Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2018 - 07:25

O amor do marketing pela paixão do povo


O esporte tem analogia direta com importantes conceitos positivos, como o combate ao sedentarismo, vida saudável, espírito de equipe, lazer, equilíbrio e serenidade nas derrotas e humildade nas vitórias. No entanto, quando estamos falando de futebol, acrescenta-se a tudo isso uma grande dose de paixão, como se observa, por exemplo, no Campeonato Brasileiro, na Libertadores da América, na Apertura e na Clausura da Argentina, nas competições nacionais europeias e na Champions League.

Obviamente, a emoção proporcionada a bilhões de pessoas pela modalidade preferida da população mundial reflete-se de modo direto no marketing, na publicidade e propaganda, nos patrocínios milionários e nos direitos de transmissão, como se observa nos maiores eventos desportivos do Planeta. Em 2014, quando se realizou no Brasil, a competição teve 3,2 bilhões de espectadores (sendo 280 milhões na internet), número equivalente ao verificado em 2010, quando a sede foi a África do Sul.

Os resultados financeiros ligados à competição desafiam as crises econômicas e vão produzindo recordes. A FIFA faturou US$ 5,7 bilhões na competição mundial de futebol 2014, no Brasil, US$ 4,1 bilhões, em, 2010 (África do Sul), US$ 2,5 bilhões em 2006 (Alemanha) e US$ 1,8 bilhão em 2002 (Japão/Coreia). A cada edição, os números aumentam exponencialmente. O mesmo ocorre com os direitos de transmissão, que foram de US$ 2,44 bilhões em 2010 e de US$ 2,48 bilhões em 2014.

É mais do que justificado, portanto, o amor do marketing por essa paixão mundial chamada futebol. Afinal, nunca dá zebra investir nesse esporte para divulgar marcas, fidelizar clientes, reforçar estratégias promocionais e de vendas ou em caráter exclusivamente institucional. Podemos constatar tudo isso em campanha que estamos realizando com o propósito de levar contadores e clientes da Certisign para assistirem a jogos na Rússia.

Resta torcer muito pela Seleção Brasileira e, mais ainda, para que a humanidade restrinja suas competições às quatro linhas do gramado. Que o futebol inspire a paz, a harmonia e a solidariedade entre os povos!

. Por: Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign. | Perfil —A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo de seus 21 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira