Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2008 - 09:23

Alunos apresentam tecnologias avançadas desenvolvida em aula

Blumenau(SC) – O que era para ser um trabalho de aula pode se transformar num produto comercial. É nisso que o estudante do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do SENAI/Florianópolis André Umberto Faccione tem se empenhado diariamente. Ele estuda à noite, mas cumpre jornada de trabalho diurna na própria faculdade, onde está construindo um aparelho de telemedição para fazer a leitura on line de consumo de energia elétrica. A novidade do projeto é que os dados serão transmitidos pelo próprio fio de luz. É uma aplicação prática do Power Line Comunication (PLC), tecnologia ainda não homologada no Brasil mas já em utilização em outros países.

Faccione é um dos quatro estudantes que atuam na pré-incubadora do SENAI/Florianópolis. A proposta é permitir que projetos inovadores e com viabilidade econômica sejam aprimorados e possam chegar ao mercado. Os alunos utilizam laboratórios da instituição para pesquisas e adquirem competência gerencial. A idéia é de que eles saiam da pré-incubadora e constituam formalmente uma empresa.

Para apresentar estes e outros projetos desenvolvidos por estudantes, o SENAI/SC realiza, nos próximos dias 14 a 16 de abril, sua 1ª Semana Tecnológica, concebida com o objetivo de disseminar conhecimento produzido em pesquisas e estudos nas áreas tecnológicas por professores, alunos e egressos. NO evento também serão realizadas palestras e debates sobre o mercado de trabalho em tecnologia.

O aluno é estimulado a trazer um problema próprio do mundo real, geralmente relacionado ao campo de atuação deste aluno, o qual é transformado em um problema de pesquisa, que será realizada com o apoio de um orientador. Muitos alunos desenvolvem pesquisas que implicam em uma aplicação prática, como é o caso do Curso de Automação Industrial. O foco dos alunos, em geral é produzir tecnologias mais econômicas como alternativa às já existentes no mercado. Esse é o caso do formando Cleber de Oliveira que montou um protótipo de uma central de vácuo. O trabalho teve como objetivo propor uma solução para o controle de abastecimento de matéria-prima em máquinas transformadoras de plásticos. Com o processo automatizado é possível corrigir as conseqüências indesejáveis do processo de abastecimento manual, como também trazer confiabilidade e garantir a sua continuidade não ocasionando paradas de máquinas por falta de material.

André Umberto Faccione apresentará outro projeto desenvolvido com a Power Line Comunication: uma aplicação para o desligamento de energia elétrica à distância. A PLC também foi objeto de estudo do formando Aldair Silva do Curso de Sistemas de Telecomunicações, com o foco de conhecer a tecnologia e investigar porque seu uso não é otimizado como uma solução para o acesso à internet nas residências brasileiras. Para tal, o autor foi até Porto Alegre conhecer um projeto piloto na área.

Estudos com aplicabilidade também são realizados na área de telecomunicações, caso do formando Heron de Almeida Leal Junior que realizou uma aplicação que pode prover tanto mobilidade quanto acesso a diversos serviços hoje encontrados em um PBX tradicional. De forma prática, foi apresentado o procedimento para implementação de um PBX Asterisk embarcado em um access point com uso de licença pública, bem como a escolha de hardware, atualização de firmware, verificação da integridade do conteúdo através de MD5, instalação do Linux, instalação de alguns serviços do Asterisk, configuração de provedor VoIP e, ainda, expansão da memória física do equipamento.

No curso de Redes de Computadores, comumente são realizados estudos comparativos, estudos de caso dentre outros. Na Semana Tecnológica serão expostos os trabalhos de Paulo Rogério Barbosa e Daniel Frasseto. O primeiro desenvolveu uma proposta de métricas de segurança da informação, o que representa uma relevante ferramenta para o profissional da segurança da informação, executivo de TI e a alta direção de uma organização. As métricas permitem medir o desempenho de controles e procedimentos de segurança. Já Daniel Frasseto tratou de estratégias para o gerenciamento e controle de softwares de mensagens instantâneas, o que representa um grande desafio para as organizações atuais.

Estudos realizados durante os cursos de pós-graduação também serão apresentadas durante o evento. Os estudos são das áreas de Engenharia de Software e Segurança da Informação.

A discussão voltada para o mercado de trabalho e tecnologia será realizada com a participação de profissionais, alguns destes, também professores no SENAI Florianópolis. O intuito é trazer a experiência aliada ao conhecimento como forma de evidenciar o campo de trabalho existente nas áreas tecnológicas. O debate envolverá profissionais como Guilherme Stark Bernard – Reason (Automação Industrial); Ilson A. Stabile –Softplan/Poligraph (Engenharia de Software); Gislaine Parra Freud – SENAI Florianópolis (Segurança da Informação); Fábio Ricardo Santana – Teclan (Redes de Computadores) e Marcelo Otte - Certi (Sistemas de Telecomunicações) com a mediação do professor Juliano Anderson Pacheco. | *1ª Semana Tecnológica do SENAI/Florianópolis, de 14 a 16 de abril, às 19h, na Rodovia SC 401, 3730 - Bairro Saco Grande.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira