Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2018 - 08:53

Parceria Votorantim pela Educação


Leva ações de incentivo à leitura à comunidade quilombola de Uruaçu (GO). Iniciativa realizada pela CBA é desenvolvida no município pelo Legado Verdes do Cerrado.

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) leva atividades de incentivo à leitura para as comunidades quilombolas de Uruaçu (GO), no dia 23 de agosto (quinta-feira), às 18 horas, no Residencial Quilombola Borges, onde residem 150 famílias. O evento, aberto ao público, terá contação de histórias, apresentação de danças típicas e tambores.

Idealizado pela Votorantim, o PVE é realizado há dez anos em Niquelândia (GO) pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Em 2018, como parte da celebração dos 100 anos da Votorantim, o programa foi ampliado e passou a ser promovido em mais localidades de todo o País. No município de Uruaçu, o PVE é desenvolvido pelo Legado Verdes do Cerrado, maior área protegida privada do bioma no País de propriedade da companhia.

As atividades culturais e educativas do PVE em Uruaçu fazem parte do 3º Ciclo de Atividades e integram a frente de Mobilização Social, que contempla iniciativas que envolvem toda a comunidade. No evento do dia 23 de agosto, junto às apresentações de dança, música e contação de histórias, haverá plantio de mudas nativas cultivadas no Viveiro Engenho, do Legado Verdes do Cerrado.

Domingas Quilombola, presidente da Associação da Comunidade Quilombola Joao Borges Vieira, de Uruaçu, disse que o evento é aguardado com boas expectativas. “Será a primeira vez que teremos um evento em que o foco é a leitura. Isso é muito importante para promover a educação, a história e a cultura do nosso povo, estimulando o interesse pelo conhecimento de crianças, jovens e adultos”, disse.

“O PVE é um sucesso nas regiões em que é realizado. Em Uruaçu, já estamos colhendo bons resultados, com participação da sociedade. Levar o programa para as famílias quilombolas é reforçar o nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento de toda a comunidade”, afirmou Giuliano Deyvison Borges Alves, supervisor de sustentabilidade do Legado Verdes do Cerrado e mobilizador do PVE em Uruaçu.

A programação do 3º Ciclo do PVE em Uruaçu contempla também atividades de capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino. Em 2018, o tema que norteia os trabalhos em todos os municípios é “Gestão com Foco na Aprendizagem”, que visa apoiar o gestor a priorizar o foco de atuação e estabelecer plano de ação com vistas à garantia da aprendizagem dos alunos.

Legado Verdes do Cerrado 1 O Legado Verdes do Cerrado, com 32 mil hectares, é uma área da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa da Votorantim S.A, administrada por sua gestora de ativos ambientais, Reservas Votorantim. Da área total, 27 mil hectares são protegidos pela empresa desde sua aquisição há mais de 40 anos e possui cerrado em excelente estado de conservação. Próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é composta por dois núcleos. No núcleo Engenho, nascem três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia). Nele está a sede do Legado Verdes do Cerrado e em 23 mil hectares são realizadas as atividades da economia verde, enquanto 5 mil hectares são áreas dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura. O núcleo Santo Antônio Serra Negra, com 5 mil hectares, está localizado nas proximidades do Lago da Serra da Mesa. O projeto da nova economia inclui o desenvolvimento de atividades como viveiro de mudas de frutos do cerrado e de reflorestamento, educação ambiental, ecoturismo e apicultura.

CBA — Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira