Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2018 - 07:29

Intuit: case de uso de técnicas de inovação em marketing reduz em 50% custo de aquisição de clientes

Projeto reconhecido globalmente aproxima comunicação da marca aos seus clientes potenciais.

Com menos de um ano no cargo, Juliana Barbiero, head de marketing da Intuit no Brasil, conseguiu diminuir em cerca de 50% o custo de aquisição de novos clientes para a ferramenta QuickBooks—- solução de gestão financeira para pequenas e médias empresas e profissionais autônomos.

A visão de expansão da executiva a fez implantar um processo, já existente utilizado na área de produtos, para o marketing, o que resultou ainda no prêmio “Marketing Rising Star” de melhor prática global nas atividades de marketing, promovido pela Intuit, no Vale do Silício (CA), a cada três meses. O projeto, que concorreu com outros 30 cases globais, foi o primeiro da filial brasileira a ser escolhido.

Segundo Juliana, o caminho foi unir o útil ao agradável. “Todos os projetos de marketing agora partem do trabalho de Customer Design Innovation (CDI) e Design for Delight (DFD) antes de serem efetivamente lançados. Está implementado na nossa rotina de planejamento. A intenção é que a estratégia e a paixão partam do entendimento profundo de nossos clientes”, cita Juliana Barbiero.

E as melhorias não vieram apenas para os custos de aquisição, a performance da venda online do QuickBooks também teve destaque na empresa já que, após a implantação das metodologias, eles conseguiram triplicar a taxa de conversão em vendas.

Estratégia em quatro passos: Insight — Em sua primeira semana como gestora Juliana Barbiero, head de marketing da Intuit no Brasil, recebeu o treinamento nas metodologias Customer Driven Innovation e Design for Delight, usadas na criação de produtos da empresa. Assim, ela identificou a oportunidade de inserir esses conceitos na sua área e realizou a implantação.

Entendendo o cliente — O marketing exige criatividade, mas de nada adianta o esforço de pensar em uma estratégia sem o conhecimento completo de um público-alvo. Percebemos a necessidade de integrar cada vez mais os clientes — e os prospects — em todo o processo de planejamento. Fomos a campo, conversando com potenciais clientes pessoalmente e por meios online em todo o Brasil para identificar como faziam a gestão financeira de seus negócios. Sentimos que havia uma grande oportunidade em aproximar nossa comunicação a linguagem de nosso público alvo e fizemos a reformulação de nossa comunicação.

Integrando o consumidor — Nosso principal objetivo é oferecer uma experiência encantadora aos nossos clientes em todas as interações que eles têm conosco. Portanto, a partir desse momento, iniciamos sempre nosso planejamento e ações a partir da percepção do público, por meio de protótipos e testes diversos. Assim, as peças podem ser iteradas para melhorarmos cada vez mais nossa performance.

Resultados e acompanhamentos — Após os processos de implantação e com a equipe alinhada, tanto com o cliente, quanto com o planejamento em questão, o trabalho passa a ser acompanhar os resultados, monitorar possíveis melhoras e pensar em metas para alcançar os objetivos do próximo passo. “Mantemos contato com os clientes a todo momento, por meio de pesquisas, ligações ou encontros presenciais.”

Perfil — A Intuit desenvolve soluções de gestão financeira que simplificam e impulsionam os negócios e o planejamento de pequenas e médias empresas, empreendedores, profissionais autônomos e consumidores.

O portfólio de produtos da empresa inclui as soluções QuickBooks ZeroPaper e QuickBooks, que são baseadas na nuvem e têm mais de quatro milhões de usuários no mundo.

Fundada em 1983, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de 5,2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2017.

Considerada pela Forbes como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit está presente no Brasil desde 2015 e tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel e Reino Unido. | www.quickbooks.intuit.com/br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira