Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2018 - 06:30

Presidente de Suape inicia tratativas com exportadores de frutas de Petrolina


Nesta primeira conversa, foram apresentados os atrativos do Porto de Suape com o objetivo de iniciar as negociações e viabilizar a exportação das frutas produzidas em Pernambuco para o exterior.

Recife (PE) — O Complexo Industrial Portuário de Suape, por meio de seus dirigentes em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, iniciou as negociações com agentes e produtores da fruticultura irrigada de Petrolina em reunião realizada no dia 23 de agosto (quinta-feira), em Petrolina. Suape iniciou as tratativas com os principais representantes do segmento com o objetivo de aumentar o fluxo de exportação das frutas produzidas no Vale do São Francisco com escoamento pelo Porto de Suape, utilizando o Terminal de Contêineres Suape (Tecon Suape). Está será uma das principais missões do Porto de Suape, tendo em vista que, hoje, a produção é escoada pelos portos da Bahia ou do Ceará.

A reunião foi conduzida, inicialmente, pelo presidente do Tecon Suape, Javier Ramirez, que apresentou as vantagens tarifárias e logísticas do terminal aos produtores. Em sua fala, o CEO da empresa deixou um desafio para os presentes. “Nenhum outro terminal terá condições de bater as vantagens de negócios e de competitividade que estamos oferecendo por meio do Porto de Suape. Estamos dispostos a superar qualquer desafio para que a produção de frutas de Petrolina seja exportada por Pernambuco”, comentou o gestor.

O encontro também foi liderado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Antonio Mario de Abreu Pinto, que se mostrou animado com o resultado dessa primeira aproximação. “Começamos este diálogo e alinhamos o que é preciso para viabilizar a troca entre os produtores e o operador portuário. Agora sabemos quais são as necessidades para nos tornarmos mais competitivos. Temos certeza que possuimos várias vantagens competitivas em relação aos demais portos. Esta é uma nova etapa de relacionamento com os produtores de frutas, o Porto de Suape, e o Tecon Suape”, comemorou.

O presidente do Porto de Suape, Carlos Vilar, enfatizou ser prioridade viabilizar a exportação de frutas de Petrolina utilizando a estrutura do Porto de Suape. “O resultado da reunião é promissor. Este primeiro momento e essa aproximação mostrou aos empresários interessados em utilizar o porto de Suape que fomentar a economia de Pernambuco é nossa prioridade. Acredito que Suape conquistará essas cargas em breve”, pontuou.

Já segundo o diretor-geral da Agrodan - maior produtora e exportadora de manga do país –, Paulo Dantas, exportar por Suape é desejo dos produtores e exportadores de Petrolina. “É preciso envolver mais gente para equalizar os projetos para que não aconteçam prejuízos. A união e o bom planejamento é o caminho certo”, defendeu.

O diretor da Vale Export, Caio Coelho, demostrou interesse em abrir o diálogo com o terminal e o porto. “Essa reunião difere de qualquer outra tratativa pois, o presidente do Tecon Suape, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e o presidente do Porto de Suape vieram para assegurar que o porto pernambucano é competitivo. Nós precisamos nos reunir com o Tecon Suape e com os armadores para construir um custo de logística para nos deixar competitivos diante do mercado internacional”, comentou.

O Porto de Suape é o maior porto público das regiões Norte e Nordeste. É líder nacional em navegação por cabotagem (navegação costeira entre portos do mesmo país) e o maior movimentador de contêineres das duas regiões. Em 2017, os contêineres foram destaque com o crescimento de 18% em relação a 2016, somando 460.769 TEUs (unidade de medida para um contêiner de 20 pés). Neste ano, de janeiro a junho, a movimentação de contêineres chegou a 214.497 TEUs.

Suape — O Complexo Industrial Portuário de Suape conta com mais de 100 empresas instaladas e em processo de implantação em seu território de 13,5 mil hectares. Esses empreendimentos somam mais de R$ 50 bilhões em investimentos privados, empregando um total de 22 mil trabalhadores diretamente. Suape está conectado aos principais portos do mundo. De janeiro a junho de 2018, o Porto movimentou 11.362.250 de toneladas de cargas, representando um aumento de 5% em relação ao primeiro semestre de 2017, quando movimentou 10.825.065 toneladas. Destaque para as cargas de granéis líquidos com 8.705.601 de toneladas movimentadas. O crescimento é de 11% em comparação a 2017.1, quando movimentou 7.858.108 toneladas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira