Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2008 - 10:23

Internet cresce com a consolidação da Lei Kassab

Após um ano de vigência integral, a Lei Cidade limpa, apesar de ter causado muita polêmica, deu destaque a uma mídia promissora: a online.

São Paulo - Com o fim de outdoors e demais placas de tamanhos que excediam os impostos pela lei Cidade Limpa, que entrou em vigor no início do ano passado, muitos executivos e agências de São Paulo tiveram que redirecionar seus investimentos voltados a esse tipo de mídia. Assim que a lei foi vigorada, uma das soluções apontadas a esses empresários foi a migração para as mídias online, numa tentativa de substituir, de forma barata e abrangente, as propagandas de rua.

Porém, essa migração acontece aos poucos. Logo no início, poucos executivos acreditavam na consolidação da lei, e à medida que a internet se firma como a mídia que mais impacta as pessoas no ambiente de trabalho - local em que as pessoas passam a maior parte do dia, o investimento na publicidade online cresce. Segundo dados recentes do instituto Kelsey Group, a internet terá um crescimento anual de 2,7%, até 2012.

Mesmo sendo um veículo muito abrangente, os investimentos caminham em passos pequenos. Nos EUA, por exemplo, esse setor engloba apenas de 10 a 15% dos gastos totais com publicidade. Em São Paulo, com a consolidação da lei, a migração entre as mídias na cidade procedeu de forma mais rápida que o restante do país. Vale ressaltar que a lei coincidiu como crescimento de 46% que a internet apresentou por aqui no ano de 2007, segundo o Instituto de Pesquisa Inter-meios, fator que reforça a hipótese de que, por mais que essa lei acabe, poucos devem voltar a investir nas ruas.

De acordo com Dominic de Souza, Country Manager da DQ&A, multinacional especializada em Ad Operations, ainda não se pode afirmar que o crescimento da publicidade online em portais da cidade de São Paulo, no ano passado, é fruto do redirecionamento dos investimentos que antes eram feitos na rua. Porém, ao completar um ano, as intenções dessa lei se consolidaram. "Acredito que quem antes apostava na rua, ao sobrar um dinheiro, direcionou seus negócios para outras mídias, e o foco principal foi a internet”, afirma o especialista na operacionalização da publicidade online.

Souza vê o futuro desse novo investimento com bons olhos: "Apesar de exigir um gasto mais elevado que as mídias tradicionais, a internet proporciona anúncios de maior qualidade e também gera novos empregos no setor de TI", afirma. Dessa forma, a propaganda online se firma como sinônimo de qualidade e as agências, para não perderem os investimentos de seus clientes, oferecem diversas possibilidades, inclusive a internet.

Hoje, os profissionais da área percebem que a lei veio para ficar. Apesar da pequena participação na publicidade atualmente, a internet recebe um investimento maciço, sobretudo de empresas que apostavam suas fichas em mídias de rua, acompanhando o crescimento dos usuários e a criação de novos domínios. Cada vez mais, todos percebem que anunciar na internet é rápido, fácil e dá resultados. “O mais importante é que foi uma excelente oportunidade para a mídia online ser experimentada e, quem nunca experimentou, com a verba dos anúncios de rua disponível, certamente irá experimentar e a credibilidade virá com os resultados”, ressalta Dominic.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira