Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2008 - 10:17

Pesquisa revela a visão do mundo sobre o Brasil

Estudo da Market Analysis constata que país é o 5º melhor avaliado quanto à influência que exerce, ficando à frente de componentes do Brics (Rússia e Índia).

A Market Analysis, instituto de pesquisa e opinião pública, apresentou os resultados do estudo internacional realizado em parceria com o Instituto GlobalScan, encomendado pelo Serviço Mundial da BBC. Em dezembro passado, foram ouvidas 14.503 pessoas, em 23 países, que avaliaram a influência exercida no mundo por outros países.

Segundo Fabian Echegaray, diretor da Market Analysis, dentre os 14 países que foram avaliados em termos de quão positiva ou negativa é sua influência no mundo, o Brasil foi considerado o 5º país com melhor desempenho, reunindo 44% de opiniões favoráveis, ficando somente atrás da Alemanha, Japão, França e Grã-Bretanha. "Esta classificação o coloca à frente de outros componentes do Brics (Rússia, 37%, e Índia, 41%)", afirma Echegaray. "Entre os participantes, o Quênia (67%), o Chile (65%) e os Estados Unidos (61%) enxergam mais positivamente a influência brasileira perante o mundo. Ao contrário de países do Oriente Médio, como o Egito (43%) e a Turquia (40%), que o vêem mais negativamente", completa.

Outra constatação é que, à medida que a renda do entrevistado aumenta, melhora a visão a respeito do Brasil, exceto entre os grupos no pólo mais abastado. O alto nível de escolaridade também favorece uma visão mais positiva sobre o país - 47,3% dos que têm pós-graduação enxergam o Brasil com bons olhos (versus 44% da média geral). Seguindo esta premissa, 59% dos americanos com este perfil enxergam o país com bons olhos.

Na Turquia e no Egito, que o classificaram mais negativamente, 42,9% dos pós-graduados e 54,3% das pessoas de alta renda, respectivamente, consideram a influência do Brasil como negativa.

De acordo com os dados apresentados, no geral, a visão européia sobre o país é positiva. A Grã-Bretanha (43%) e a Espanha (42%) foram os responsáveis pela melhor classificação no continente. Completam o time dos europeus que vêem o Brasil como boa influência, a França (40%) e a Itália (39%). Curiosamente, Portugal, com sua proximidade histórica, divide opiniões - 36% dos entrevistados avaliam o impacto positivamente e 34% de forma negativa.

Entre os países avaliados, Alemanha e Japão dividem o primeiro lugar no ranking dos mais bem vistos, com 56%. O Irã fica com a pior classificação, visto por 56% dos entrevistados como a pior influência nos outros países do mundo.

Perfil do olhar positivo - Em geral, os homens do mundo têm uma visão mais positiva do Brasil que as mulheres (47% vs 39%) e o mesmo acontece entre os jovens. Pessoas com até 24 anos enxergam o país de forma otimista, enquanto apenas 37% daqueles com mais de 55 anos dividem a mesma opinião.

Visão geral - O Brasil é amplamente visto como influente positivamente (44%), com poucos países no mundo tendo reservas a seu respeito e sem que haja uma maioria que tenha visão negativa. Foram 22% dos entrevistados que o associaram a um papel negativo e 17% não souberam dizer.

Ficha técnica- O levantamento sobre a influência exercida no mundo por outros países, realizado em dezembro de 2007,teve como base uma amostra de 14.503 pessoas, em 23 países. Foram entrevistados adultos entre 18 e 69 anos, dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Nigéria, Portugal, Quênia, Rússia e Turquia.

Perfil da Market Analysis - Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis Brasil possui mais de dez anos de experiência em estudos relacionados aos mais diversos temas sócio-econômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina. Com destaque para os assuntos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente, saúde, telecomunicações, comportamento social, novas tecnologias de informação e comunicação e bens de consumo; além de projetos relacionados ao custo-benefício entre preços e atributos, tamanho e segmentação dos mercados, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado (turismo, marketing esportivo e entretenimento). Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a entidade realiza anualmente pesquisas sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social e já coordenou mais de 700 projetos em 20 estados brasileiros. Também é membro do Grupo IRIS de institutos de pesquisa, que fatura globalmente mais de 92 milhões de euros. A Market Analysis desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação global, como BBC World News, Nestlé, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e Pão de Açúcar. || www.marketanalysis.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira