultou na mesma composição societária para as duas empresas. Nos três anos e meio seguintes, foi pacientemente construída uma nova cultura empresarial. O processo se consolida com adoção da nova identidade, embasada nos valores “Integridade, Competência, Superação e Estilo”.

“Nosso ponto de partida foi identificar competências, forças, sinergias e vocações das duas companhias para criar uma única forma de se expressar e de conduzir os negócios”, explica Fernando Sganga, diretor de Estratégia do GAD’.

O trabalho do GAD’ teve início na investigação e análise do histórico das duas empresas, como a visita às fábricas no Nordeste e Sul para entender e visualizar a dimensão do negócio e reunir percepções sobre o público interno. Além disso, foram feitas entrevistas individuais com os gestores, colaboradores, fornecedores, distribuidores e clientes.

“Essa primeira fase nos deu uma grande compreensão das diferentes culturas e subsídios para identificar competências e complementaridades entre as duas empresas”, conta Sganga.

Ainda na fase de investigação, o GAD’ concluiu que para o Grupo era importante assumir um novo posicionamento e decidiu-se por Especialista em esportes. Apaixonados por marcas. Segundo Sganga, esse conceito expressa a força, a experiência no mercado esportivo e na gestão de marcas, além da coragem de inovar e mudar padrões.

Em apenas dois meses de trabalho, foi definido a necessidade de se adotar um nome que simbolizasse esse novo momento e que unisse os valores da marca à força e solidez do Grupo. O nome DASS foi escolhido após estudos desenvolvidos pelo GAD’ e representa uma contração de Dilly + Clássico. “O objetivo foi preservar a história das duas marcas aliado ao novo posicionamento da corporação”, diz o diretor.

Perfil do GAD’Branding & Design: O GAD’Branding & Design nasceu em 1984, em Porto Alegre, e hoje é a maior consultoria de branding e design do Brasil, tendo na implantação de projetos um de seus diferenciais. A empresa é focada na estratégia, criação, implantação e gestão de marcas e tem cerca de 40 clientes ativos em sua carteira, como Claro, CPFL Energia, Embratel, EMS Sigma Pharma, Gerdau, Ipiranga e Wall-Mart. A operação está dividida em dois escritórios, em São Paulo e Porto Alegre, e emprega diretamente 90 profissionais. No ano de 2006, o GAD faturou R$ 13 milhões e para 2007 a expectativa é um crescimento na receita de 35%.

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