Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2018 - 07:08

Continuação do tratamento com a cirurgia de contorno corporal

Segundo dados do IBGE, aproximadamente 60% da população brasileira adulta está com sobrepeso ou obesidade. O tratamento desta patologia é complexo e muitas vezes multidisciplinar. A cirurgia bariátrica vem aumentando a cada ano, sendo opção cada vez mais frequente para esta patologia. Hoje, o Brasil é o segundo país que mais realiza este procedimento no mundo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Após a cirurgia bariátrica, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não mantém a elasticidade ocasionando alterações na harmonia corporal.

Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação. Segundo o cirurgião plástico Marcelo Moreira, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica os braços geralmente ficam flácidos, as mamas perdem o volume, o abdome pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental, as nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez e a pele flácida do rosto e pescoço, associado a absorção da gordura facial, podem ocasionar um aspecto de envelhecimento precoce.

Com o aumento de pacientes a procura da cirurgia plástica para o tratamento pós-bariátrico houve avanços importantes nas técnicas e seguranças dos procedimentos.

“A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, removendo o excesso de gordura e flacidez da pele. O resultado é uma aparência mais harmoniosa do corpo, com contornos suaves e melhora na autoestima das pacientes. Está indicada tanto para homens quanto para as mulheres” explica Marcelo Moreira que opera, em média 50 pacientes por mês no Rio de Janeiro.

Segundo o médico, a realização da cirurgia plástica é possível a partir do momento no qual a perda de peso estiver estabilizada e as alterações nutricionais controladas, fato que geralmente acontece 16 a 20 meses após a cirurgia bariátrica. “Os procedimentos mais realizados estão relacionados a correção do contorno corporal, tais como a abdominoplastia, lifting de coxa e braços, a mamoplastia e o lifting facial” diz o cirurgião.

Ainda de acordo com ele, é fundamental a avaliação individual das necessidades de cada paciente, a fim de personalizar o tratamento, visto os diversos fatores que influenciam no resultado, como por exemplo, a quantidade de excesso de pele, gordura localizada, qualidade da pele, estrias, entre outros.

As cirurgias combinadas são também uma realidade no tratamento do contorno corporal, visto que as grandes perdas geram alterações em todo o corpo. É importante sempre respeitar as normas de segurança da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica a fim de reduzir os riscos para os pacientes.

O tempo de recuperação está relacionado com o tipo de cirurgia realizada, mas em geral é possível retornar as atividades leves próximo a 30 dias de pós-operatório.

Os resultados da cirurgia de contorno corporal, após grande perda de peso, são visíveis quase imediatamente. No entanto, pode levar até um ano para os resultados finais de todos os procedimentos aparecerem completamente. A manutenção do resultado depende do peso estável e boa forma, do tipo de pele e de características hereditárias da paciente. | www.marcelomoreira.med.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira