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16/08/2018 - 09:30

Lucro da Estácio cresce 42% com o aumento de eficiência e maior base de alunos

Base total de alunos cresceu 3,4%, alcançando 558,2 mil. Excluindo alunos do FIES, base cresceu 12,8%. Número de polos de Ensino a Distância atingiu 451, um avanço de 89,5%. Lucro líquido soma R$ 237 milhões, expansão de 42,5% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

Rio de Janeiro — A Estácio (B3: ESTC3), um dos maiores e mais respeitados grupos educacionais do país, comunicou à Comissão de Valores Mobiliários seus resultados financeiros relativos ao segundo trimestre de 2018.

Em meio a um cenário econômico desafiador e num período marcado pela redução de programas de financiamento governamentais ao setor educacional, a Estácio segue obtendo bons resultados a partir de sua estratégia baseada na qualidade do ensino, na expansão da receita e na maior eficiência operacional. A base de alunos consolidada da Estácio apresentou crescimento de 3,4% em relação ao segundo trimestre de 2017, em razão do forte crescimento da base de alunos presenciais ex-FIES (5,6%) e de Ensino a Distância (+21,1%), além da melhoria significativa nos indicadores de retenção. A receita operacional líquida foi de R$ 963,7 milhões no trimestre, 5,5% maior que no mesmo trimestre do ano passado. O lucro líquido somou R$ 236,9 milhões, uma evolução de 42,5% em relação ao ano anterior.

Os resultados trimestrais consolidam a mudança no patamar de performance operacional da Estácio. A margem bruta da companhia passou de 48,9% no segundo semestre do ano passado para 57,3% no primeiro semestre deste ano. A margem Ebitda alcançou 31,8% no primeiro semestre de 2018 ante patamar de 27,1% no primeiro semestre do ano passado – no período de 2014 a 2016, a média de margem EBITDA foi de 20,4%. "Com novos projetos em curso, estamos confiantes que seguiremos atraindo novos alunos, transformando suas vidas com um ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, crescendo nossa operação e a tornando cada vez mais eficiente", diz Pedro Thompson, CEO da Estácio.

As avaliações do Ministério da Educação (MEC) mostram que todas as Instituições de ensino da Estácio têm notas iguais ou superiores a 3, numa escala de 1 a 5, uma marca da excelência educacional do grupo. Esse desempenho acadêmico impulsiona o grande crescimento do grupo no Ensino à Distância. Desde as mudanças no marco regulatório do segmento, ano passado, a capacidade de expansão do número de polos de EAD de cada grupo educacional está diretamente atrelada à qualidade dos cursos. A Estácio obteve o direito de abrir até 350 novos polos a cada ano. Com uma plataforma 100% online e uma forte estrutura de apoio aos polos parceiros, conseguimos ampliar rapidamente nossa rede credenciada, que passou de 238 polos no final do segundo trimestre de 2017 para 451 ao final do segundo trimestre de 2018, um crescimento de 89,5%. O modelo Flex, que combina ensino a distância com uma maior participação presencial do aluno, tem sido destaque. A base nesse segmento, que tem tíquete médio duas vezes maior que o do EAD puro, cresceu 57,9%. O crescimento no EAD segue sendo prioridade absoluta da companhia -- nossa margem EBITDA no segmento foi de 70,5% no semestre, uma das maiores do setor.

Esse crescimento veio acompanhado de avanços significativos num indicador estratégico, o percentual de retenção – que subiu de 83,6% para 85% no ensino presencial e de 75,9% para 80,9% no EAD. Um projeto de fidelização de alunos iniciado em 2018 começou a dar resultados. Mais de 80 ações de prevenção à evasão e de melhoria da experiência do aluno foram identificadas, e 20 estão em fase de implantação. Esperamos para os próximos ciclos uma potencial melhoria nos indicadores de evasão.

A companhia lançou no primeiro semestre as bases para que o aumento de eficiência continue nos próximos meses. A área de Suprimentos foi reestruturada para diminuir os custos com fornecedor – uma mudança que tem efeitos financeiros diretos mas também resulta em melhores níveis de serviço. Outro projeto em andamento está revendo toda política de precificação da companhia, com objetivo de definir a estratégia de preços com base em peculiaridades locais em cada um dos mercados em que atuamos e otimizando a política comercial para concessão de descontos e bolsas ao longo do ciclo de captação e renovação.

O fortalecimento do caixa da Estácio é consequência direta das melhorias operacionais. Até o final de junho, o saldo de caixa da companhia somava R$ 401 milhões. Vale ressaltar que, em 02 de agosto, a Estácio recebeu o repasse da última parcela do PN23 do FIES, no montante total de R$342 milhões. Em julho, a agência de classificação de risco S&P reafirmou o rating da Estácio em brAAA, com perspectiva estável, comprovando a solidez financeira da companhia. "Essa sólida estrutura de capital nos deixa muito bem posicionados para aproveitar oportunidades de crescimento, tanto orgânico como por meio de aquisições", diz Gustavo Zeno, CFO da Estácio.

Perfil — A Estácio, um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil, atua há 48 anos no segmento de ensino superior. Estamos presentes em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EAD, contando com mais de 500 mil alunos matriculados.

O Grupo Estácio oferece cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de soluções corporativas e cursos de extensão. Apostamos na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e mantemos nossos currículos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho. Nossas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.

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