Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2018 - 08:45

Siemens apresenta inovações tecnológicas para o impulsionamento do setor sucroenergético na Fenasucro 2018

Companhia lança diversas soluções com foco no desenvolvimento desse mercado no Brasil.

A Siemens, um dos principais parceiros da indústria sucroenergética, participa da Fenasucro & Agrocana 2018, com soluções voltadas para digitalização, automação e eletrificação no setor agrícola. O evento, um dos maiores do mundo em inovação para o setor, acontece de 21 a 24 de agosto em Sertãozinho (SP). "O agronegócio é um dos principais motores de desenvolvimento do Brasil e é com muito orgulho que a Siemens participa ativamente desse processo, oferecendo soluções tecnológicas inovadoras para o setor", explica Ricardo Muniz, desenvolvedor de negócios para o mercado de açúcar e álcool da Siemens no Brasil.

A Fenasucro & Agrocana é atualmente a única feira a reunir toda a cadeia produtiva sucroenergética com foco nas áreas agrícola, fornecedores industriais, processos industriais, transporte, logística e energia. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 35 mil pessoas nos quatro dias do evento, que contará com players do Brasil e de mais 43 países. "É uma grande oportunidade de consolidação das tecnologias da empresa direcionadas ao mercado sucroenergético no Brasil", avalia Muniz.

Alguns dos mais importantes produtos e soluções que a Siemens destacará no evento: . Mais eficiência energética — Com raízes na eletrificação, a Siemens apresenta na Fenasucro 2018, a turbina a vapor da família SST fabricada em Jundiaí (SP) que atende às diversas aplicações e condições de operação requeridas, contribuindo para a melhoria energética e oferecendo níveis de eficiência nunca antes alcançados no setor. A união entre a experiência e tecnologia fez com que a Siemens, no ano de 2013, chegasse à turbina de número 1.000 entregue ao mercado sucroenergético e em 2016, entrou em operação a maior turbina do setor projetada e fabricada pela empresa no Brasil, com 73,5 MW.

Utilizando os recursos de tecnologia digital, a Siemens apresenta um vídeo em realidade virtual – que permitirá aos visitantes conhecer os detalhes do equipamento nunca antes imaginado, por meio de uma viagem surpreendente e exploratória pelo interior de uma turbina a vapor modelo SST 400.

Geração de energia a partir da Vinhaça e Soluções Microgrid — Um novo conceito que vem ganhando espaço na agenda do setor e que poderá agregar um novo subproduto proveniente de mais um resíduo de processo, com o biogás gerado a partir da Vinhaça pode-se ter diferentes aplicações, sendo uma delas a geração de energia elétrica, seja pela queima desse biogás em motores a gás ou mesmo em turbinas a gás, ambos produtos do portfólio da Siemens.

Junto com essa nova fonte de energia elétrica, a Siemens apresenta a solução para o "Controle Automático de Exportação de Energia" - soluções de geração distribuída "Microgrid". Por meio de um painel sinótico, demonstra-se o gerenciamento de energia na usina, de forma a maximizar as receitas com o despacho e venda de energia. A remota SICAM A8000 realiza os automatismos e controle da geração, consumo interno e despacho, com dados disponibilizados em dispositivos móveis (smartphone, tablet) para visualização, análises e geração de relatórios gerenciais.

Sistemas inteligentes para distribuição de energia — Além de manter as já conhecidas características de alta confiabilidade e segurança, a Siemens apresenta os sistemas de distribuição de energia composto pelos cubículos da família NXAIR - com a tecnologia de isolamento a ar e os transformadores isolados a epoxi - Geafol NEO - o menor e mais eficiente transformador a seco do mercado. Produzidos no complexo industrial em Jundiaí (SP), eles oferecem máxima segurança e a garantia de operação perfeita, sendo indicados para as diversas aplicações do mercado de açúcar e álcool, como eletrificação de moendas, alimentação de caldeiras e casa de força, além de muitas vantagens como flexibilidade na aplicação e aumento da produtividade devido à operação contínua.

Soluções para eletrificação do preparo, moendas e motores das caldeiras Para eletrificar o acionamento do preparo, ternos de moendas e ventiladores, e exaustores de caldeiras, a Siemens dispõe de diversas soluções inteligentes com uso de inversores de frequência .

Sinamics GH180 Perfect Harmony - Conversor de frequência de média tensão — Esse conversor pode ser utilizado em motores novos ou já existentes (ligados diretamente à rede) sem necessidade de isolação ou rolamentos especiais. Em ambos os casos, filtros não são necessários, resultando em uma solução compacta, de alto rendimento e com custo atrativo. Além disso, a topologia multinível oferece a opção do by-pass de célula integrado, permitindo a operação continua mesmo em caso de falha da mesma, e uma troca rápida das células no momento da manutenção. O conversor é fornecido ainda com um transformador isolador integrado, o que permite tensão de entrada até 13,8kV, de acordo com a rede elétrica de cada cliente, para uma saída de até 7,2kV, e apresenta um conceito Clean Power nas configurações de 18, 24 ou 36 pulsos – sem necessidade de filtros de harmônicos, atendendo e superando a norma IEE519.

Esse é um equipamento apto a trabalhar no conceito de Indústria 4.0, já que conta com conexão ao Mindsphere, que oferece monitoramento de tendência e dados on-line, assim como diagnósticos e intervenções no equipamento, se necessário.

Automação totalmente Integrada: a porta de entrada para a Indústria Digital — Aplicar recursos de Tecnologia da Informação para aumentar a produtividade da lavoura de cana-de-açúcar e a eficiência dos processos relacionados à produção de açúcar e etanol é um a das principais demandas do setor.

Na automação, a Siemens já captou posição de liderança no mercado mundial, automatizando processos com sucesso para clientes. Nessa edição da Fenasucro, a empresa aposta em algumas soluções que visam aumentar a competitividade e otimizar processos.

TIA Portal V15 — Com a nova versão do TIA Portal (Totally Integrated Automation) V15 - plataforma de engenharia com uma ampla gama de funcionalidades para Fábrica Digital e Indústria 4.0, a Siemens está ampliando sua plataforma para incluir uma série de funções de digitalização para reduzir o tempo de engenharia. Entre as principais inovações está a expansão da possibilidade de aplicações, a ampliação do portfólio de digitalização, a padronização e maior eficiência.

Com relação à padronização e maior eficiência da engenharia, a nova versão do TIA Portal se concentra no trabalho em equipe e no diagnóstico aprimorado de máquinas e sistemas. A marcação automática de objetos alterados, sejam eles online ou off-line, foram aprimorados para trabalho em equipe com a Engenharia de Múltiplos Usuários na plataforma. O gerenciamento de alterações também foi modernizado no servidor de múltiplos usuários, incluindo o histórico de mudanças e os comentários, que ajudam a melhorar a sincronização de alterações da equipe.

Para o diagnóstico de máquinas e sistemas, o pacote Simatic ProDiag foi ampliado para incluir o monitoramento de módulos fail-safe e a análise de critérios para alarmes ProDiag. O display S7-Graph Control na HMI (interface homem-máquina) do Simatic, que também foi modernizado, aprimorou o diagnóstico e a visualização de sequências de máquinas e erros de aplicações diretamente no dispositivo do operador no sistema.

Energy Meter / Energy Suite / Energy Manager PRO — Gerenciamento de energia integrado ao ambiente de automação, com soluções para chão de fábrica (medições), processo (sistema de supervisão SCADA) e nível gerencial, consolidando as informações através de relatórios.

Indústria 4.0: A revolução digital chegou ao campo — O valor agregado para os clientes Siemens reside cada vez mais em soluções de software e em serviços através de plataforma em nuvem, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital, para o uso da inteligência artificial. A revolução digital chegou ao campo, mas ainda há uma série de desafios a percorrer até que todos os produtores possam se beneficiar plenamente das vantagens da tecnologia. No Brasil e no exterior, as ferramentas digitais estão presentes de diversas formas nas lavouras, do uso de softwares de gestão à automação de máquinas, passando pela agricultura de precisão, Big Data e aplicativos de rastreamento com apoio de satélites.

A Siemens espera demonstrar que o uso de ferramentas de engenharia eficiente desempenha um papel decisivo. A Siemens conta com um portfólio de produtos de software que proporciona o total suporte digital em toda a produção, gerenciando os processos de produção com total flexibilidade, redução de custos com ganho de tempo e desenvolvimento de novos produtos.

COMOS – Lançamento: ADT — Automation Digital Twin: o Automation Digital Twin é uma das soluções Siemens em digitalização para a Indústria de Processo. Tem como principal objetivo a digitalização das informações armazenadas em DCS's e PLC's para o uso em diferentes aplicações relevantes ao negócio de cada cliente.

A equipe da Siemens apresenta na feira os desafios na gestão de informações na automação, as capacidades atuais do COMOS para se comunicar com diferentes sistemas de automação e importar informações relevantes. Além disso, serão demonstradas as principais aplicações das informações geradas pela solução, desde modernizações, passando por upgrades, troubleshooting e gestão de mudanças. Os benefícios na migração para o SIMATIC PCS 7, combinados com o uso do COMOS PAA e como a automação digital da Siemens pode transformar a gestão de uma planta industrial em um sistema mais eficaz e econômico, também serão destaques no evento.

SIMATIC PCS 7 — Para permitir que os processos produtivos operem com maior estabilidade e eficiência possíveis, a Versão 9 do Simatic PCS 7 oferece monitoramento confiável da planta individual ou em rede. Sistemas web podem ser operados e monitorados pela Intranet/Internet com esta solução. Para isso, operadores podem utilizar extensas possibilidades de configuração para acesso online individual e seguro a uma planta de produção, habilitando a implementação de benefícios tais como conceitos de salas de controle remotas.

Serviços — Além das mais variadas soluções tecnológicas, a Siemens possui um portfólio de serviços de alta performance, que agregam valor durante todo ciclo de vida da planta e dos equipamentos instalados, garantindo maior eficiência, disponibilidade e confiabilidade.

SINEMA Remote Connect — É uma tecnologia de acesso remoto (TeleService) da Siemens voltada para manutenção e serviços. O hardware dedicado e o software SINEMA Remote Connect, permitem acesso aos equipamentos via 3/4G com rápido diagnóstico de status, reduzindo os custos de manutenção, despesas logísticas e tempo de parada de máquinas, aumentando a produtividade de forma eficiente e segura. Um dos diferenciais do SINEMA Remote Connect que poderá ser observado na feira é que o software cria um servidor exclusivo de comunicação para o cliente gerenciar e configurar acessos, garantindo segurança e agilidade.

CMS1200 — Sistema de monitoramento de vibração que permite detectar antecipadamente problemas por meio de uma análise inteligente dos dados coletados através de sensores, totalmente integrado ao ambiente de supervisão TIA PORTAL. Com interface simples e ótimo custo benefício, evita paradas indesejadas no processo por meio de uma manutenção preditiva.

Grupo Siemens no Brasil — A Siemens está presente no Brasil há 150 anos e faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação e qualidade. Fundada na Alemanha em 1847, a Siemens atua em mais de 200 países com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria. A empresa também é uma provedora líder de equipamentos médicos de imagem - como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética - e líder em diagnósticos laboratoriais, bem como em TI clínica.

As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes emdois terços de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 12 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira