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25/07/2018 - 08:02

Economia global flutuante indica maiores preços de hotel e de serviços aéreos em 2019

São Paulo —Impulsionados pela crescente oscilação na economia global e pelo aumento das cotações do petróleo, os preços das viagens devem aumentar acentuadamente em 2019, com alta de 3,7% nas despesas com hotéis e de 2,6% com voos, mostram dados do quinto relatório “Global Travel Forecast”, publicado pela Carlson Wagonlit Travel (CWT) em parceria com a Global Business Travel Association (GBTA).

“Embora a maioria dos principais mercados pareça estar na direção certa, riscos negativos permanecem para a economia global devido ao aumento das políticas protecionistas, ao risco de guerras comerciais e à incerteza quanto ao Brexit”, disse Michael W. McCormick, Diretor Executivo e COO da GBTA. “Esse Forecast oferece aos compradores de serviços de viagens uma melhor compreensão do mercado global e os principais indicadores de preços, demonstrando que a chave para a construção de programas de viagens bem-sucedidos será acompanhar e reagir a um panorama global em constante transformação.”

De acordo com o presidente e CEO Global da Carlson Wagonlit Travel, Kurt Ekert, "os preços devem subir em muitos mercados globais, mesmo com a inflação dominada”. O executivo afirma que “o relatório explora as causas e inclui uma visão geral do que se espera ver nos principais mercados do mundo. Também fornece recomendações específicas, dando aos gerentes de viagens munição para as próximas negociações”.

Lançada nesta terça-feira pela Global Business Travel Association (GBTA), a voz da indústria global de viagens de negócios, e pela CWT, empresa global de gerenciamento de viagens, a previsão para 2019 também mostra as tendências e desenvolvimentos que moldarão a indústria de viagens de negócios.

"O futuro das viagens corporativas pode ser resumido em personalização acelerada – com tecnologia móvel, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e análise preditiva desempenhando seu papel", disse Ekert. “O sucesso está ligado à tecnologia, com uma sofisticada manipulação de dados no centro disso.”

Projeção para serviços aéreos em 2019 — O setor da aviação será moldado pelo impulso das companhias aéreas em direção à NDC (New Distribution Capability) e, principalmente, pela introdução de voos de longo curso e uma concorrência crescente das companhias aéreas de baixo custo, que não apenas se multiplicam, mas também lutam por esse tipo de rota.

É provável que as tarifas aéreas se tornem mais caras devido ao aumento dos preços do petróleo, à pressão competitiva da falta de pilotos, potenciais guerras comerciais e aumento da segmentação de tarifas para melhorar o rendimento.

A região Ásia-Pacífico espera um aumento de 3,2% nos preços em 2019. A China, que registra forte demanda pelo serviço, irá se tornar o maior mercado de viagens aéreas do mundo em 2020. Mas a nação asiática não está sozinha. A maioria dos países da região assistirá a aumentos de preços, especialmente em mercados como Nova Zelândia (7,5%) e Índia (7,3%). Espera-se que este último ultrapasse a China e seja o maior mercado de aviação do mundo até 2025, com aeroportos operando além da capacidade. A única exceção nessa região em expansão é o Japão. Os preços provavelmente cairão 3,9% devido à capacidade adicional do país em preparação para os Jogos Olímpicos em 2020.

Na Europa, Oriente Médio e África, espera-se que as viagens aéreas continuem crescendo na Europa Ocidental, com preços subindo 4,8%. O aumento será especialmente pronunciado na Noruega (11,5%), seguido pela Alemanha (7,3%), França (6,9%) e Espanha (6,7%). A Europa Oriental, o Oriente Médio e os países africanos, por outro lado, experimentarão um declínio de 2,3% e 2%, respectivamente.

Os preços na América Latina deverão cair 2% em 2019. No entanto, México e Colômbia terão ligeiros aumentos – 0,1% e 1,2%, respectivamente –, enquanto o Chile deve experimentar uma alta de 7,5%. Já o Brasil indica quedas nos preços aéreos de 3,1%, provavelmente com a chegada das companhias aéreas americanas, a partir do acordo Open Skies entre Brasil e Estados Unidos, acirrando a concorrência entre tarifas aéreas.

Estima-se que a América do Norte verá os preços subirem modestos 1,8%. Nos EUA, as companhias aéreas estão se recalibrando para atender melhor a diferentes áreas da demanda, dependendo de mudanças que podem ocorrer nas relações comerciais entre EUA e seus importantes aliados e concorrentes. O mercado de aviação americano deve vivenciar uma compressão da capacidade devido à fragmentação expandida da tarifa, com econômica premium e econômica básica reduzindo as vagas disponíveis, à medida que as operadoras buscam melhorar a margem.

Hotéis em 2019 — A perspectiva para serviços de hotelaria em 2019 é impulsionada pelo aumento geral das viagens aéreas, que deve estimular a demanda por acomodações. A tecnologia também terá um papel importante. Hotéis estão desenvolvendo novos sistemas para personalizar a experiência do hóspede. O aumento da penetração da telefonia móvel, por outro lado, tem forçando os gerentes de viagens a oferecerem aos seus usuários aplicativos específicos, que também contribuem para uma maior autonomia na reserva.

Outras fusões — hotéis de alto padrão competindo com os de nível médio, devido, em parte, ao crescente apetite por acomodações de luxo entre os viajantes mais jovens — também estarão na agenda.

. Na Ásia-Pacífico, os preços dos hotéis devem subir 5,1%, mas há uma grande discrepância, uma vez que os preços japoneses devem cair 3,2% e, na Nova Zelândia, devem subir 11,8%. Na Austrália, os anos de 2019 e 2020 devem trazer o maior número de novas acomodações disponíveis, com um aumento de 3,4% da oferta total a cada ano. Na Indonésia, a Swiss-Belhotel International está embarcando na expansão de sua marca de baixo custo, a Zest Hotels, com planos de triplicar seu portfólio de propriedades dentro de três anos. Cingapura está adotando tecnologia para construir hotéis inteligentes, que estão em ascensão. Na Tailândia, há forte otimismo especialmente após um período de tumulto político.

. Espelhando-se nos preços de serviços aéreos, as tarifas de hotéis na Europa Ocidental devem aumentar 5,6%, enquanto declinam 1,9% na Europa Oriental e 1,5% no Oriente Médio e África. Mais uma vez, a Noruega liderará com um aumento de 11,8% dos preços, seguida pela Espanha (8,5%) – que deve substituir os EUA como o segundo destino mais popular do mundo –, Finlândia (7,1%) e França e Alemanha (6,8%).

. Na América Latina, os preços dos hotéis devem cair 1,3%, com queda na Argentina (de 3,5%), Venezuela (de 3,4%), Brasil (de 1,9%) e Colômbia (de 0,7%). No entanto, Chile, Peru e México devem ter aumentos de 6,4%, 2,1% e 0,6%, respectivamente.

. Na América do Norte, os preços dos hotéis apresentam alta de 2,1%; 5% no Canadá e 2,7% nos EUA.

Transporte terrestre em 2019 — No próximo ano, os preços do transporte terrestre deverão subir apenas 0,6% na América do Norte, enquanto as tarifas no resto das regiões permanecerão estáveis. No entanto, até o quarto trimestre de 2019, será percebido um esforço conjunto das empresas de locação para aumentar os preços.

Haverá, também em 2019, uma crescente preferência entre os viajantes por aplicativos de passeio, enquanto o interesse em trens de alta velocidade deve enfraquecer devido a altos custos de rede e sistemas de distribuição de baixa tecnologia.

A mobilidade móvel aumentará. Carros sob demanda, compartilhados, elétricos e conectados se tornarão mais populares. A tecnologia de carros conectados tem o potencial de mudar toda a indústria automotiva.

. Na Ásia-Pacífico, as taxas permanecerão estáveis, com aumentos em mercados como Nova Zelândia (4%), Índia (2,7%) e Austrália (2,4%). Na China, o gigante Didi Chuxing está fazendo grandes apostas na direção autônoma. Este ano, a Uber vendeu seus negócios do Sudeste Asiático para a Grab, com sede em Cingapura, e o grupo indonésio Go-Jek está se expandindo para o Vietnã, Tailândia, Filipinas e Cingapura.

. Os preços na Europa, Oriente Médio e África devem permanecer estáveis ??no geral. No entanto, países como Finlândia, França, Alemanha, Itália e Espanha terão aumentos superiores a 4%, enquanto as taxas da Dinamarca e do Reino Unido crescerão 3% e 2%, respectivamente. A Noruega deve assumir a liderança desse movimento com um aumento de 10%. No lado negativo, os preços cairão dramaticamente na Suécia (13,9%) e muito ligeiramente na Bélgica (0,9%).

. Os preços na América Latina permanecerão estáveis ??no geral, com fortes quedas na Argentina (9,7%) e no Brasil (5,4%) e moderado declínio no México (0,3%). Os preços chilenos crescerão 3,1%.

. Na América do Norte, o Canadá deve registrar um aumento de 3,6% dos preços em 2019, mas a região total apresentará aumento médio de apenas 0,6%. Nos Estados Unidos, o serviço de aluguel de carros da Silvercar, da Audi e baseado em aplicativos, continua sua agressiva expansão. A empresa oferece aluguel de carros sem documentos.

O 2019 Global Travel Forecast — As projeções do Global Travel Forecast 2019 são baseadas em: . Modelo estatístico desenvolvido pela GBTA com a empresa de pesquisa de mercado Rockport Analytics, que avalia o comportamento histórico dos preços e prevê futuras referências de preços.

. Conhecimento especializado no mercado e conhecimento do setor de viagens da CWT e CWT Solutions Group em todo o mundo.

. Informações obtidas por meio da Moody's Analytics, do Departamento de Pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI), das Nações Unidas e de outras organizações líderes.

As projeções são baseadas em dados de transações do portfólio global de clientes da CWT, incluindo padrões de viagens de clientes anônimos nos últimos sete anos. Os principais indicadores macroeconômicos e por país, como o crescimento atual e esperado do PIB, índice de preços ao consumidor, taxas de desemprego e preços do petróleo bruto, foram usados ??no modelo estatístico, bem como os principais impulsionadores do lado da oferta provenientes da OAG e da STR Global. As estatísticas aéreas representam o ponto de origem e incluem todos os tipos de viagem.

Carlson Wagonlit Travel (CWT) — Empresas e governos confiam nos serviços globais da Carlson Wagonlit Travel para manter as pessoas conectadas. A companhia proporciona aos viajantes uma experiência excelente, combinando tecnologia inovadora com sua vasta experiência na indústria. Todos os dias, a CWT cuida de uma quantidade de viajantes suficiente para preencher cerca de 260 Boeing 787s e aproximadamente 100.000 quartos de hotel – e produz 105 eventos corporativos. A organização conta com mais de 18.000 colaboradores em cerca de 150 países. Em 2017, o volume total de transações chegou a mais de US$ 23 bilhões.

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