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03/07/2018 - 10:40

Skol se une a 15 #MarcasAliadas em prol da causa LGBTQ+

Dotz, Leroy Merlin, Olla e Vivo acabam de aderir à campanha que arrecadou doações suficientes para manter as quatro instituições de auxílio à comunidade LGBTQ+ por cerca de um ano.

Dizem que em time que está ganhando, não se mexe. Mas se reforça. E foi isso que Skol buscou com o movimento #MarcasAliadas, que convocou, neste mês de junho, grandes marcas a favor da causa LGBTQ+. Ao todo, SKOL e outras 15 empresas de diversos segmentos se juntaram, arrecadando doações que serão divididas entre quatro instituições: Casinha, Todxs e os coletivos Não Desculpo e Transformação. O montante é suficiente para manter as parceiras por cerca de um ano. Dotz, Leroy Merlin, Olla e Vivo são os reforços mais recentes. Elas se juntam à Burger King, BIS, Trident, quem disse, berenice?, AccorHotels, Bradesco, GNT, Itaú, Mercado Livre, Next e Vult.  

Patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo pelo terceiro ano consecutivo, SKOL fez a convocação no início do mês e recebeu pedidos de marcas pela internet até o último dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBT. “Acreditamos nesta data como um forte símbolo da importância de se unir para falar e ajudar a causa LGBT e, por isso, a escolhemos para esta prestação de contas”, afirma Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de SKOL. Para o doutorando em diversidade pela USP e consultor de SKOL, Ricardo Sales, as marcas têm um poder mobilizador e ter empatia por essa causa é muito importante: “quando nos sensibilizamos pelas vítimas de crimes motivados por LGBTfobia, podemos e devemos nos tornar aliados na luta contra o preconceito. Isso nos ajuda a refletir sobre os direitos básicos que os LGBT não têm, o que passa por questões de cidadania até outras mais simples, como andar de mãos dadas na rua com sua namorada, seu marido”, disse ele.

Por isso, para Maria Fernanda, a ação não termina aí: “A intenção de juntar grandes marcas é mostrar a potência que temos quando nos unimos, mas não podemos parar por aqui, qualquer pessoa pode se tornar um aliado e, seguindo este exemplo, passar a ajudar a causa”, diz ela.

“A Dotz é para todos. Somos uma marca inclusiva e fazemos questão de apoiar publicamente a diversidade e a causa LGBTQ+. Defendemos que não existe mais espaço para preconceito e temos a responsabilidade de lutar contra a intolerância. Ficamos honrados com o convite da Skol e imediatamente aceitamos participar da campanha”, afirma Daniel Campos, diretor de Marketing e Experiência do Cliente da Dotz.

"A Leroy Merlin mais do que apoiar este movimento, acredita que a diferença é o que pode transformar o mundo em um lugar melhor", afirmou Paulo José, diretor de Comunicação.

“Para Olla, que defende o sexo sem tabus, é um grande prazer apoiar este movimento. Acreditamos que juntos podemos promover valores de igualdade e respeito, colaborando para uma sociedade sem preconceitos”, celebra Guilherme Nogueira, diretor de marketing de Olla.

“A Vivo é uma marca inclusiva, aberta e que discute e incentiva a diversidade. Estamos no início de uma grande jornada pela diversidade e iniciativas como esta reforçam nosso compromisso com a comunidade LGBTQ+. Valorizar a diversidade faz a diferença para a sociedade, pois além de torná-la mais justa, contribui para que esteja mais conectada, seja mais forte”, comenta a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.

A doação deve ser usada para viabilizar o aluguel de um espaço físico para a Casinha, no centro do Rio, que ajude pessoas LGBT em vulnerabilidade. A TODXS, por sua vez, vai usar o investimento para pilotar um projeto para mudar o cenário de inclusão nas escolas públicas do país, uma pesquisa a nível nacional para direcionar o país para melhores políticas públicas assim como outros projetos que usam de tecnologia e inovação para impactar o Brasil em alta escala.

Já o coletivo Não desculpo, um espaço de acolhimento, troca de informações e experiência entre mulheres LBT, pretende, a partir das doações, criar uma rede de profissionais que trabalham com psicologia, psicanálise e psiquiatria para atender mulheres LBT+ que sofreram ou sofrem algum tipo de violência. O Transformação, que promove educação e cultura para pessoas transgêneras, travestis e não binárias em aulas no centro de São Paulo pretende expandir sua capacidade de atendimento, levando educação para mais pessoas e as doações garantem seu funcionamento por cerca de mais 2 anos. A iniciativa nasceu em junho de 2017, quando SKOL celebrou o Dia do Orgulho LGBT com o filme “Mãos”, um convite para que todas as pessoas que tem um compromisso com a bandeira do respeito também vistam essa camisa e se tornem aliadas à causa. Agora, com a campanha #MarcasAliadas, a intenção é dar ainda mais voz a esse movimento que enfrenta desafios diários para superar o preconceito na sociedade. 

Em 2017, Skol e o Ibope Inteligência realizaram a pesquisa SKOL Diálogos, um retrato minucioso sobre os principais tipos de discriminação que infelizmente ainda existem no Brasil: racismo, machismo, homofobia e gordofobia. O estudo apontou que, entre os brasileiros que se declararam preconceituosos, a homofobia é a mais citada: 29%. O dado reforça a importância dos aliados na luta contra o preconceito.

A ação #MarcasAliadas é uma criação da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi.

Ambev e a diversidade — Dentro da companhia, funcionários são incentivados a compartilharem valores de autenticidade e respeito. Em 2016, com o objetivo de discutir melhorias que garantam total igualdade para todos funcionários LGBT, foi criado o grupo LAGER (Lesbian and Gay and Everyone Respected). Ele é responsável por promover um ambiente de trabalho com essas condições, reafirmado a Carta de Compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, da qual a companhia é uma das signatárias.

O LAGER também desenvolveu um treinamento específico para os profissionais da área de Gente e Gestão da Ambev que participam de entrevistas com candidatos a vagas na companhia garantindo total igualdade nos nossos processos de seleção.

Entidades apoiadas: Casinha (RJ) — Projeto criado como irmão mais novo da Casa 1, de São Paulo, pretende ser um espaço de abrigo e cultura para pessoas LGBT expulsas de casa. Ainda atua virtualmente, mas espera que com o apoio do #MarcasAliadas consiga um espaço no centro do Rio para ser um centro de resistência e luta pela causa.

Todxs — É uma startup social sem fins lucrativos que usa a tecnologia como ferramenta para criar soluções práticas e inovadoras de impacto direto para construir um Brasil mais inclusivo para todos. Possui cerca de 90 membros voluntários trabalhando em mais de 15 iniciativas, como, por exemplo, o TODXS App, o primeiro aplicativo brasileiro que compila informações sobre os direitos da população LGBTI+ brasileira. São, por exemplo, mais de 700 leis municipais, estaduais e federais e um portal de denúncia ligado diretamente ao Ministério da Transparência-CGU disponibilizado gratuitamente para toda a comunidade LGBT no Brasil.

Não Desculpo — Coletivo de mulheres lésbicas que promove encontros no formato de rodas de conversa possibilitando a troca de forma horizontal, construtiva e singular entre mulheres homossexuais ou bissexuais. O projeto nasceu como braço da festa “Desculpa Qualquer Coisa”, criada em 2016 e se expandiu pela necessidade de articular diálogos, uma estratégia de defesa, de limites, de choques e resistência das mulheres.

Coletivo Transformação — O Coletivo Transformação conta com a participação de aproxidamante 70 vonluntáries, dos quais 18 são alunes e o restante atua no corpo docente do Cursinho Popular Transformação e demais atividade do coletivo como o TRANSarau e a TRANSarrada. O Cursinho Popular Transformação conta com as parcerias da Ação Educativa, onde são realizadas as aulas e do CRD (Centro de Referência a Diversidade), que colabora com lanches e passagens para alunes. Com novas parcerias, eles desejam ampliar os acessos da população trans a mais eventos culturais, como museus, shows e teatros e promover TRANSarais em locais públicos e periféricos, assim como produzir um segundo volume do livro "Antologia Trans".

Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi | Cliente: Ambev | Produto: Skol | Título: #MarcasAliadas LGBTQ+| Direção Geral de Criação: Fabio Fernandes | Direção de Criação:  Pedro Prado, Rodrigo Castellari | Criação: Rodrigo Adam, Dudu Barcelos | Atendimento: Ricardo Forli, Thiago Iusim, Beatriz Almonacid, Luiz Gama, Aline Pacheco, Rafael Franceschini, Antônio Salgueiro | Mídia: Mauricio Almeida, Fernando Nogueira, Amaury Magalhães, Bruna Guise, Marina Signori, Luiza Oliveira | Planejamento: Rita Almeida, Danilo Lima | Giovana Orlandeli, Rafael Moura | Conteúdo: Fernanda Fontes | Rafael Venturelli, Gabriela Moura, Nabil Carone, Ana Paula Martinelli | B.I.: Diego Mattera, Verônica Zanuzzo | Produção Grafica: Jomar Farias, Leandro Ferreira | Artbuyer: Edna Bombini, Juliana Gardim | Consultor de Comunicação e Diversidade: Ricardo Sales.

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