Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2018 - 07:04

Grupo Carrefour e Gastromotiva criam Laboratório de Inovação


(esq./dir.) David Hertz, fundador da Gastromotiva; Stéphane Engelhard, diretor executivo de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil; Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil; Sophie Fourchy, diretora da Fundação Carrefour; e Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil

Para pesquisa e desenvolvimento de receitas. Parceira da ONG desde 2015, Fundação Carrefour renova apoio a iniciativas de Gastronomia Social e educação, lançando ainda projeto que irá desenvolver receitas e linha de produtos a partir do aproveitamento total de alimentos.

Rio de Janeiro — No dia 9 de julho (segunda-feira), o Grupo Carrefour Brasil, por meio da sua fundação internacional, lança um novo projeto com a Gastromotiva, organização social que utiliza a Gastronomia Social para promover a inclusão e a sustentabilidade por meio da educação e profissionalização. Com investimento de cerca de 320 mil euros, a iniciativa prevê a criação do primeiro Laboratório de Inovação da Gastromotiva, espaço dedicado ao estudo e ao desenvolvimento de receitas a partir do aproveitamento total dos alimentos. Além do apoio financeiro, a companhia irá oferecer curadoria no desenvolvimento de uma linha de produtos que será comercializada pela instituição. O aporte da Fundação Carrefour contempla ainda a renovação do apoio a outros dois projetos iniciados em 2015, com foco na educação e formação de jovens e adultos e na difusão da Gastronomia Social.

Localizado no Rio de Janeiro (RJ), o Laboratório de Inovação está sediado no restaurante escola Refettorio Gastromotiva. Neste espaço, serão criadas receitas por dezenas de alunos em formação a partir do aproveitamento total de cascas, talos e sementes de frutas, legumes e verduras, como, por exemplo, para produção de molhos, conservas e bolos. Até o final deste ano, as receitas desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação passarão por um processo de seleção e, cinco delas, irão integrar a nova linha exclusiva de produtos alimentares com a marca Gastromotiva. O processo de produção de cada item irá considerar o aproveitamento total dos ingredientes, além de priorizar o seu valor nutricional e diferenciais como baixos teores de açúcar, sódio e gordura.

Além da curadoria no processo de produção dos itens, o Grupo Carrefour Brasil contribuirá com suporte técnico para o desenvolvimento de um plano de negócios e gestão da nova linha de produtos. Por meio deste projeto, a Gastromotiva terá uma nova fonte de renda a partir da comercialização desses itens. O apoio ao Laboratório de Inovação resultará ainda na produção de vídeos por meio dos quais a organização irá compartilhar com diversos públicos seu conhecimento sobre o combate ao desperdício de alimentos, formação empreendedora e Gastronomia Social.

A renovação do apoio e o desenvolvimento do novo projeto com a Gastromotiva está alinhado ao plano de transformação do Grupo Carrefour, o ‘Carrefour 2022’, anunciado em janeiro. Dentre os principais objetivos da nova estratégia global está liderar a chamada “transição alimentar”, por meio da qual a companhia quer permitir que seus clientes consumam melhor, alimentos de maior qualidade, segurança e com responsabilidade socioambiental.

“Qualidade alimentar e acessibilidade são as principais preocupações da Fundação Carrefour que apoia projetos, como a Gastromotiva, para fazer da transição alimentar uma realidade para todos. Portanto, a Fundação desempenha um papel estratégico para assegurar que os mais vulneráveis tenham acesso a uma dieta mais saudável, balanceada e variada”, destaca Sophie Fourchy, diretora da Fundação Carrefour.

A organização também apoia dois outros restaurantes solidários situados em Paris, na França, e na cidade italiana de Nápoles, que também combatem o desperdício de alimentos por meio da inclusão social, criando restaurantes de apoio e convívio agradável para alimentar os mais vulneráveis.

Neste ano, a companhia renova ainda o apoio a outros dois projetos sociais da Gastromotiva iniciados em 2015. Por meio da sua fundação internacional, a companhia continuará contribuindo com a formação de jovens e adultos no universo da gastronomia — iniciativa que capacitou cerca de 270 pessoas nos últimos três anos. Além disso, o Grupo Carrefour também seguirá apoiando os jantares no Refeitório Gastromotiva que, desde 2016, oferece refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro (RJ). Neste deste ano, a expectativa é de que 18.000 pessoas sejam beneficiadas pelo projeto, totalizando 54.000 refeições gratuitas, além de evitar que 41 toneladas de alimentos sejam desperdiçadas.

“Essa é uma grande oportunidade para a Gastromotiva ampliar e qualificar ainda mais o impacto por meio da Gastronomia Social, além de trazer receitas mais conscientes e saudáveis, oferecer educação e qualificação profissional a jovens em exclusão socioeconômica para que possam se tornar cozinheiros, empreendedores e multiplicadores deste conhecimento em suas próprias comunidades. Ficamos muito gratos e felizes por co-criar com a Fundação Carrefour a transição alimentar que o mundo precisa", ressalta David Hertz, chef, empreendedor social e fundador da Gastromotiva.

Gastromotiva — Gastromotiva é uma OSCIP que utiliza o poder transformador dos alimentos, da gastronomia e da educação para promover inclusão social. Por meio da formação na cozinha profissional, educação alimentar nutricional e sustentável, programas de incubação de negócios e da criação de oportunidades, a Gastromotiva fortalece e inspira comunidades social e economicamente vulneráveis, como jovens de famílias de baixa renda, imigrantes e pessoas em situação de rua, e as conecta às nossas cadeias de valor alimentar, ao preencher uma importante lacuna de competências nas regiões onde atua (Brasil, México, El Salvador e África do Sul). A organização apoia e estimula o desenvolvimento do Movimento da Gastronomia Social, por meio da colaboração com chefs, restaurantes, governos e líderes empresariais. Ao mesmo tempo em que encoraja e envolve o mercado hoteleiro, governos e indústria alimentar para se tornar mais inclusivo e socialmente responsável, a fim de assegurar a sustentabilidade do nosso sistema alimentar e saúde.

A Fundação Carrefour — Criada em 2000, a Fundação Carrefour é voltada ao combate da exclusão social a nível internacional. Apoiada pelas equipes e experiência do Grupo Carrefour, sua atuação envolve duas áreas principais: programas de ajuda alimentar e humanitária. A Fundação Carrefour implementa programas nos países onde o Carrefour opera, assim como nos países dos fornecedores da companhia. | www.fondation-carrefour.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira