Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2018 - 07:27

Impressão 3D ajuda cirurgiões a desenvolverem tratamentos sob medida para cada paciente

Startup francesa Biomodex utiliza impressora Stratasys J750 para criar modelos extremamente detalhados de tecidos humanos, utilizados em planejamento pré-cirúrgico.

São Paulo —A Biomodex, startup de tecnologia médica, sediada em Paris, por meio do seu software Invivotech e com a impressora 3D multimateriais de última geração Stratasys J750, cria novos materiais que correspondem ao comportamento biomecânico complexo dos tecidos humanos, produzindo modelos médicos precisos e detalhados a partir de arquivos de alta qualidade derivados de seu algorítmico patenteado. Com essa tecnologia, os cirurgiões são capazes de planejar o tratamento mais adequado para cada paciente, o que se traduz em melhores resultados clínicos e redução de riscos.

Thomas Marchand, Presidente e Cofundador da Biomodex, explica que o Invivotech é capaz de construir o produto composto ao gerenciar micrometricamente a distribuição dos diferentes materiais utilizados na impressora 3D. “Podemos controlar cada gota do material para coincidir com o objetivo mecânico que temos. Estamos inventando novos materiais compostos graças a esse programa”, afirma.

“As ações descritas no case Biomodex são apenas algumas das muitas possibilidades de aplicação da tecnologia de impressão 3D para o setor da saúde”, afirma Anderson Soares, Territory Manager Stratasys para o Brasil. “A tecnologia está inovando a medicina, pois possibilita maior eficiência dos tratamentos, além da redução de tempos e custos de procedimentos ”, defende.

Marchand concorda com Soares, ao ressaltar que o uso da tecnologia da Biomodex no planejamento pré-cirúrgico traz benefícios como a redução de tempo de operação e de exposição dos pacientes à radiação e o uso de doses menores de anestésicos. “O resultado é a consequente melhora dos resultados clínicos em casos cardiovasculares complexos, como reparação endovascular de aneurismas da aorta abdominal, substituição valvular aórtica transcateter e apêndice atrial esquerdo”, afirma Marchand.

"A ideia é que nossos modelos personalizados, impressos em 3D e específicos para cada paciente, permitam que os cirurgiões tenham uma melhor compreensão da anatomia única de seu paciente, possibilitando o planejamento de procedimentos mais complexos da melhor forma. O objetivo é ajudar os cirurgiões a escolher o melhor dispositivo médico e a melhor estratégia operacional para reduzir riscos e melhorar os resultados clínicos e financeiros”, comenta Marchand.

Financiamento e resultados — Em países como os Estados Unidos, hospitais com desempenho insatisfatório apresentam taxas elevadas de readmissão de pacientes, devido à alta incidência de problemas ocorridos no ambiente hospitalar, dos quais fazem parte as complicações cirúrgicas. Consequentemente, os custos do tratamento aumentam.

A tecnologia da Biomodex diminui esses gastos, uma vez que prioriza os resultados dos pacientes e a eficiência do tratamento. A empresa, que vê nesse movimento uma tendência para o futuro da medicina, acaba de investir US$ 15 milhões no desenvolvimento de novos produtos na área de cardiologia intervencionista e na abertura de um novo centro de fabricação.

O próximo passo da Biomodex é o lançamento do software LAACS, projetado exclusivamente para a modelagem do apêndice atrial esquerdo específico de cada. | www.stratasys.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira