Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Diretoria do Sebrae Nacional é empossada em Brasília

Diretor Luiz Carlos Barboza, presidente Paulo Okamotto, presidente do CDN, Adelmir Santana e diretor Carlos Alberto dos Santos.

Brasília - A posse da Diretoria Executiva do Sebrae Nacional e do novo presidente do Conselho Deliberativo Nacional da Instituição (CDN) foi dia 15 de janeiro, no hotel Blue Tree Park, em Brasília. Os novos dirigentes estarão à frente da Instituição pelos próximos dois anos, no biênio 2007/2008.

Paulo Okamotto, atual diretor-presidente, foi reconduzido ao cargo. Luiz Carlos Barboza, atual diretor-técnico, também. Já a diretoria de Administração e Finanças será ocupada pelo atual gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros, Carlos Alberto dos Santos. Ele assume a vaga de César Acosta Rech, diretor no biênio 2005/2006.

Já o Conselho Deliberativo Nacional será presidido pelo titular da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e senador pelo Distrito Federal, Adelmir Araújo Santana. Ele assume a vaga do deputado federal e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, que cumpriu dois mandatos à frente do CDN.

A nova diretoria atuará para consolidar os avanços conquistados nos últimos dois anos. Uma das ações é trabalhar pela regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro passado. Outro objetivo é expandir a Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), que hoje monitora quase mil projetos. A Geor também será levada a processos de gestão interna do Sebrae.

Ainda como prioridade para o biênio 2007/2008 está a consolidação do processo de Revolução no Atendimento. As ações para ampliar e qualificar o atendimento individual e coletivo aos empreendedores e empresários de pequenos negócios foram inciadas há dois anos e serão fortalecidas.

Perfis - O destaque da atual gestão de Paulo Okamotto à frente da Instituição foi o empenho pela aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, sancionada em dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre 2005 e 2006, Okamotto foi incansável na luta pela aprovação da nova legislação, que promete dar novo fôlego às micro e pequenas empresas do País. Esteve à frente de inúmeras reuniões, negociações e mobilizações até que a Lei Geral fosse finalmente aprovada.

Adelmir Santana, que toma posse como presidente do CDN, preside o Sistema Fecomércio-DF, que agrega Federação do Comércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio, no âmbito do Distrito Federal. Ele também é senador pelo Distrito Federal, ocupando a vaga do atual vice-governador, Paulo Octávio.

Formado em Administração, Santana chegou em Brasília em 1964. Na capital federal, foi funcionário público, atuou na indústria farmacêutica e, em 1986, tornou-se empresário no comércio farmacêutico. Ao longo dos anos, acumula importantes cargos e condecorações.

Luiz Carlos Barboza, reconduzido ao cargo de diretor-técnico, é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Gestão Empresarial pelo Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ). Barboza cumprirá o terceiro mandato à frente da diretoria da Instituição.

Antes do primeiro mandato no Sebrae (2003-2004), Barboza foi diretor do Instituto de Hospitalidade, entidade sem fins lucrativos que atua nas áreas de educação, trabalho, cultura e turismo. Além disso, foi coordenador a Unidade de Negócios de Competitividade Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) durante sete anos, sendo responsável pela formulação e coordenação de vários projetos voltados para o aumento da qualidade e da competitividade das empresas brasileiras.

Carlos Alberto dos Santos, que será o novo diretor de Administração e Finanças, está no Sebrae desde 2003. Atuou primeiro como assessor especial da diretoria, depois como gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros (Uasf). Com doutorado em economia pela Universidade Livre de Berlin, o segmento dos pequenos negócios sempre esteve no foco de interesse de Carlos Alberto, dentro ou fora da academia, como professor e consultor independente na área de finanças e desenvolvimento local. | Por: Márcia Gouthier/ASN

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira