Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2018 - 08:09

BNDES e UFRJ firmam acordo sobre uso econômico de ativos imobiliários da Universidade

Desenho, ainda em caráter preliminar, prevê o uso, por tempo a ser determinado, de terrenos na Urca, na ilha do Fundão e no Centro do Rio. Contrapartidas se darão em termos de assistência estudantil, de infraestrutura acadêmica e de um novo equipamento cultural.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acordaram nesta quinta-feira, 12, a assinatura de um contrato para que o Banco licite e gerencie serviços técnicos de viabilidade para a possível cessão de uso visando a melhorar o aproveitamento econômico e o uso urbano de ativos imobiliários da Universidade.

De acordo com o banco, o desenho, ainda em caráter preliminar, prevê o uso, por um tempo a ser determinado, de terrenos na Praia Vermelha (Urca), na ilha do Fundão e no Centro do Rio de Janeiro. As contrapartidas (os investimentos e a manutenção associada, por todo o período) se darão em termos de assistência estudantil (novos restaurantes universitários e moradias), de infraestrutura acadêmica — novos prédios no campus da Praia Vermelha e na Cidade Universitária — e de um novo equipamento cultural.

— Além de estruturar uma modelagem econômico-financeira, o projeto buscará, em consonância com o plano diretor da UFRJ e em conjunto com a prefeitura do Rio de Janeiro e outros órgãos públicos relacionados, aprimorar o uso e a ocupação dos terrenos da Universidade, promovendo uma qualificação urbana em termos de meio ambiente, lazer e serviços públicos, com destaque para as qualificações da ilha do Fundão. A UFRJ também busca oferecer à cidade um novo equipamento cultural em substituição ao antigo Canecão, cuja governança será da Universidade— destaca.

— O BNDES busca auxiliar os poderes públicos em um projeto de desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, aumentar investimentos, com potencial de gerar emprego e renda, e a melhorar a infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão de uma das principais universidades brasileiras— conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira