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06/07/2018 - 07:31

Projeto educacional vira case em Joinville

TOCfE já beneficiou 250 alunos de escolas públicas da cidade e irá capacitar 300 professores voluntários em 2018 . O programa busca desenvolver a capacidade crítica na infância e estimula a superação de desafios e conflitos. O método tem conquistado professores, pais e alunos por mudar a forma como as crianças pensam e planejam o futuro.

O projeto educacional TOCfE (Theory of Constraints for Education — Teoria das Restrições para Educação, em português) tem conquistado pais, professores e transformado o modo como as crianças de Joinville, em Santa Catarina, pensam em seu futuro. O programa, que já beneficiou 250 alunos de escolas públicas da cidade, busca desenvolver nos pequenos o raciocínio lógico, ensiná-los a pensar, a tomar decisões por si mesmos e não serem influenciados.

Trazido ao Brasil por Miguel Abuhab, CEO e fundador da Neogrid, o TOCfE deu tão certo que, em 2018, irá capacitar cerca de 300 professores voluntários e atender 7 mil alunos em escolas públicas em Joinville. Como grande idealizador do projeto, Abuhab acredita que o TOCfE pode mudar o futuro de muitas crianças. “Com o TOCfE, nós podemos ajudá-las a entenderem as razões dos conflitos, buscando soluções ganha-ganha para que definam seus próprios objetivos e planejem seu futuro, desenvolvendo um plano para alcançar seus sonhos”, explica Abuhab.

O conceito TOC – A TOCfE é a aplicação da Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) na área de educação. Muito utilizada nas organizações, a TOC é uma metodologia que auxilia o indivíduo ou a empresa a alcançar um objetivo, focando na identificação das restrições por meio de ferramentas de raciocínio lógico. A teoria foi introduzida pelo físico israelense Eliyahu Goldratt (1947-2011), com o livro A Meta, em 1984.

A metodologia TOCfE — O ensino dos conceitos e dos processos de raciocínio da TOCfE é feito com entretenimento, respeitando o meio e a linguagem da criança. A base de ensino do projeto é o conto infanto-juvenil A Meta de Tony. Nele a personagem deve resgatar sua rainha desaparecida e, para isso, deve achar quatro chaves.

Nesse contexto, as crianças também são estimuladas a responder as questões apresentadas à personagem principal do livro. São elas: 1) Como você pode garantir que todos ganhem e ninguém perca? 2) Como você pode fazer que um desejo se realize? 3) Como você pode mudar seu futuro? 4) Por que uma pergunta é melhor que uma resposta? Nessa formulação, elas debatem, refletem e constroem juntas uma forma de organizar ideias com causa e efeito. Para a aplicação do TOCfE nas escolas, são realizadas sessões presenciais de capacitação de professores voluntários.

Histórico do projeto – O projeto se iniciou em 1995 nas escolas de Joinville. Abuhab liderou o projeto de tradução da história do Tony, que é utilizada pelos professores para transmitir os conceitos do TOC, assim como confeccionou os materiais didáticos. Também foram elaborados os manuais e guias para ensinarem os professores a aplicarem o conteúdo com os alunos. O programa, na época, teve apoio da Secretaria de Ensino de Joinville, diretores e professores da rede pública. O projeto foi suspenso em 2009 e retornou em 2017.

Mais respeito, inclusão e engajamento nas escolas – Julia*, vice-diretora de uma das escolas onde o projeto é realizado, conta que a ferramenta TOC ajudou a diminuir bastante os casos de bullying. “Tivemos um caso com dois alunos e percebemos que a sala inteira estava envolvida. Então, aplicamos o ramo positivo e o negativo da metodologia para que eles percebessem o que estava acontecendo, envolvemos a comunidade escolar e os pais também. O trabalho se estende até o momento de forma positiva na escola”.

A melhoria é notada em sala de aula também pela professora Andressa*, voluntária em uma das escolas. “Tivemos um caso de roubo com uma aluna deficiente auditiva. Ela tinha dificuldade de assumir os comportamentos negativos em casa e também na escola. Tive uma conversa e ela ainda negava as atitudes. Foi então que usei o modo lógico ensinado no projeto. Ela assumiu o comportamento e percebeu as consequências de suas ações. Foi por meio do ramo lógico que essa criança conseguiu mudar seu comportamento e suas atitudes”.

Luzia*, diretora de uma das escolas onde o projeto é realizado, afirma que “o TOC contribuiu muito para o senso crítico dos alunos e a redução de conflitos entre as crianças. O método os ajuda a refletir, questionar e buscar alternativas para solucionar as mais diversas situações. Isso, no aspecto dos conflitos e também nos conteúdos programáticos”.

*Os nomes utilizados no texto são fictícios para preservar a identidade das crianças.  O programa TOCfE é uma iniciativa do Instituto Miguel Abuhab (IMA), patrocinado pela Neogrid. | www.tocfe.com.br

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