Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2008 - 11:13

Prysmian Comemora um Ano em Vila Velha

Unidade da empresa destinada à produção de cabos umbilicais, utilizados em processo de extração petrolífera em alto mar, opera em ritmo acelerado e comemora um ano de investimentos no segmento offshore.

A Prysmian Cabos e Sistemas, ex Pirelli Cabos, comemora seu primeiro ano de grandes conquistas para a unidade industrial de Vila Velha, no Espírito Santo, produtora de cabos umbilicais hidráulicos e de energia para aplicação na extração de petróleo em águas profundas e ultra profundas. A fábrica, que é a única da Prysmian no mundo especializada apenas em atender mercado petrolífero offshore, já conta com importantes resultados em seu primeiro ano de produção como uma primeira ampliação no número de colaboradores, a inserção de nova linha de produção de cabos umbilicais metálicos e a expansão dos produtos destinados ao mercado externo.

A unidade que hoje já produz com elevado empenho gera 140 empregos diretos, quase o dobro da previsão inicial – à época da inauguração, em fevereiro de 2007. Além disso, neste primeiro ano de atividade, a fábrica iniciou o desenvolvimento dos cabos umbilicais metálicos, chamados de STU – Steel Tube Umbilical, cujo primeiro lote será destinado ainda em 2008 para a Petrobrás, principal cliente da unidade Prysmian. A planta de Vila Velha fornece ainda seus produtos para diversos projetos da Petrobrás no Brasil como as plataformas P-51, P-52, P-53, P-54 e Plangás. Outros clientes da Prysmian são as petrolíferas StatoilHydro, norueguesa, e a Anadarco, norte-americana.

A localização estratégica da unidade industrial de umbilicais no estado do Espírito Santo permite que a Prysmian atenda adequadamente não só o mercado interno, mas também outras regiões do mundo. “Atualmente toda a produção de Vila Velha é destinada para o mercado interno, porém o primeiro contrato de exportação já está assinado, com a StatoilHydro/Anadarco . O produto será fabricado no final deste ano, quando também ocorrerá a primeira transferência do cabo umbilical diretamente da fábrica para um navio de lançamento, operação inédita nesta fábrica. A meta é que 30% da produção da planta de Vila Velha seja destinada ao mercado externo”, comenta Armando Comparato Junior, presidente da Prysmian para a América do Sul.

A expertise da Prysmian no desenvolvimento de importantes tecnologias e soluções para o mercado offshore é um fator determinante na efetiva consolidação e fortalecimento da empresa no segmento, que contabilizou um expressivo aumento no faturamento de cabos umbilicais. “Neste ano de início das atividades industriais da unidade capixaba conseguimos atingir e superar a meta de produção planejada. Com os investimentos complementares destinados a equipamentos de teste e controle operacional, a fábrica está apta e altamente capacitada para atender as novas demandas contratuais que esperamos para breve”, complementa Comparato.

A Prysmian Vila Velha abriga também um exclusivo centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos dentro da própria unidade que facilita o aprimoramento dos produtos e a criação de novos cabos para o mercado petrolífero que continua em constante ascensão mundial.

Preocupação Ambiental e Social - As atividades da Prysmian em Vila Velha não se restringiram apenas às ações e investimentos ligados à fábrica durante este primeiro ano de atividades. Desde agosto de 2007, a empresa desenvolveu várias ações de Educação Ambiental, conforme compromisso assumido junto à comunidade local e ao IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente.

Vem mantendo parceria com a Casa do Menino, como é conhecida a Comissão de Amparo à Criança de Vila Velha, com investimentos e apoio à diversas ações. Patrocinou a peça “Assembléia dos Bichos”, durante a Feira da Terra de Vila Velha, e apoiou a “Exposição Arte para Crianças”, mostra contemporânea idealizada para o público infantil em exposição entre abril e junho de 2007 no Museu Ferroviário da Vale, além de ter contribuído para o restauro de um dos principais cartões postais da região de Vitória / Vila Velha, a Ponte Florentino Ávidos, popularmente conhecida como “Cinco Pontes”.

“Nestes primeiros 12 meses de atividades no Espírito Santo, a Prysmian investiu fortemente no desenvolvimento de atividades sociais e educativas junto à comunidade local. A intenção é a continuidade de todas estas ações e a inclusão de novas atividades em nossos programas de responsabilidades ambientais e sociais no Espírito Santo”, declara Comparato.

Prysmian Cabos e Sistemas - A Prysmian Cabos e Sistemas, nova razão social da Pirelli Cabos, detêm toda a tecnologia de desenvolvimento e fabricação e desde 1872, ano de sua fundação, vem mantendo posição de liderança fornecendo soluções para cabos e sistemas em todo o mundo.

Dividida em duas unidades de negócio – Energia (cabos terrestres e submarinos para a transmissão de eletricidade e distribuição) e Telecomunicações (cabos e fibras ópticas para transmissão de dados, imagem e voz e cabos convencionais em cobre), o Grupo Prysmian está presente em todos os continentes.

A Prysmian tem uma presença global com subsidiárias em 36 países, 54 fábricas em 21 países, sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento na Europa, Estados Unidos e América do Sul, e mais de 12 mil funcionários.

No Brasil, com 25% de market share, a empresa possui seis unidades fabris localizadas em Santo André, Sorocaba (três fábricas) e Jacareí, todas no estado de São Paulo, e a recém inaugurada no Espírito Santo. Conta com mais de 900 funcionários que são responsáveis pela produção de aproximadamente 50 mil toneladas de cabos por ano.

Seus principais produtos são cabos, acessórios e serviços direcionados para os segmentos de transmissão e distribuição de energia, construção civil, indústria em geral, indústria automobilística, extração de petróleo, telecomunicações, transmissão de dados e fibras ópticas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira