Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2008 - 11:22

Empregados domésticos são reconhecidos como profissionais e homenageados em data especial

Help Personal Assistant, empresa de consultoria doméstica, enfatiza a importância dos profissionais do lar e oferece treinamento especializado para residências e organizações comerciais.

Elas lavam, passam, cozinham, limpam, cuidam das crianças e praticamente fazem parte das famílias. Essas profissionais, que há muito tempo desempenham suas tarefas, só passaram a ter a profissão reconhecida legalmente em 1972, e ganharam, a partir de então, uma data especial para homenageá-las: 27 de abril, dia da empregada doméstica.

Valorizando o trabalho e buscando mostrar ao mercado a importância de um profissional bem treinado e atento às necessidades da casa, a Help Personal Assistant, empresa de consultoria doméstica especializada em resolver questões essenciais e rotineiras, oferece às famílias, empresas e consultórios, um treinamento diferenciado para empregados domésticos, que consiste na transmissão de informações que vão desde conhecimentos básicos, como lavar e passar roupa, noções de higiene, o que deve e não deve ser feito, até mesmo à maneira mais adequada de atender ao telefone e recepcionar visitas.

Segundo a consultora pessoal Heloisa Sundfeld, diretora da Help, ao ser contratada, a equipe inicia o trabalho por meio de uma entrevista com os proprietários da casa ou do negócio, para que passa tomar conhecimento das necessidades e características de funcionamento do local. Em seguida, os empregados domésticos são chamados para uma conversa, para que entendam a função do treinamento. “Este momento é muito importante, pois precisamos contar muito com a compreensão dos empregados. Patrão e funcionário devem sempre colaborar e concordar com o trabalho”, conta Heloisa Sundfeld.

Além de levar conhecimento e crescimento profissional aos empregados, o treinamento da Help Personal Assistant auxilia em outros aspectos individuais dos trabalhadores, como a auto-estima, confiança em si mesmos e poder pessoal. “Procuramos demonstrar o quanto os patrões consideram importante investir nos funcionários. Na realidade, quem lucra mais com o nosso serviço é o próprio empregado, já que o conhecimento que adquire será levado por toda a vida, independentemente do emprego em que estiver”, acrescenta a diretora da Help.

Ainda segundo ela, a maior dificuldade é com relação ao nível da pessoa treinada, pois normalmente ela vem de lugares muito simples e, portanto, não tem noção de algumas regras básicas de como ser uma profissional doméstica. Outra dificuldade enfrentada é com relação aos vícios adquiridos em empregos anteriores, o que ocasiona, neste novo local de trabalho, situações desagradáveis. “A adaptação é o processo mais demorado e exige paciência e boa vontade de ambas as partes. Passado este período, o profissional se torna cada vez mais apto a atender às necessidades de seu patrão e aprende a valorizar seu serviço”, conclui a consultora pessoal.

Empregada doméstica - Empregada ou empregado doméstico, segundo a legislação, é todo aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou família, que pode ser tanto na residência principal ou de lazer, como casa de praia, de campo, sítio, entre outros. Desta forma, também são considerados empregados domésticos os motoristas particulares, vigias, chacareiros, caseiros, damas de companhia, babás, governantes, jardineiros e faxineiros.

Segundo dados de pesquisas respondidas por 1.642 pessoas, realizadas pelo site “EmpregadaDomestica”, que oferece informações especializadas a este público e presta serviços aos empregadores domésticos para o atendimento das obrigações trabalhistas, hoje, no Brasil, são mais de 5 milhões de trabalhadores como empregados domésticos. Destes, pouco mais de 1,3 milhões têm a sua carteira profissional registrada.

Perfil da Help Personal Assistant - A Help Personal Assistant é uma empresa de consultoria doméstica especializada em resolver questões essenciais e rotineiras, como fazer compras no supermercado, arrumar armários, orientar empregados, planejar mudanças e até mesmo organizar jantares. A empresa presta assistência a pessoas da família de executivos que se mudam para determinado local a trabalho, acompanhando-as a shoppings, compras, eventos culturais, restaurantes, museus ou, simplesmente, para conhecer a cidade. Dentre os serviços mais procurados estão o treinamento de empregados; a organização de mudanças, armários e malas para viagens e a realização de pequenos eventos, como jantares especiais, festas de aniversário e outras comemorações, de forma criativa e elegante.

A Help é especializada em serviços de organização na cidade de São Paulo e já registrou mais de 10 consultas semanais para a execução dos serviços que oferece. Desde 2003, quando foi oficialmente constituída, a Help tem registrado um crescimento anual de 30% no número de solicitações. A expectativa para 2008 é de crescimento ainda maior, com a entrada em novos mercados, como a Região Metropolitana de Campinas, na qual já conta com consultoras exclusivas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira