Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Tecnologia será o diferencial no futuro do setor de Seguros

Ano novo, novas conquistas, novos desafios. Depois de experimentar um crescimento em 2006, o setor de Seguros se concentra agora em 2007 e no futuro para identificar quais mudanças e reformas precisam ser feitas para que o mercado cresça e se aprimore ainda mais. Para a maioria dos especialistas do mercado, uma das prioridades do setor deve ser seu aprimoramento tecnológico. Para Marcos Eduardo Bandeira Maia, presidente e CEO da Kiman Solutions, a tecnologia é questão estratégica para o desenvolvimento das empresas do setor.

"Tenha plena convicção de que o setor de seguros brasileiro só vai crescer de forma rápida e sustentável através do uso intenso de tecnologia. Na medida em que os produtos de seguros e previdência se popularizam, a tecnologia será a principal aliada na busca de melhores margens de lucro. Além disso, ela é fundamental para um correto e bom atendimento ao cliente e na prevenção das fraudes, infelizmente mais comuns do que gostaríamos", analisa Marcos Bandeira.

Redução de custos - Além de facilitar o melhorar o atendimento ao cliente, o executivo da Kiman Solutions chama a atenção para a capacidade de redução de custos e aumento de desempenho proporcionados por eficientes ferramentas tecnológicas no setor de seguros. "Ainda vejo várias seguradoras desenvolvendo e mantendo seus softwares internamente, fugindo assim do seu core business e encarecendo os seus custos de TI. Em função do grande volume de novas leis geradas neste setor, hoje vejo as áreas de TI gastando um enorme tempo tentando entender as novas peças de legislação, que chegam às seguradoras quase que diariamente, para adaptação do software de gestão e processos correlatos. Entendo que este não é o foco da área de TI das seguradoras, e esta atividade deve estar a cargo de empresas especializadas nesta tarefa, como a KIMAN, que tem um produto desenvolvido especificamente para este mercado com a mais moderna tecnologia - a de 3 camadas WEB -, e uma equipe de profissionais especializados com profundo conhecimento de negócio e legislação dos mercados de Vida e Previdência", afirma Bandeira Maia.

Depois de fechar um dos maiores contratos do mercado em 2006, a Kiman Solutions está preparada para suportar outras implantações simultâneas da sua plataforma KIPREV. A plataforma KIPREV é conjunto de softwares que permite, de forma completa e integrada, a administração e a gestão previdenciária. Atualmente, 15 países operam sistemas previdenciários baseados na plataforma KIPREV, contabilizando cerca de 25 milhões de participantes e US$ 300 Bilhões em reservas. Todo o sistema de previdência social e privada do Uruguai, por exemplo, é rodado em uma plataforma com software que deu origem ao KIPREV.

Confederação - Outra mudança que pode ajudar no desenvolvimento do mercado em 2007 é a criação da Confederação Nacional de Seguros. "Tenho acompanhado de perto este processo e o considero fundamental para uma melhor representatividade dos diferentes segmentos do setor de seguros. A Confederação, que agregará as quatro federações que serão criadas, talvez seja a mais eficiente e poderosa representação já criada pelo setor de seguros para que o setor seja ouvido de forma efetiva pelo Governo em todas as suas esferas e pela sociedade em geral", afirma Marcos Bandeira. Para o executivo, este processo fortalecerá ainda mais o setor na direção da auto-regulação, tão necessária para o desenvolvimento futuro do mercado. "No caso da KIMAN que atua focada nos ramos de Vida e Previdência, a criação da Fenaprev, que abrigará os dois ramos, será muito positivo para centralizar em uma única entidade todas as discussões referentes a evolução deste mercado, facilitando assim a nossa participação nestas discussões", analisa.

Para 2007, a Kiman Solutions prepara sua estratégia de crescimento e desenvolvimento. "Vamos dar especial atenção ao desenvolvimento de nossas lideranças e ao estímulo à certificação de nossos profissionais, de forma que, até o fim do ano, tenhamos 100% do efetivo de Tecnologia e Gerência de Projetos certificados. Vamos nos empenhar também na consolidação dos convênios e acordos de cooperação que estamos firmando com Universidades e Centros de Excelência, como a Coppe / UFRJ e o CEFET", afirma Marcos Eduardo Bandeira Maia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira