Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2018 - 08:12

Fundo líder vê aprofundamento das perdas em mercados emergentes

Mais estrategistas e investidores preveem que os mercados emergentes vão se recuperar. Na contramão, o gestor de um dos fundos de renda fixa de melhor desempenho na categoria espera que as perdas se ampliem.

“Sentimos que o posicionamento dos investidores com dinheiro de verdade ainda não diminuiu de modo substancial e achamos que o aperto das condições monetárias globais vai continuar”, afirmou Guillermo Osses, estrategista-chefe para dívidas de mercados emergentes da Man GLG, em entrevista por email. O gestor é responsável junto com Phil Yuhn pelo American Beacon GLG Total Return Fund, de US$ 726 milhões. Ele se declara “bastante pessimista” em relação a ativos de nações em desenvolvimento desde meados de 2017.

Mas com o aprofundamento das perdas, títulos da dívida externa de países como México e Indonésia podem oferecer oportunidades de compra, segundo Osses, porque algumas gestoras podem ser forçadas a liquidar posições devido a resgates.

A opinião de Osses vai de encontro com a visão apresentada por instituições como Investec Asset Management e Credit Suisse Group, que consideram as dívidas de mercados emergentes atraentes após o período de quedas porque o crescimento da economia global permanece saudável. As previsões otimistas vêm aparecendo após um índice Bloomberg-Barclays de títulos em moeda local de países emergentes registrar o pior trimestre desde 2016, diante do aperto da liquidez, valorização do dólar e agravamento da tensão comercial.

De Nova York, Osses compartilhou mais opiniões sobre essa classe de ativos, resumidas abaixo. O fundo administrado pela Man GLG (uma divisão da Man Group, a maior firma de fundos de hedge com capital aberto) gerou retorno de 1,9% neste ano. É o melhor desempenho entre 238 fundos voltados para dívidas de mercados emergentes, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Fundos similares tiveram perdas que variam de 0,4% a mais de 16%.

. Qual é sua visão sobre os mercados emergentes? - Guillermo Osses: especificamente quanto aos mercados emergentes, achamos os preços dos créditos muito esticados e não consideramos as taxas de câmbio atraentes o suficiente para permitir que essas economias absorvam a potencial desaceleração dos fluxos de capital.

. Quais sinais você precisa ver antes de voltar a comprar? - GO: as perdas podem continuar nos próximos meses — Os sinais de recuperação nas dívidas de mercados emergentes podem vir da diminuição da exposição das gestoras de recursos nos mercados de fronteira sem liquidez e com baixa qualidade, nos mercados de títulos corporativos de alto rendimento e de produtos denominados em moeda local.

. Quais são os segmentos mais saudáveis do mercado de dívidas de nações emergentes? -GO: pode haver oportunidades de compra em títulos denominados em moeda forte de países que têm balanço patrimonial e espaço para medidas governamentais que permitam navegar um aperto das condições financeiras globais.

Ele enxerga oportunidades de investimento em ativos do México, Chile, Peru, Colômbia, Indonésia, China, Filipinas, Polônia, Hungria, Romênia, Croácia e Sérvia.

. O que você espera para o mercado de títulos do Tesouro americano e qual seria o impacto sobre os emergentes?-GO: a preocupação maior não é o quanto o rendimento do título do Tesouro com prazo de dez anos pode subir, mas sim o impacto da aceleração das emissões desses papéis, que podem reduzir a demanda por instrumentos de renda fixa de fora dos EUA e acabar restringindo as condições financeiras.

Se algo “quebrar” no sistema financeiro — como ocorreu em outros ciclos de aperto pelo banco central dos EUA nas últimas duas décadas — e ocorrer ampliação substancial dos spreads e barateamento das ações, isso pode resultar em uma situação perversa, na qual os rendimentos dos papéis de longo prazo caem em um movimento de fuga para qualidade e os ativos de mercados emergentes ainda assim se depreciam. | Lilian Karunungan/Bloomberg.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira