Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2018 - 08:46

BNDES e Sebrae anunciam novas plataformas e apostam em fintechs para ampliar crédito

Sebrae avalia que a concentração bancária atinge principalmente os pequenos negócios.

As startups de finanças —ou fintechs — devem ser as principais parceiras dos pequenos negócios na democratização do acesso a serviços financeiros, entre os quais o crédito, e essa abertura tão esperada pelos empreendedores brasileiros deverá começar ainda neste ano. Essa foi a principal conclusão da plenária “Democratização do Crédito”, da qual participaram a presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, e o diretor da área digital do BNDES, Marcelo Porteiro, no dia 8 de agostoq (quarta-feira), durante a II Fintouch, evento que reúne fintechs de todo o país, em São Paulo.

“A concentração bancária é algo que atinge os pequenos diretamente. Há o anseio de um sistema financeiro mais democrático e ainda assim seguro. O aumento da concorrência ajudará a reduzir custos e melhorar processos. Há muito espaço para a tecnologia e as fintechs são fundamentais para isso”, ponderou Heloisa Menezes.

Na ocasião, o gerentes de Finanças do Sebrae, Alexandre Comin, apresentou pesquisa inédita, realizada junto com a Associação Brasileira de Fintechs, a ABFintechs, com quase 200 startups financeiras do país. Segundo o estudo, metade das fintechs tem cerca de 30% da clientela formada por pequenos negócios, sendo que em 40% dos casos eles são maioria na carteira de clientes. Apenas 10% da fintechs não atendem pessoas jurídicas e 84,1% delas demonstraram interesse em desenvolver produtos e serviços específicos às necessidades das micro e pequenas empresas.

Sebrae e BNDES preparam lançamentos de plataformas online para pequenos negócios já neste semestre. A do BNDES foi desenvolvida em parceria também com o Sebrae. “O portal de APIs está sendo desenvolvido para ser um hub para as micro e pequenas empresas, onde o empresário pode solicitar crédito e acessar diversos outros serviços e informações”, explicou Porteiro. Já Heloisa falou também sobre a solução NaConta, em desenvolvimento pelo Sebrae, um hub de soluções digitais que também deve estrear neste semestre e disponibilizará uma série de serviços financeiros para os empresários de pequenos negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira