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24/07/2018 - 08:38

Museu Histórico da Imigração Japonesa se moderniza


(esq./dir.) Celso Simomura, vice-presidente da Toyota do Brasil, Osamu Matsuo, 1º vice-presidente do Bunkyo, Princesa Mako, Roberto Nishio, presidente da comissão administrativa do Museu e Kentaro Aoyama, superintendente do Banco MUFG Brasil

Com apoio de empresas japonesas instaladas no País.

No ano de comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, Museu completa 40 anos atividade e inaugura primeira fase de seu plano de revitalização. Com aporte inicial de R$ 2 milhões, um dos andares do prédio foi completamente reformado. Cerimônia de inauguração da primeira etapa do projeto teve a presença da princesa Mako, do Japão. Museu é o maior e mais antigo do mundo sobre imigração japonesa.

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, celebrou no último dia 22 de julho (domingo) a conclusão da fase inicial do projeto de modernização de suas instalações. A primeira etapa do plano de revitalização contemplou a reforma de um dos três andares do museu, que passa a contar com maior interatividade e atrações com novas tecnologias.

O objetivo da modernização é atrair mais visitantes e fortalecer as raízes da história dos imigrantes japoneses em território nacional, fazendo com que o local continue sendo referência para a comunidade japonesa, seus descendentes e admiradores da cultura nipônica em geral.

A cerimônia que marcou a inauguração da modernização do Museu contou com a presença da princesa Mako, do Japão, do Embaixador japonês Sr. Yamada e o Consul Sr. Noguchi, além de representantes de entidades e empresas que apoiam o projeto.

Todo o aporte inicial (cerca de R$ 2 milhões) que tornou possível este novo momento para um dos maiores acervos sobre a imigração japonesa no mundo foi 100% realizado por iniciativa privada, a partir do patrocínio de empresas de origem nipônica instaladas no Brasil. Deste total, cerca de R$ 1,4 milhão foi aplicado na primeira fase do projeto.

O Projeto — O Museu ocupa o 7º, 8º e 9º andares do prédio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Ao todo, são aproximadamente 1.500 m².

No 7º andar é possível visitar passagens importantes do início da imigração, como uma réplica do navio Kasato-Maru, que trouxe para o Brasil os primeiros imigrantes contratados para trabalhar em fazendas de café, em 1908, bem como uma reprodução da cabana do imigrante.

A primeira etapa de modernização, no entanto, aconteceu no 8º andar, que retrata a vida dos japoneses a partir dos anos 30, quando a comunidade japonesa começa a viver uma nova fase de desenvolvimento no Brasil com a introdução de novas espécies de produção agrícola, o surgimento da agricultura integrada, a evolução do movimento de cooperativismo, os primeiros passos para a vida na metrópole, o início das atividades no comércio e na indústria, a retomada da imigração e a chegada de empresas japonesas ao País.

A proposta de modernização das instalações do Museu surgiu no ano passado, a partir do início dos preparativos para as comemorações de 110 anos da Imigração Japonesa no País.

“A ideia de modernizar o Museu já existia há muito tempo. A partir do momento que diversas empresas japonesas instaladas no País abraçaram essa parceria, conseguimos desenvolver um projeto consistente para tornar a revitalização possível. A contribuição não foi somente financeira, mas também nos sugeriram ideias e fornecedores. Sem dúvida, é uma grande conquista para o fortalecimento da cultura japonesa e também um presente para toda a sociedade”, afirma Lídia Reiko Yamashita, vice-presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

As obras que modernizaram o 8º andar do Museu duraram cerca de três meses. A expectativa é que o número de visitantes dobre a partir da revitalização. O Museu seguirá atuando para levantar recursos complementares junto à iniciativa privada para dar andamento às próximas etapas do projeto.

A sala de exposição do 9º andar será a próxima a passar pela modernização. Essa área representa a esperança dos imigrantes por concentrar a exibição referente aos anos que se seguiram após o final da Segunda Guerra, passando pela urbanização dos nipo-brasileiros, os novos imigrantes e as mudanças nas relações Brasil-Japão, bem como a expansão e transformação das empresas locais.

Patrocínio Toyota do Brasil — A Toyota do Brasil foi uma das principais patrocinadoras da modernização do 8º andar do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Engajada com diversas ações para incentivar a cultura e o fortalecimento da comunidade Nikkei no País, a fabricante fez um aporte de cerca de R$ 800 mil para a revitalização, e continuará apoiando a iniciativa para as próximas fases do projeto.

“Este é um ano muito importante para todos nós da Toyota por diversas razões. Completamos seis décadas de instalação no mercado brasileiro enquanto a imigração japonesa celebra seus 110 anos. Poder contribui com o projeto de revitalização de um museu tão rico historicamente, e no momento em que este celebra 40 anos de existência é, sem dúvida, um marco para todos nós. A história e o desenvolvimento do Brasil passa pela imigração japonesa. Tenho certeza de que a entrega da modernização do Museu será um legado para toda a sociedade”, afirma Celso Simomura, vice-presidente da Toyota do Brasil.

. Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, funciona de de terça-feira a domingo, das 13h30 às 17h. Fechado às segundas-feiras, Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo(SP)> Mais informações como valores dos ingressos: www.museubunkyo.org.br/contato.htm

Perfil — Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 6.000 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. | www.toyota-global.com | www.toyota.com.br e, redes sociais.

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