Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2008 - 09:58

Preços: alta de 2,95% na primeira quadrissemana de abril

Na primeira quadrissemana de abril, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 2,95%. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) apresentaram variação positiva de 3,93% e 0,53%, respectivamente. Os números são levantados por pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IEA/Apta/SAA).

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo, a variação positiva do IqPR atinge 4,83% e o IqPR-V sobe para 8,93%, influenciados principalmente pelas altas dos tomate para mesa (131,87%), batata (54,92%), leite tipo C (8,58%) e laranja para mesa (6,75%).

A alta do preço do tomate é resultado da baixa oferta do produto, que está no final da safra de verão e tem pressionado fortemente a cotação, além da elevação do custo de produção. Como o tomate é um produto muito sensível às condições climáticas e também não tem um substituto direto, os preços tendem a subir. No caso da batata, ocorreu uma recuperação do preço porque, no período anterior, ela apresentava uma cotação menor em virtude da qualidade inferior.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços na primeira quadrissemana de abril foram amendoim (14,92%), ovos (10,80%), café (9,16%), carne de frango (8,85%) e soja (6,33%). A queda do preço do amendoim é em função do período de safra. Para os ovos, o fim do período da quaresma, associado aos preços considerados altos pelo consumidor, resultou em retração do consumo. (Fonte: IEA. | www.iea.sp.gov.br | www.agricultura.sp.gov.br/

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira