Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2018 - 08:38

Projeto de Roberta Züge recebe reconhecimento do INPI


A cidade de Belo Horizonte/MG recebeu, nos dias 9 e 10 de agosto(quinta e sexta-feira), o 3º Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). O evento também contou com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial da França e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na abertura do encontro, aconteceu a entrega oficial do Certificado de Indicação Geográfica (IG) do Queijo Colônia Witmarsum, para a Cooperativa Agroindustrial Witmarsum. Este é a primeira certificação de IG concedida pelo INPI a uma indústria de laticínios que produz sob o Sistema de Fiscalização Federal (SIF).

O projeto de concepção e reconhecimento foi realizado pela a médica-veterinária, conselheira do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e vice-presidente do Sindivet-PR, Roberta Züge, com o fomento do Sebrae-PR. Do início dos trabalhos ao recebimento do reconhecimento foram quatro anos de atuação junto aos profissionais da Cooperativa e aos produtores.

A IG delimita a área onde o queijo é produzido à área da antiga Fazenda da Cancela, no município de Palmeira/PR. Para identificação da área, o mapa original da aquisição foi plotado e transportado para os programas digitais. Isto permitiu delimitar corretamente a área inicial adquirida pelos produtores, que eram imigrantes alemães menonitas.

O processo abrange, além das questões culturais do povo que habita no local, todos os cuidados para a produção de um alimento saudável à população, como controles sanitários dos rebanhos envolvidos, cuidados de higiene e segurança do alimento, com a manutenção de um sistema de rastreabilidade animal e de produção e exige o cumprimento das Boas Práticas Agropecuárias.

“É muito mais que um selo de Indicação de Procedência, este processo contempla a essência de uma pecuária sustentável com a garantia da qualidade e segurança do alimento ao consumidor. É uma coroação de respeito a sociedade”, conclui Roberta.

Perfil — O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. |Website: http://agriculturasustentavel.org.br | http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira