Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2008 - 11:16

Facelift reforça a esportividade do Volvo V50 2008


Fabricada na planta da Volvo em Ghent, na Bélgica, a sportswagon compacta Volvo V50 modelo 2008 recebeu facelift e agora vem equipada com novos pára-choques dianteiro e traseiro, grade, faróis dianteiros e de neblina, lanternas traseiras e acabamento interior, assim como o sedã compacto Volvo S40. Outra novidade é a opção de motor 2.4 aspirada, que passa a ser a versão de entrada do modelo, custando R$ 135.450,00. Os preços das versões 2.4i e T5 são, respectivamente, R$ 150.570,00 e R$ 187.268,00.

Lançada mundialmente no início de 2004, em substituição ao Volvo V40, a V50 marcou uma evolução da marca em termos de design, deixando de lado a denominação station wagon do modelo antecessor. As mudanças na versão 2008 conferem mais esportividade ao produto, que vêm atraindo cada vez mais o interesse do público jovem. Em 2007, por exemplo, a Volvo vendeu 60 unidades do modelo.

O teto curvo com um corte abrupto na tampa do porta-malas transmite uma sensação de velocidade, enfatizada pela dianteira arredondada e o capô curto. Os ombros laterais largos remetem à idéia de força e ressaltam as dimensões compactas do carro. As lanternas traseiras seguem a forma moderna da Volvo e sobem em direção ao teto.

A grade do radiador agora é preta, não mais cromada, e o símbolo do ferro maior reforça a impressão esportiva da V50. Os novos faróis dianteiros e as três entradas de ar mais baixas esculpidas também conferem aparência mais esportiva.

A parte inferior do painel da lanterna traseira é 30 milímetros mais alta e a distribuição das lâmpadas recebeu projeto gráfico completamente novo. Agora, o novo formato das luzes de ré acentua os ombros do carro. O pára-choques traseiro ganhou dois refletores integrados nos dois cantos mais baixos e os canos do escapamento ficaram mais achatados, reforçando a nova linguagem de design.

O interior é totalmente flexível e permite que todos os assentos de passageiros sejam rebatidos separadamente, transformando quase todo o habitáculo em um grande compartimento de bagagem. Para criar mais espaço, a seção traseira da V50 foi estendida em 46 mm em relação ao sedã Volvo S40. O acabamento interior é inspirado no design de objetos escandinavos, com ênfase nas superfícies lisas, materiais genuínos e boa funcionalidade. A V50 e o S40 foram os modelos que introduziram o console central flutuante da Volvo, com porta-objetos iluminado atrás. Os dois modelos foram também lançados com material de estofamento especialmente desenvolvido – o T-Tec –, que se assemelha ao usado em roupas esportivas modernas e possuem bancos de couro em todas suas versões.

Powertrain e chassis - Os motores da V50 são unidades de cinco cilindros em linha instalados transversalmente. Novos métodos para reduzir as dimensões externas do motor tornaram possível instalar um motor de cinco cilindros no espaço compacto do carro. Dessa forma, a Volvo oferece um carro compacto com desempenho semelhante ao de um carro grande, aliando baixa vibração e operação suave. Junto com o deslocamento volumétrico, a configuração de cinco cilindros fornece torque elevado em larga escala de RPM, resultando em aceleração rápida e excelente dirigibilidade em alta velocidade.

A Volvo V50 T5 é o modelo top de linha, com um motor turbocomprimido e uma transmissão automática Geartronic de cinco velocidades. As seguintes opções de motor estão disponíveis no Brasil em 2008: V50 2.4 - R$ 135.450, com 140 cv; | V50 2.4i - R$ 150.570, com 170 cv | V50 T5 - R$ 187.268, com 230 cv.

O chassis com molas helicoidais na frente e eixo Multilink na traseira é bastante estável, proporcionando ótima dirigibilidade e respostas rápidas da direção. O sistema traseiro Multilink caracteriza-se pela suspensão independente e é projetado para oferecer uma ótima combinação de controle dos movimentos das rodas e um elevado nível de conforto na direção. Um entre-eixos longo e uma bitola larga, junto com uma carroceria com elevada rigidez torcional, contribuem para uma direção previsível e fácil de controlar.

Segurança: Desde o seu lançamento, em 2004, a V50 introduziu novas tecnologias voltadas à segurança, como o sistema IDIS (Intelligent Driver Information System), que retém as mensagens do carro – como avisos do computador de bordo e chamadas telefônicas –, elevando a segurança do condutor e dos ocupantes em situações de cruzamento ou em marcha ré.

O veículo traz como itens de série o sistema WHIPS (sistema de proteção de contra efeito chicote – Whiplash Protection System), SIPS (sistema de proteção de impactos laterais – Side Impact Protection System) e IC (cortina inflável). Os air bags de motorista, passageiro e de proteção contra impactos laterais também equipam a V50, assim como brake light, piloto automático, controle remoto com alarme e travamento central.

Outra novidade do modelo 2008 da V50 são os faróis ativos Bi-Xenon, que giram sobre o eixo e ampliam o raio de ação dos feixes de luz nas curvas, aumentando a visibilidade à noite. O pisca-pisca acionado automaticamente quando um air bag é ativado ajuda a atrair a atenção de outros motoristas no caso de uma colisão, especialmente no escuro, assim como as luzes de freio de emergência (Emergency Brake Lamps - EBL), que piscam rapidamente quando o motorista pisa com força no pedal do freio.

A segurança passiva do veículo é estruturada em torno de uma rede que consiste de sistemas de segurança exteriores e interiores que interagem para proteger os ocupantes em caso de colisão. Os sistemas exteriores têm a tarefa de distribuir e de absorver impactos de colisão de modo que o compartimento do passageiro permaneça o mais intacto possível.

A carroceria é construída na forma de uma gaiola de metal feita de diferentes tipos de aço, na qual todos os componentes interagem para assegurar deformação controlada. Além disso, todos os cinco assentos são equipados com cintos de três pontos com pré-tensores e encostos de cabeça.

Sistema de áudio: A Volvo V50 pode ser configurada com sistemas de áudio de primeira classe. O mais avançado das três opções é o Premium Sound com amplificador digital da Alpine, rádio Dolby® Pro Logic II Surround e alto-falantes da dinamarquesa Dynaudio. Nos sistemas High Performance e Premium Sound, é possível tocar CDs com músicas nos formatos MP3 e WMA. Os sistemas de áudio também vêm com entrada auxiliar para conexão de outros equipamentos, como um tocador de MP3 portátil. Conectores USB e de iPod estão disponíveis como acessórios.

A Volvo Automóveis oferece: Dois anos de garantia, sem limite de quilometragem. Dois anos de manutenção gratuita. Volvo on call gratuito por dois anos, que garante assistência 24 horas, sete dias por semana, para socorro mecânico, reboque e acomodação em hotel. | www.volvocars.com.br e www.media.volvocars.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira