Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2018 - 07:34

Diretor executivo do BTG Pactual abordará Fundos Imobiliários durante o ADIT Invest 2018

Fernando Crestana acredita que o mercado de FII tem muito a crescer, mas acha prudente esperar os resultados da eleição presidencial para falar de 2019.

São Paulo — Os Fundos Imobiliários (FII) cresceram, em valor de mercado, 37% em um ano e meio. Mas, apesar de apresentar crescimento importante nos últimos tempos, o mercado de FII ainda está muito aquém de seu potencial. É um setor ainda em maturação no país, cuja legislação também acompanha e se adapta conforme a indústria evolui, visando maior transparência e governança.

A opinião é do diretor executivo e diretor de Fundos de Renda Imobiliária (REIT) do BTG Pactual, Fernando Crestana, que irá falar sobre "O que nos aguarda em 2019? Certezas e incertezas do cenário econômico e de investimentos" durante o ADIT Invest - Seminário sobre Investimentos Imobiliários e Turísticos, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto na Amcham, em São Paulo. Inscrições podem ser realizadas pelo site www.adit.com.br/aditinvest.

Crestana abordará em seu painel o mercado de renda/Fundos Imobiliários, sua área de expertise onde trabalha há mais de 12 anos, dando maior enfoque nos segmentos corporativo, fundo de FII e CRI (Certificados de recebíveis imobiliários). "Pretendo focar mais na leitura do desenvolvimento da indústria de FII (Fundos Imobiliários), momento atual – desafios e oportunidades – e perspectivas", explica.

O nível baixo de taxa de juros implica em maior apetite por essa modalidade de ativo (FII), analisa Crestana. O tamanho do mercado cresceu (R$ 41 bilhões, crescimento de 37% em 1,5 ano) e se tornou mais líquido (hoje movimenta R$ 45 milhões/dia, ou duas vezes o volume médio diário de 2014 a 2016). "Mesmo assim, as cotas ainda negociam com desconto importante para laudos de avaliação (5%-10%). Esse mercado é composto essencialmente por Pessoas Físicas (80%), e a base de cotistas aumentou 70% ao longo do último ano, hoje com aproximadamente 166.000 investidores. "As recentes emissões de cotas têm focado em carteiras multi-ativos. No entanto, essa tendência também apresenta seus desafios, principalmente no que diz respeito ao histórico do gestor e o desafio de construir um pipeline saudável", diz.

Mas, para o executivo, há muito o que ser definido em decorrência do desdobramento do processo eleitoral, as agendas dos candidatos e a potencial governabilidade de cada um. "Creio que no curto prazo deve haver uma pequena retomada no mercado financeiro, conforme as agendas dos candidatos sejam melhor exploradas no rádio, na TV e nos debates, pois acredito que candidatos com agendas melhor estruturadas vão ganhar espaço na corrida eleitoral acalmando os ânimos do mercado, hoje mais inseguro", acredita.

Já para 2019, Crestana prefere não fazer previsões. "Muito depende do candidato vencedor, sua agenda e governabilidade. Porém, é esperado que já no primeiro ano as reformas estruturais do novo presidente sejam encaminhadas para discussão — ou até parcialmente implementadas —, trazendo algum fôlego para o atual patamar do déficit primário e apontando para uma direção construtiva e positiva", analisa.

ADIT Invest – Seminário sobre Investimentos Imobiliários e Turísticos, dias 23 e 24 de agosto de 2018(quinta e sexta-feira), na Amcham – Rua da Paz, 1.431, Chácara Santo Antônio, São Paulo (SP). Programação e inscrições: www.adit.com.br/aditinvest

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira