Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2018 - 08:14

Inclusão financeira e empoderamento do cidadão

A oportunidade de inclusão financeira no Brasil se torna real – especialmente ao trabalhador de baixa renda. É o caminho para esse público contar com serviços que ele ainda não tinha acesso, por meio da popularização dos meios eletrônicos de pagamento – movimento em curso pelo Banco Central na tentativa de reduzir a circulação de dinheiro em espécie ao longo dos próximos anos.

Esse cenário tornou-se mais próximo de se concretizar desde 1º de julho, quando entrou em vigor a Resolução 3.402, do Conselho Monetário Nacional (CMN). Agora, é possível que os trabalhadores transfiram o pagamento feito em uma conta salário para uma conta de instituição não bancária (as denominadas contas de pagamento). Assim, a medida possibilita a portabilidade dos vencimentos do trabalhador para que ele possa transferi-lo no mesmo dia, de forma automática e gratuita.

Isso significa liberdade de escolher por onde deseja receber seu salário, sendo que o pedido poderá ser feito diretamente na instituição de destino. Também, representa acesso a uma série de serviços financeiros sem pagar as tarifas de manutenção de conta corrente. E, em comparação às contas salários, as contas de pagamento possibilitam a realização de atividades como saque, pagamentos, compras e transferências, além de recebimentos que não apenas dos empregadores.

É importante ressaltar que a resolução favorece principalmente o público de menor renda, disponibilizando crédito. Levantamento do Data Popular sinaliza que, com acesso restrito a bancos, as formas de pagamento utilizadas por esse público no país são boleto bancário, pagamento online e cartão pré-pago. Considerando somente essa última modalidade, no 1º trimestre deste ano houve aumento de 63% nas transações, conforme revelou a Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs).

A portabilidade populariza o pagamento com cartão e beneficia o trabalhador. E essa inclusão financeira traz consigo o protagonismo que vem ganhando instituições não bancárias e as fintechs - passando a ser alternativas. E quem ganha com essa gama de provedores de serviços financeiros? Com certeza, o cidadão.

. Por: José Roberto Kracochansky, CEO da WEX na América Latina | Perfil — A WEX, uma das empresas líderes globais em soluções de pagamentos corporativos, atua há mais de 30 anos nos segmentos de frota, frete, benefícios, viagem e saúde, com movimentação anual superior a US$ 40 bilhões. Emprega mais de 3.300 colaboradores em seus escritórios distribuídos entre o Brasil, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Itália, França, Alemanha, Noruega, Holanda e Singapura. A WEX tem sólida e comprovada expansão nos segmentos em que atua, possui presença global e tem ditado as tendências mais inovadoras no mercado de meios de pagamento para o atendimento do público em geral. O grupo WEX tem ações publicamente negociadas desde 2005 na New York Stock Exchange (NYSE: WEX). | www.wex.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira