Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2018 - 08:02

Casacor 2018 — inovação em materiais e sustentabilidade são as marcas da competição


Na Mostra de Arquitetura e Design Em São Paulo.

Em visita a Casacor 2018, mais importante mostra de arquitetura e design da América Latina, somos logo informados de que o tema da sustentabilidade foi escolhido como a marca da presente edição e é demonstrado através de projetos que empregam os conceitos da economia de recursos, preservação e integração com a natureza, bem como a incorporação de novas tecnologias. Exemplo disto pode ser visto na casa projetada pelo escritório do arquiteto Arthur Casas, com inovador sistema construtivo, de baixo impacto ambiental onde propõe-se a utilização de placas para energia solar, sistema de reuso de água de chuva, instalação de biodigestor para transformação de lixo orgânico em gás para cozinha, entre outras práticas sustentáveis.

Através dos 82 ambientes que integram a mostra, fruto do trabalho de mais de uma centena de arquitetos, designers de interiores e paisagistas, revela-se muito do estado da arte da arquitetura e do design no Brasil. Mas, também está alí evidenciada a dinâmica da competição estabelecida entre diferentes indústrias de materiais de construção, de móveis e decoração, além de uma miríade de empresas e profissionais do setor de serviços correlatos que, reunidos, empregam milhares de trabalhadores e faturam bilhões de reais no mercado interno e externo. Não é fortuito que o setor da construção civil seja um importante termômetro da atividade econômica do país.

Na disputa pelo gosto do consumidor e daqueles que concebem e executam projetos, indústrias como as de metais (caso da Deca que comemora em grande estilo os 25 anos de parceria com a Casacor) e a de pisos e revestimentos, apresentam na Casacor novas gerações de produtos e materiais que buscam aliar praticidade, durabilidade e beleza.

No segmento de pisos e revestimentos cerâmicos as grandes marcas apresentam inovações em dimensões, texturas, padrões e gama de cores de seus produtos, com destaque para os porcelanatos de grandes formatos e novas linhas premium dirigidas para o segmento luxo.

Na competição no segmento de pisos e revestimentos posição de destaque na atual edição da mostra é ocupada pelo Dekton da Cosentino, pedra industrializada a base de quartzo e resina, ultra resistente, indicada para diferentes usos. A multinacional espanhola, com atuação global, que já havia inovado com o lançamento do silestone, vem desde 2014 investindo no desenvolvimento e divulgação do Dekton apresentado como material revolucionário no segmento de pisos e revestimentos. Disposta a ganhar espaço e visibilidade, financiou projetos de importantes profissionais incentivando a experimentação de seu novo material.

Se as pedras industrializadas e os porcelanatos atingem cada vez maior perfeição na reprodução de padrões da natureza, as tradicionais marmorarias também se atualizam e renovam suas práticas. Seis grandes marmorarias se fizeram presentes na atual edição da Casacor e, são cobiçados parceiros para indústrias que miram o segmento luxo.

Feiras e mostras como a Casacor cumprem importante papel para a divulgação das realizações de setores da atividade econômica de um país e são oportunidades especiais para o fortalecimento ou estabelecimento de parcerias que elevam o nível das interações entre profissionais e do mercado consumidor.

. Por: Arnaldo Francisco Cardoso, professor de comércio e negócios internacionais da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisa sobre a cadeia produtiva da cerâmica no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira