Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2018 - 08:09

O design como fonte de vantagem competitiva


7º Fórum Nacional de Design

A realização do 7º Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos na sede da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) em Santa Gertrudes-SP, nos dias 21 e 22 de agosto, merece ser saudada pois, além de mostrar o elevado grau de organização do setor por meio de suas instituições de apoio, evidenciou a correta percepção do empresariado e dos muitos profissionais envolvidos no setor, de que o design se converteu na principal fonte de vantagem competitiva em setores cuja tecnologia se encontra disseminada e acessível a nível global, sendo a criação, o verdadeiro diferencial e fonte de geração de valor aos produtos.

Na abertura do evento, com a presença do prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon, do diretor superintendente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (Anfacer) Antonio Carlos Kieling, do gerente de inovação e design do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) Marcos Serafim, entre outros profissionais e participantes do fórum, o dirigente da Anfacer ao abordar a agenda do setor e a atenção que vem sendo dada ao design em cerâmica, lembrou que o 26º Fórum Mundial dos Países Produtores de Cerâmica, em 2018, será sediado pelo Brasil, em novembro, na cidade de São Paulo. A edição anterior ocorreu na China, país que lidera o ranking da produção mundial de pisos e revestimentos cerâmicos.

Uma tendência que já vinha sendo apontada anos atrás por diversos analistas, e que se confirmou nos anos recentes, diz respeito a demanda por revestimentos cerâmicos intensivos em design. O contínuo investimento no desenvolvimento das competências em design associado a inovação tecnológica são fatores essenciais para a inovação incremental (novos design e estruturas de superfícies) que é a principal fonte dinamizadora do setor de pisos e revestimentos cerâmicos no competitivo mercado internacional.

Em análises de competitividade como as que adotam a ferramenta das cinco forças de Porter, a ameaça de novos concorrentes e a ameaça de produtos substitutos tem merecido cada vez mais atenção e, num número crescente de setores, como é o caso do cerâmico, o design se afirma como variável decisiva.

As competências em design se fazem presentes e influentes em várias etapas da produção, interligando design e engenharia de materiais. Dessa forma o design se afirma como um fator essencial para a geração de vantagens competitivas, consolidação e projeção internacional de um setor produtivo. A liderança exercida e ainda mantida pelos clusters de Sassuolo e Castellón, que atingiram entre os anos 1980 e 1990 a hegemonia no setor, se deu com o devido investimento em design, sustentada pela extraordinária sinergia criada entre as fábricas de cerâmica, as instituições de ensino, pesquisa e criação e os fabricantes de máquinas e equipamentos.

O cluster de Santa Gertrudes, reconhecidamente um dos mais importantes entre seus pares no mundo, bem como o de Criciúma, tem alçado o Brasil entre os líderes da produção mundial de pisos e revestimentos cerâmicos e dado exemplo para outros setores produtivos, mostrando que o Brasil pode se posicionar entre os grandes em setores modernos e dinâmicos, afirmando uma identidade (como propôs o tema do Fórum "Design e Identidade") e convertendo-a em fonte de vantagem competitividade.

. Por.: Arnaldo Francisco Cardoso, professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisa sobre a cadeia produtiva da cerâmica no Brasil e a competição no setor de pisos e revestimentos. E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira