Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2018 - 07:54

O diplomata Sergio Vieira de Mello em livro e documentário


Com apoio da ONU, livro e documentário sobre o diplomata brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, Sergio Vieira de Mello foram lançados no Palácio do Itamaraty, Centro do Rio de Janeiro (RJ). “Sergio Vieira de Mello, O Legado de um Herói Brasileiro”, rende as homenagens aos 15 anos da morte do diplomata.

O projeto conduzido pela ZAZ Produções levou cinco anos para ser concluído, após mais de 100 entrevistas realizadas em quase 80 mil quilômetros rodados e pesquisas sobre temas como paz e refúgio. — A obra, escrita pelo jornalista pernambucano Wagner Sarmento, tem o prefácio escrito por José Ramos-Horta, Nobel da Paz. “Houve um trabalho muito grande de estudo porque precisávamos não só conhecer a trajetória do Sergio, como entender a história do mundo. Foram 34 anos de trabalho nas Nações Unidas, nos quais Sergio esteve envolvido nos principais conflitos do mundo na segunda metade do século passado. Nosso país está muito carente de referências e entendendo um pouco da história do Sergio vimos que o Brasil precisava saber mais sobre esse brasileiro”, conta Sarmento.

O lançamento da obra “Sergio Vieira de Mello: o legado de um herói brasileiro” tem o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). O livro conta a história do alto-comissário da ONU para os direitos humanos morto em agosto de 2003 em um atentado terrorista em Bagdá.

Com uma narrativa realista, a obra tem o prefácio do político e jurista timorense José Ramos-Horta, vencedor do Nobel da Paz em 1996.

Representante máximo das Nações Unidas no Iraque, Sergio Vieira de Mello era visto como o futuro secretário-geral da ONU, devido à grande habilidade de negociação e paixão pelo trabalho em campo.

O diplomata virou referência em direitos humanos mundialmente, sendo o responsável por importantes avanços sócio-políticos no Timor-Leste.

“Em 2018, completam 15 anos do atentado terrorista contra o Sergio, e o que podemos notar é que ele continua vivo. Sua herança permanece e suas ações ainda ecoam em diversos países. É um brasileiro do qual temos que nos orgulhar”, afirma Zavarize.

O público presente teve a oportunidade de assistir a uma “avant-première” do documentário, dirigido e produzido por Zavarize e que estará em breve nos festivais de cinema brasileiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira