Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2018 - 08:04

FAO aplaude o destaque dos Ministros da Agricultura do G20 em solos saudáveis

O Representante Regional da FAO pediu mais ações para proteger os solos do mundo.

Buenos Aires — Melhorar a saúde dos solos do mundo é essencial para produzir alimentos nutritivos e acessíveis para todos, disse o Representante Regional da FAO, Julio Berdegué, aos Ministros da Agricultura do G20.

Depois de dizer que aproximadamente um terço do solo da Terra está degradado, Berdegué elogiou a decisão de tornar o manejo do solo um dos temas centrais do G20.

"A degradação do solo não afeta apenas a produção de alimentos saudáveis e nutritivos; também aumenta a volatilidade do preço dos alimentos e obriga as pessoas a abandonar a terra e a migração de emergência ", disse o Representante Regional da FAO.

Ele encorajou os países do G20 a "desempenhar um papel mais importante" na Aliança Mundial de Solos na qual a FAO trabalha com governos e outros parceiros para desenvolver habilidades técnicas e trocar conhecimentos sobre a saúde do solo. A Aliança Mundial de Solos também foi importante para discutir e aprovar as Diretrizes Voluntárias para o Gestão Sustentável do Solo, acrescentou Berdegué.

Acabar com a má nutrição requer uma gestão sustentável do solo — O Representante Regional da FAO lembrou aos participantes da reunião que o Objetivo 2 de Desenvolvimento Sustentável não apenas requer a erradicação da fome, mas também a erradicação de todas as formas de má nutrição, incluindo sobrepeso e obesidade.

Atualmente, quase 2 bilhões de pessoas no mundo estão acima do peso, e esse número inclui aproximadamente 700 milhões de pessoas obesas.

"Para acabar com todas as formas de desnutrição, precisamos transformar nossos sistemas alimentares para oferecer alimentos saudáveis, nutritivos e acessíveis para todos, ao mesmo tempo que preservamos os recursos naturais e a biodiversidade. Esta transformação inclui o manejo sustentável dos solos. Os solos são um recurso estratégico para a agricultura sustentável e a produção de alimentos saudáveis ”, disse Berdegué.

A FAO e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e outros parceiros produziram o relatório Segurança alimentar e nutricional: Desafios para a agricultura e o potencial escondido do solo, em resposta ao pedido de informações da Presidência do G20 - nas mãos da Argentina - sobre as futuras tendências e desafios da agricultura mundial, com ênfase especial no papel dos solos na promoção da segurança alimentar e nas medidas que podem ser implementadas para facilitar o manejo sustentável da terra.

O relatório contém recomendações para os membros do G20 sobre iniciativas internacionais e nacionais, incluindo aquelas relacionadas ao carbono orgânico do solo, à saúde e fertilidade do solo e a mitigação e gestão de solos contaminados.

Também fez um chamado aos membros do G20 para que promovam práticas sustentáveis de manejo agrícola e de solos que sejam adaptadas a tipos específicos de solo e às necessidades do país, e abordem a degradação do solo por meio da prevenção e restauração/reabilitação de solos degradados.

Perda e desperdício de alimentos — Em seu discurso na Reunião de Ministros da Agricultura do G20, Berdegué ressaltou a importância de frear a perda e o desperdício de alimentos e citou o importante papel da FAO na iniciativa SAVE FOOD, indicando também a plataforma G20 contra a perda e o desperdício de alimentos, implementada pela FAO e pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI).

"A plataforma tem sido muito útil para disseminar boas práticas e melhorar as medições (perda e desperdício de alimentos) em muitos países", disse Graziano da Silva.

Segurança alimentar e apoio do G20 para o CODEX — Referindo-se a outras áreas de cooperação, o Representante Regional da FAO pediu aos países do G20 que ofereçam mais apoio ao trabalho da FAO com a Organização Mundial de Saúde no Codex Alimentarius, que desenvolve normas científicas para proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas de comércio de alimentos. | http://www.fao.org/in-action/programa-brasil-fao/es | https://twitter.com/FAOBrasilCoop

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira