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Aon Affinity utiliza tecnologia e inteligência em Marketing para incrementar volume de vendas

Corretora registra ótimos resultados na comercialização de serviços distribuídos via parcerias com grandes empresas; hoje são mais de cinco milhões de clientes ativos.

Incrementar o volume de vendas de seguros com a utilização de ferramentas de Tecnologia e Inteligência de Marketing. Este é o foco de atuação das áreas de Maketing e Call Center da Aon Affinity Latin America, corretora da Aon Corporation que, no Brasil, responde pela distribuição de seguros massificados.

Com um banco de dados com mais de cinco milhões de clientes ativos, a Aon Affinity utiliza as ferramentas de Inteligência de Marketing para obter sucesso na comercialização de, por exemplo, produtos distribuídos via parcerias com distribuidoras de energia por todo o país – entre elas, Coelba e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) –, além dos serviços disponibilizados a clientes de redes varejistas focadas em família e lar. A tecnologia também tem sido um instrumento eficaz na recuperação de clientes inativos de seguros de automóveis do segmento de Afinidades e Worksite Marketing.

A utilização destas ferramentas interferem positivamente nos resultados da companhia. A Aon é a empresa do grupo que mais cresceu em todo o mundo em 2006. A corretora deve fechar o ano com R$ 300 milhões em prêmios. Em volume de comissões, o crescimento chega a 48% em relação a 2005. Hoje, são mais de cinco milhões e meio de clientes e oito milhões de apólices emitidas, a maior parte delas para as classes C e D.

A Aon Affinity utiliza as seguintes ferramentas: - Modelo de Propensão de CEP: o estilo de vida dos moradores de uma região é categorizado em padrões como de segurança, estabilidade, privação, sobrevivência etc.;

- Segmentação Comportamental: cada cliente é caracterizado pelo seu tempo de relacionamento com a Aon, pelo valor que ele representa e pelo tempo decorrido desde seu último pagamento;

- Mercado Potencial por Município: usa dados de pesquisas como a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) e do IBGE para descobrir se a população local tem interesse, capacidade financeira e disponibilidade de acesso para compra de determinado produto;

- Basket Analisys: com base no perfil de compras de um grupo, é possível prever e oferecer o próximo produto de que ele precisará.

A análise apurada das bases de clientes da corretora e seus parceiros permite que as estratégias traçadas sejam mais eficazes, o que contribui para o cumprimento de indicadores de vendas e conservação do cliente na base. Além disso, o sistema permite que a área de Call Center melhore seus indicadores de retenção de clientes atuais: por conhecer o perfil de cada cliente que o contata, o operador é capaz de oferecer ao consumidor a opção que melhor se adapte ao seu perfil, pois dispõe de informações na tela do computador, gerada a partir da segmentação.

A identificação e implantação de oportunidades por meio de modelagem estatística deu origem ao projeto Business Intelligence Varejo. Com o Modelo de Propensão de CEP, foi possível identificar quais clientes de uma região próxima à loja têm a maior propensão de compra de seguros. Para este grupo foram criadas ações específicas – envio de mala-direta, descontos na compra de produtos da loja e concurso cultural – que em duas semanas revelaram um aumento no fluxo de clientes no ponto de venda e nas vendas do seguro contra Acidentes Pessoais.

“A utilização de ferramentas de Inteligência de Marketing possibilita que a Aon Affinity cumpra sua missão de desenvolver e ofertar os produtos de seguros que estejam o mais próximo possível de atender às necessidades de cada grupo de consumidores” comenta Cesar Medeiros, superintendente de Marketing da Aon Affinity. “Dessa forma, não se beneficiam apenas a Aon Affinity e seus parceiros, mas principalmente o segurado”, complementa Medeiros.

Perfil da Aon Affinity do Brasil – Há nove anos no mercado brasileiro, a Aon Affinity é a empresa da Aon Corporation –maior broker de seguros do mundo – que responde pelas operações de seguros massificados. Investe em pesquisa, tecnologia e sofisticadas ferramentas de Database Marketing para desenvolver e administrar programas de seguros massificados com a maior inteligência de marketing do mercado segurador no país. As melhores práticas mundiais são utilizadas para administrar mais de 5 milhões de clientes somente no Brasil, por meio de escritórios localizados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e São Paulo. Além de toda a concepção e criação de produtos, a empresa realiza a gestão completa dos projetos - operacionaliza campanhas de marketing e vendas e cuida do atendimento ao cliente segurado, dos processos de cobrança e sinistros. A Aon Affinity exibe em seu portfólio dezenas de parcerias bem-sucedidas com empresas de energia e de telefonia, redes varejistas, financeiras e associações profissionais. Em 2005, a Aon Affinity anunciou sua expansão para a América Latina, com a criação da Aon Affinity Latin America e a abertura de escritórios no México e na Argentina, países em que replicará o modelo de atuação cujo sucesso já é comprovado no Brasil.

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