Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2018 - 06:17

Ricardo Basseto é o vencedor do campeonato Jack Daniel’s Tennessee Calling

Bartender de São Paulo superou os outros 17 competidores do torneio com coquetéis inspirados em fatos históricos e personagens do Tennessee.

Jack Daniel’s reuniu um time de 18 bartenders para o Tennessee Calling, campeonato da marca voltado à coquetelaria, realizado pela primeira vez no Brasil. A batalha de drinks contou com quatro fases disputadas ao vivo na noite de 23 de julho, em São Paulo. Em um torneio emocionante, Ricardo Basseto, do D.O.T., conquistou o título de campeão.

O bartender conta que se inspirou em fatos históricos e personagens do Tennessee para criar suas receitas. A primeira prova teve a participação dos 18 profissionais selecionados para o campeonato. JDTC - 23-07- Lana Pinho-21Todos tinham como desafio criar um coquetel com Jack Daniel’s Honey ou Jack Daniel’s Fire.

“Escolhi trabalhar com o Honey neste início, que tem um sabor marcante de mel. Usei ingredientes que deixaram o drink mais floral e cítrico, mas sem tirar o doce do produto, e o chamei de Bee Good”, explica Basseto.

Cada bartender dispôs de dez minutos para o mis-en-place e sete minutos para a produção e apresentação do drink. A ordem das exibições foi definida por sorteio. Luiz Schmidt, diretor de Marketing America Latina & Caribe para a Brown-Forman, Marcelo Sant'Iago, editor do Difford’s Guide (guia completo de coquetelaria e afins), Felipe Blumen, editor do site da GQ, e a mixologista Talita Simões compuseram o júri do Tennessee Calling e foram responsáveis por avaliar os critérios: aspecto visual do drink, discurso e apresentação do bartender, sabor e equilíbrio, harmonização dos insumos e criatividade.

Oito competidores passaram para a etapa seguinte, disputada com o rótulo Gentleman Jack. “Me inspirei na culinária dLynchburg e nos pratos do famoso restaurante Miss Mary Bobo's, que fica na mesma rua da destilaria Jack Daniel’s, para desenvolver o Mary Bobo’s Old Fashioned. Usei gordura defumada (técnica fat-washing), licor de amêndoas, bitter de laranja e de chocolate, abacaxi desidratado e apresentei o drink propositalmente em um copo de conhaque, que tem a boca mais afunilada e deixa o aroma da bebida mais evidente”, conta o bartender campeão.

Apenas quatro bartenders se classificaram para terceira fase do campeonato, que os desafiou a pensar um novo drink com o whiskey Jack Daniel’s Single Barrel. Basseto exaltou um ícone de Nashville, capital do Tennessee, com sua bebida. “O cantor e compositor Johnny Cash é de Nashville e sou super fã dele. Por isso, o drink levou o nome de uma de suas canções, Man in Black, e foi composto para ser um coquetel de personalidade bem encorpada.”

A homenagem o levou direto para a disputa do título de campeão do Tennessee Calling, ao lado de Vinicius Gomes, do High Line (São Paulo). O terceiro lugar foi competido pelos bartenders Lutti Andrighetto, do Street 444/Gran Torino (Curitiba), e Rodolfo Bob, do Axado (São Paulo). Todos tinham de realizar um drink com o autêntico Jack Daniel’s Tennessee Whiskey.

JDTC - 23-07- Lana Pinho-19Lutti ficou em terceiro lugar, Vinicius em segundo e Basseto consagrou-se vencedor da competição. “Fui focado para ganhar”, conta ele. Desta vez, seu coquetel fez referência à história do Tennessee.

“Descobri que o Estado desempenhou um papel importante na revolução americana, com um grande número de homens que se voluntariaram para as batalhas da época. Chamei meu drink de The Volunteer por este motivo e busquei realçar as notas de Jack com os insumos que escolhi, como fumaça de raspa de tronco de macieira, bitter de maçã e chocolate, licor de frutas vermelhas e vermut. A elaboração ficou marcante como Jack”, conclui.

O prêmio final do Tennessee Calling levará os três primeiros colocados da disputa para uma experiência no Tennessee em setembro. Entre as vivências nos Estados Unidos, os vencedores terão um encontro com o mestre-destilador de Jack Daniel’s e Ricardo Basseto irá atuar como Guest Bartender em um dos principais bares de Nashville, capital do Tennessee, por uma noite.

Também participaram do torneio os profissionais Cassio Batista (Meet Me) e Tiago de Oliveira Santos (Jangal), de Belo Horizonte; Adriano Nunes (Grainne’s), de Campinas; Cris Almorin (Punch), de Curitiba; Rodrigo Coelho (Madalena) e Thelmo di Castro (Iz), de Goiânia; Mauro Melo (Bar Em Cima) e Rodrigo Marques (The Queen), do Recife; Sarah Vale (Buckowsky) e Diogo Stanley (The Rock Bar), do Rio de Janeiro; e Beto Rozen (Tex), Gilliard Carneiro (Meza - Mooca), Israel Galdino (Flemings), Márcia Martins (Maní), da capital.

“Foi uma grande noite para Jack Daniel’s. Só temos de agradecer aos bartenders que aceitaram o convite para o Tennessee Calling e se envolveram tanto neste campeonato, concebido para enaltecer esses profissionais. São eles que estão em contato com o consumidor e têm a chance de falar da nossa marca”, finaliza Luiz Schmidt, jurado e diretor de Marketing America Latina & Caribe para a Brown-Forman.

Brown-Forman — Em operação no Brasil desde agosto de 2010, a Brown-Forman é proprietária de marcas como Jack Daniel’s, Woodford Reserve, Finlandia Vodka, Santa Dose e das tequilas El Jimador e Herradura. Está entre as cinco maiores empresas do segmento de bebidas do mundo e seu portfólio de mais de 25 marcas é vendido em mais de 135 países. A empresa foi fundada em 1870 por George Garvin Brown, em Louisville, no estado americano do Kentucky, onde mantém sua sede. Em todo o mundo, possui mais de 4.120 funcionários. | www.brown-forman.com.br e, redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira