Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2018 - 08:13

IPCA: brasileiro deve desconsiderar inflação do governo e focar na inflação pessoal, diz especialista

“Se o custo de vida de uma pessoa sobre 10% no ano, contabilizando escola, plano de saúde, transporte, entre outros, não importa que a inflação medida pelo governo foi de apenas 3%".

Os dados divulgados no dia 8 de agosto (quarta-eira), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve uma alta no mês de 0,33% defronte ao avanço de 1,26% em junho, mostrando que este IPCA é o maior desde março de 2017, que contava na época com 4,75%. Contudo, isso não diz, necessariamente, sobre o padrão de vida dos consumidores brasileiros, seu objetivo é apenas medir a variação de preços no comércio.

A inflação pessoal não segue a mesma lógica, ela depende de outros fatores a serem analisados de maneira exclusiva de cada caso. Os chamados planejamentos patrimoniais também têm como objetivo conseguir estruturar e compreender os custos financeiros da pessoa. É preciso analisar minuciosamente o cenário econômico pessoal ante o oficial medido pelo IBGE e saber discernir ambos. Para Daniela Casabona, Assessora Financeira da empresa FB Wealth Planejamento Patrimonial a desvalorização do pode de compra pode representar perdas consideráveis. “Se o custo de vida de uma pessoa sobre 10% no ano, contabilizando escola, plano de saúde, transporte, entre outros, não importa que a inflação medida pelo governo foi de apenas 3%. Se a renda mensal continuar igual, ela conseguirá comprar cada vez menos coisas com o mesmo dinheiro. O problema é que o brasileiro não faz esta conta”, explica.

Daniel Xavier, Economista-Chefe da DMI Group, diz que: “A inflação medida pelo IPCA desacelerou para 0,33% em julho, vindo de 1,26% em junho. As variações dos principais grupos componentes do indicador arrefeceram no mês, com destaque para habitação, alimentação e transportes. Isto porque as cotações dos combustíveis (gasolina e álcool) tiveram queda após o fim da greve, assim como os preços de diversos alimentos in natura (cebola, batata, tomate) e carnes. Já no grupo Habitação, destaque para a menor inflação de energia elétrica residencial devido ao menor impacto da bandeira vermelha 2 (acionada em junho). Com este resultado de julho, o IPCA acumula altas de 2,9% no ano e de 4,5% em doze meses (ritmo alinhado à meta inflacionária de 2018; 4,5%)”.

A FB Wealth é uma empresa especializada em planejamento patrimonial, que utiliza uma metodologia usada pelos principais players internacionais e uma análise personalizada de cada cliente. A empresa trabalha com o foco na construção e crescimento adequado do patrimônio de seus clientes e a preservação do poder de compra. Diferente de muitas empresas, a FB Wealth nasceu com o potencial de ser uma das maiores do país, com o patrimônio da carteira de seus clientes superando R$ 5 bilhões.

DMI Group — Constituída em 2011 a DMI Group é uma empresa focada na estruturação e gestão de fundos de Private Equity, no entanto, possui também sob gestão Fundos Multimercados e de Direitos Creditórios. Habitualmente investe em companhias que possuam nichos diferenciados de mercado e apresentem alta expectativa de retorno.

Com um patrimônio sob gestão de US$ 600 milhões, a DMI Group estuda investimentos em empresas de capital aberto e fechado. A expertise do grupo é a fusão e aquisição de empresas de um mesmo setor, visando sua consolidação e posterior venda a um player estratégico, turnaround em companhias com problemas financeiros, ou processo de IPO no Brasil e no exterior. Atualmente a DMI Group conta em seu portfólio com a Companhia de Transporte de Gás (CTG), Vapor Energia, Bio5 e Orion Energia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira