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04/07/2018 - 06:12

Impulsionando vendas com Business Intelligence

Estou no segmento de tecnologia há anos e o desafio das empresas no que se refere ao aumento das vendas não é um assunto novo. De aplicativos à teoria, o ramo de tecnologia se renova e corre contra o tempo para suprir as necessidades de um mercado cada vez mais exigente. Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), mostram que o Brasil é o sexto país no mundo em investimentos em TI, com crescimento de 4,5% em 2017. Na América Latina, nosso país está no topo da lista de investidores em TI, seguido por México (US$20,6 bi), Argentina (US$8,4 bi) e Colômbia (US$7 bi). No ano passado, fomos responsáveis por 39,1% do total de investimentos da região, que foi de US$97,3 bilhões.

Números tão significativos mostram que há um leque imenso de opções dentro da TI e, com certeza, o BI é uma das principais formas das organizações otimizarem tempo e recursos na coleta, organização e análise de dados. As vantagens em aprimorar processos internos são inúmeras e são motivos pelos quais, muitas vezes empresas dos mais variados ramos investem na inteligência de negócios. Os benefícios do BI podem ir além.

Em 2017, foram investidos US$2,07 trilhões em TI em todo o mundo. Estima-se que aproximadamente 52,8% das empresas que adquirem Business Intelligence, tem como objetivo otimizar e alavancar suas vendas. Em tempos de crise, onde a capacidade de negócio é impactada, o mercado exige decisões assertivas e insights baseados em informações importantes. Mas você deve estar se perguntando: como o BI pode impulsionar uma área de comercial?

O primeiro ponto a ser discutido é que toda organização, e seus departamentos, precisam ir além da gestão e visualização de dados. O mercado exige decisões assertivas e insights fundamentados em informações importantes. Com o BI, os profissionais de marketing e vendas, por exemplo, podem acompanhar ações e obter uma visão abrangente de seu desempenho, além de traçar cenários futuros, prevenir crises e mensurar seu retorno. Em suma, é mais fácil acompanhar os processos de venda.

Corporações que estão migrando seus negócios para o ambiente digital também são beneficiadas pela benfeitoria do BI. É possível entender o comportamento do cliente, a aceitação e o engajamento com a marca, além da repercussão em diferentes canais. Desta forma, é possível otimizar a experiência do usuário e desenvolver estratégias personalizadas para atrair novos consumidores.

Para concluir, é importante que todos os funcionários da equipe estejam alinhados aos objetivos de negócio da organização. O BI os apoiará neste desafio compartilhado e estimulará a veia criativa das equipes para colocar em prática novas estratégias e ações.

. Por: Fábio Mello, especialista Gestão Integrada de Negócios, com formação em Administração e Comércio Exterior. Atualmente é Diretor Comercial Nacional da Toccato.

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