Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2018 - 07:25

Ministra Cármen Lúcia impede mais um bloqueio da União de mais de R$ 574 milhões

Nas contas do Estado do Rio de Janeiro.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu, no dia 6 de julho (sexta-feira), pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) para que a União se abstenha de executar as contragarantias que seriam realizadas hoje nas contas A e B do antigo Banerj no valor de R$ 574,863 milhões.

As contas A e B foram criadas na época da privatização do antigo Banerj como garantias para o pagamento de débitos previdenciários e trabalhistas dos funcionários do banco extinto. Elas já tinham sido motivo de outra liminar, concedida pelo ministro Luiz Fux, em fevereiro e março deste ano, para impedir outro bloqueio anunciado pela União. Agora, diante de nova ameaça em pleno recesso do Judiciário, a PGE-RJ recorreu à Presidência do STF.

“Defiro o pedido do Estado do Rio de Janeiro no sentido de determinar que a União se abstenha de executar as obrigações de contragarantias expressamente referidas pelo relator Ministro Luiz Fux, devendo a União providenciar a restituição dos valores eventualmente bloqueados, se tanto tiver sido levado a efeito”, escreveu a Ministra Cármen Lúcia.

“Os danos são evidentes, não apenas pelas razões expostas no documento expedido pela Secretaria de Finanças do Estado, impossibilitando o Estado de honrar a sua folha salarial de junho de 2018 e de repasses obrigatórios aos Municípios, sequer pertencentes ao Estado, em plena execução do acordo de recuperação ?scal ?rmado com a União, mas, também, porque tal atitude da ré representa insubordinação à decisão proferida por Vossa Excelência nestes autos”, afirma a PGE-RJ na petição ao STF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira