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15/04/2008 - 10:33

Hamburg Süd e Aliança comemoram na Intermodal os 200 anos de abertura dos portos no Brasil


Durante o evento, empresas anunciarão reformulação dos serviços para o Mediterrâneo, Golfo dos Estados Unidos e Caribe.

São Paulo – Em clima de comemoração dos 200 anos de abertura dos portos no Brasil, a Hamburg Süd e a Aliança Navegação e Logística irão apresentar, durante a Intermodal South America 2008, uma das maiores feiras de comércio exterior, logística e transporte internacional, a reformulação dos serviços para o Mediterrâneo, Golfo dos Estados Unidos e Caribe.

“Estamos presentes no mercado nacional há 137 anos e celebramos a importância do Brasil dentro do Grupo Hamburg Süd, que cresce anualmente. O tráfego Europa-Brasil continua sendo o nosso core business”, destaca Julian Thomas, diretor da Hamburg Süd e da Aliança.

Em 2007, a Aliança, líder no transporte de cabotagem, registrou um faturamento de R$ 2,2 bilhões e uma movimentação total (mercado nacional e internacional) de 502 mil TEUs. Já a Hamburg Süd movimentou 2,14 milhões de TEUs.

Para celebrar a abertura nos portos no Brasil há 200 anos, a Hamburg Süd e a Costa Container Lines (CCL), divulgará, durante a Intermodal, a reestruturação do serviço MESA (Mediterranean – South America East Coast), em parceria com a CSAV/Libra, Niver Lines, ZIM,CMA e Maruba. As empresas lançaram um novo conceito do serviço, que passará a contar com dois slings, saídas semanais, cobertura maior de portos e melhor transit time.

De acordo com Fernando Melo, gerente do trade Europa e Mediterrâneo, o MESA terá uma maior e melhor abrangência. “Vamos passar a escalar Pecém e ofereceremos uma cobertura em praticamente todos os portos ao longo da costa brasileira”, afirma.

O serviço contará com 12 navios, sendo 5 da Hamburg Süd e CCL, 3 da CMA CGM, 2 da CSAV/Libra, 1 da Maruba e 1 da ZIM e Niver Lines. Serão navios de 2,8 mil TEUs e 3,1 mil TEUs, modernos e com capacidade para 400 tomadas para contêineres reefer cada um.

A rotação do novo serviço será.: - Sling 1: Rotação: Barcelona, Valência, Vado Ligure, Livorno, Fos, Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires, Montevidéu, Santos, Rio de Janeiro e Pecém.

- Sling 2: Rotação: Valência, Gênova, Livorno, Malta, Dakar, Buenos Aires, Rio Grande, São Francisco do Sul e Santos.

Segundo Melo, as principais cargas movimentadas no trade do Mediterrâneo são autopeças, maquinários, derivados de madeira, açúcar, café, resinas, papel, mármore, couros e tabaco. No setor reefer estão frutas, carne bovina e de frango.

“A reestruturação está baseada em oferecer uma maior abrangência do serviço, com uma melhor sinergia com todos os armadores e portos atendidos, oferecendo a mais ampla cobertura de comércio, assim como transit times competitivos”, ressalta.

Além do MESA, a Aliança, Hamburg Süd e CCL vão modificar seus serviços da América Central, Golfo dos EUA e Caribe.

O novo serviço do Golfo dos EUA e Caribe é composto de 3 slings, com um total de 14 navios, sendo 5 da Hamburg Süd, 2 da Aliança Navegação e Logística e 7 da CCL, cobrindo diversos portos e oferecendo transit times eficientes.

De acordo com Marcus Voloch, gerente do trade Golfo e Caribe, a novidade é que com a reestruturação, passarão a ser oferecidas 3 saídas semanais de Santos para Venezuela, 2 saídas semanais de Santos para a Colômbia e 2 saídas semanais de Santos para o México. “Teremos escalas diretas para Manzanillo, no Panamá, La Guaira, na Venezuela, Santo Tomas de Castilla, na Guatemala, e Havana, em Cuba, mercados cujas trocas comercias com o Brasil têm mostrado incrementos importantes”, explica.

- Sling 1 é composto de sete navios de 2,2 mil TEUs com a rotação: Rio Grande, Paranaguá, Itajaí, Santos, Puerto Cabello, Cartagena, Veracruz, Altamira, Houston, Manzanillo, Cartagena, Puerto Cabello, La Guaira, Suape, Santos e Rio Grande

- Sling 2 é configurado com seis navios de 1,6 mil TEUs com a rotação: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Puerto Cabello, Cartagena, Santo Tomas de Castilla, Havana, Veracruz, Altamira, Cartagena, Puerto Cabello e Santos

- Sling 3 conta com um navio de 1,4 mil TEUs, passando pelos portos de Cartagena, Manzanillo, Puerto Limon, Rio Haina e Cartagena

Entre os principais produtos movimentados no trade estão polímeros, borracha, vidro, autopartes, pneus, óleo de soja, açúcar, produtos químicos, margarina, carne bovina e de frango. “Os novos serviços aprimorados também beneficiarão a rede de transbordos da Hamburg Süd e da CCL no Caribe, assim como a cobertura completa das conexões da Aliança na América do Sul, oferecendo uma maior flexibilidade operacional”, conclui Voloch.

Integração com a CCL: No ano passado, o volume global movimentado pela Hamburg Süd cresceu 16% e totalizou, aproximadamente, 2,14 milhões de TEUs. Em 2007, a empresa adquiriu o controle da companhia italiana Costa Container Lines (CCL), nas seguintes rotas: - Mediterrâneo Ocidental / Costa Leste da América do Sul | - Costa Leste da América do Sul / Caribe e México | - Mediterrâneo Ocidental / Costa Norte da América do Sul e Caribe | - Itália / Turquia e Grécia | - Itália / Argélia | - Itália / Síria, Líbano e Egito.

Com um volume de carga de, aproximadamente, 360 mil TEUs, a CCL gerou um turnover de cerca de 440 milhões de euros em 2006. A Hamburg Süd assumiu o controle da organização CCL, incluindo seu quadro de funcionários baseado na Itália, assim como os das agências subsidiárias na Europa, Américas Central e do Sul.

Para os negócios da Hamburg Süd, o Brasil é o mercado mais importante da América Latina, com serviços que conectam regiões econômicas de destaque como Europa, Estados Unidos, Caribe, Ásia, Mediterrâneo, Austrália e Nova Zelândia.

Perfil da Hamburg Süd - Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.

Em 2007, a empresa movimentou 2,14 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.

Perfil da Aliança Navegação e Logística - Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2007, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 502 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 15 portos nacionais e possui 14 escritórios próprios no Brasil.

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