Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2018 - 08:01

Relações interpessoais são tema de mostra no CCL

Centro Cultural Light recebe exposição individual na Pequena Galeria.

A exposição “Afeto composto”, que entra em cartaz hoje no Centro Cultural Light, no Centro, se propõe a discutir relações interpessoais e sensíveis que se travam no campo familiar que cerca o artista Bruno Portella e em outros núcleos que se designam a esse tipo de relação, desdobrando-se a partir de objetos relicários. Neste inventário afetivo, por exemplo, ganha destaque o cordão umbilical, principal peça da pesquisa, que coloca em evidência o debate sobre o corpo e as características perecíveis da matéria e da memória.

O tema surge como forma de dialogar duas narrativas utilizadas pelo artista para a construção dos processos apresentados. A exposição de divide em dois momentos. No primeiro, é possível perceber um apelo mais orgânico, proveniente dos processos elaborados com os apodrecimentos das frutas e elaboração dos fungos que parasitam objetos e documentos familiares, ou são apresentados separadamente. Já no segundo momento é trabalhada a virtualidade que esses objetos evocam, como fotografias, transferência em tecido e videoinstalação.

Foi preciso conectar a relação de busca pelo afeto familiar que envolve a pesquisa, com as características orgânicas que surgem a partir dos experimentos usados para o fortalecimento do elo que conecta as pessoas. “Dessa forma, o termo ‘composto’ se edifica de duas maneiras, tanto na forma de construir afeto, frequentemente compondo maneiras de fortalecer nossos laços, como possuindo características provenientes da compostagem dos objetos/fungos presentes na exposição, trazendo o aspecto cíclico desse processo natural”, acrescenta o artista.

Bruno Portella é carioca, do subúrbio do Rio de Janeiro, e formando em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bruno trabalha também como monitor no curso Experiências Gráficas, na Escola de Artes Visuais (EAV), do Parque Lage, desde o ano passado, e já participou de exposições coletivas.

Até 14 de setembro, de segunda à sexta, das 9h às 19h, na Pequena Galeria - Centro Cultural Light, Av. Marechal Floriano, 168, Centro do Rio de Janeiro (RJ). Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira