Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2008 - 10:55

Hipismo rumo a Pequim


O Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP) vai ser palco do Grand Prix B - prova equivalente a 4ª seletiva Olímpica de Adestramento - que pode definir o primeiro cavaleiro a carimbar o passaporte para as Olimpíadas, no dia 18, (sexta-feira) às 10 horas.

Rogério Silva Clementino montando o cavalo Nilo V.O. está em busca do segundo e definitivo índice necessário para se tornar não só o primeiro nome do hipismo nas Olimpíadas, mas também o primeiro cavaleiro negro na história dos Jogos a competir no Adestramento, primeira modalidade hípica nos Jogos Olímpicos, onde estreou em Estocolmo, Suécia, em 1912.

O índice mínimo para qualificação olímpica exigido pela Federação Eqüestre Internacional (FEI) é de 64% de aproveitamento no Grad Prix B na avaliação de dois juizes internacionais oficiais designados pela FEI, e necessariamente em dois eventos distintos nível 3 estrelas. Nas três seletivas anteriores apenas Rogério Clementino conseguiu o índice na 3ª seletiva realizada no mês de março. A belga Mariette Withages e o inglês Stephen Clarke são os dois juízes que selarão a sorte de Rogério e Nilo V.O.

Nilo V.O., montaria de Rogério, é de criação e propriedade de Victor Oliva - empresário que ganhou fama como “rei” da noite paulistana. Se confirmar sua qualificação, Nilo V.O. será o primeiro cavalo brasileiro a participar de uma Olimpíada nesta modalidade. As competições eqüestres nos Jogos terão como palco Hong Kong e não em pequim, em função das condições climáticas à época dos Jogos.

O conjunto (cavalo/cavaleiro) iniciou o sonho olímpico ao conquistar a Medalha de Bronze por equipe nos Jogos Pan-americanos do Rio, em 2007. Ex-peão de Rodeio, o cavaleiro mato-grossense viu a sorte mudar quando foi trabalhar, há 7 anos, no haras de Victor Oliva, a Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP). Com o apoio de Oliva passou a se dedicar à equitação clássica. Em 2006 estreou no Adestramento, e no mesmo ano desbancou competidores experientes faturando o título de Campeão Brasileiro Sênior da modalidade. Em 2007, além do Bronze por Equipe no Pan, o conjunto também foi Campeão Brasileiro Sênior Top.

Rogério e Nilo V.O. têm como treinador Johan Zagers, belga radicado na Alemanha e que foi assessor do conjunto durante o Pan do Rio.

Caso não consigam repetir o resultado da terceira seletiva, Rogério e Nilo V.O. têm mais uma chance entre 9 e 11 de maio, quando a 5ª e última seletiva em solo brasileiro volta a movimentar o Clube Hípico de Santo Amaro. Depois os conjuntos qualificados ou os que ainda estarão em busca do índice terão a oportunidade de disputar mais alguns concursos no circuito europeu.

A 4ª Seletiva Olímpica de Adestramento é aberta ao público e o Clube Hípico de Santo Amaro se localiza na Rua Visconde de Taunay, 508, bairro de Santo Amaro, na Capital paulista. | Foto: Rogério Silva Clementino e Nilo V.O: às vésperas de registrar um momento histórico para o hipismo brasileiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira