Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2018 - 06:53

Embrapa lança tecnologias para pecuária e publicações na 41ª Expointer


O Índice Bioeconômico de Carcaças (IBC), indexador que aumenta a probabilidade de enquadramento de animais em programas de carne premium, e a Régua de Manejo de Pastagens BRS Sul, que indica as medidas ideais para cada espécie forrageira, com as alturas de entrada e saída de pastejo ou corte, são as novas tecnologias para a pecuária que a Embrapa lança na 41ª edição da Expointer. A feira vai de 25 de agosto até o dia 2 de setembro, em Esteio/RS.

No evento, que terá espaço para lançamentos e apresentação de tecnologias, troca de informações e oportunidades de estabelecer parcerias e negócios, também serão lançadas cinco publicações: Manual de Cortes da Carne Ovina; as publicações sobre Uso da Terra no Rio Grande do Sul e sobre a Rede Leite; a Pesquisa com as Prioridades da Pecuária de Corte Brasileira; e a Cartilha do Agricultor – Micotoxinas no Trigo.

A Embrapa também firmará acordo de parceria com a Marfrig, para o desenvolvimento de ações conjuntas para promover o desenvolvimento sustentável da pecuária, com ações que permitam agregação de valor à carne bovina.

Os lançamentos acontecem na segunda-feira (27), no estande da Embrapa e do Ministério da Agricultura (Mapa), situado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil.

Sete Unidades participam da feira: Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Embrapa Soja (Londrina, PR), Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS).

Os lançamentos — Régua de manejo de pastagens BRS Sul – Permite tomar decisões rápidas quanto ao ajuste da carga animal em uma determinada pastagem. Simplifica o manejo e otimiza o uso da pastagem, levando a ganhos de produtividade para a pecuária, tanto de bovinos de leite como de corte, e também para equinos e ovino, em situação de pastejo contínuo ou rotacionado. A vantagem da régua de manejo é já conter as medidas ideais para cada espécie forrageira, com as alturas de entrada e saída de pastejo ou corte. A tecnologia é resultado do trabalho conjunto entre as Unidades Clima Temperado, Gado de Leite, Milho e Sorgo, Pecuária Sul e Trigo.

Índice Bioeconômico de Carcaça (IBC) — O indexador foi desenvolvido em parceria entre Embrapa Pecuária Sul e Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares”. Ele permite a avaliação de desempenho dos reprodutores quanto à capacidade de produzir descendentes com alta probabilidade de enquadramento em programas de carne premium e, por consequência, de receber de bonificação no frigorífico. A utilização do novo Índice Bioeconômico de Carcaça (IBC) terá início no Sumário de Touros ANC/Promebo 2018/2019, com lançamento na Expointer. Todos os criadores que realizam avaliações de carcaça por ultrassonografia poderão utilizar este índice para seleção de seus animais, basta entrarem em contato com o Promebo e solicitar um relatório atualizado.

Manual de Cortes de Carne Ovina – Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o objetivo do manual é apresentar diferentes tipos de cortes da carcaça ovina a produtores rurais, consumidores, comunidade científica, entre outros públicos. São cortes que resultam em peças/porções menores e individualizadas que, por sua vez, facilitam a comercialização, conservação em nível doméstico e preparação para consumo. O manual traz também sugestões de preparo da carne ovina.

Uso da Terra no Rio Grande do Sul — Trabalho do Laboratório de Estudos em Agroecologia e Recursos Naturais da Embrapa Pecuária Sul, o documento apresenta informações sobre o uso e modificações da terra no estado, baseado em imagens obtidas por monitoramento de satélites. O trabalho mostra uma informação mais atualizada das mudanças que acontecem no território gaúcho e suas diferentes mesorregiões.

Pesquisa sobre Prioridades da Pecuária Brasileira — A Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Gado de Corte, Unipampa e UFRGS apresentam os resultados iniciais de uma pesquisa inédita sobre as Prioridades da Pecuária Brasileira. As informações foram levantadas no maior levantamento com o setor pecuário já realizado no País e que envolveu 1.630 entrevistados de 542 municípios de todos os estados brasileiros.

Cartilha do Agricultor - Micotoxinas no Trigo — A publicação é resultado de parceria entre a Embrapa Trigo e a Abitrigo, e tem como principal objetivo orientar e sensibilizar os produtores sobre as exigências da legislação e boas práticas agrícolas na cadeia produtiva do trigo.

Rede leite: pesquisa-desenvolvimento em sistemas de produção com pecuária de leite na região noroeste do Rio Grande do Sul – Faz parte da série de 21 volumes da Embrapa, que busca sistematizar experiências sobre os métodos de transferência de tecnologia, intercâmbio e construção do conhecimento. O documento, da Embrapa Pecuária Sul, retrata a experiência do trabalho de pesquisa realizada em sistemas de produção em pecuária de leite em 41 municípios da região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Outros destaques — A Embrapa Clima Temperado apresenta na Expointer cultivares já lançadas, como o trio de batatas-doce BRS Amélia, BRS Cuia e BRS Rubissol; as batatas brancas BRSIPR Bel e BRS F63 Camila; as cultivares de pêssego BRS Citrino e BRS RubraMoore; e a cultivar de amora-preta BRS Xingu. O livro Morangueiro, lançado neste ano e que reúne informações, da Embrapa, de universidades e de institutos estaduais de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, apresenta tecnologias de ponta para o cultivo do morangueiro, como o sistema de produção fora do solo, também chamado de cultivo semi-hidropônico. Outra tecnologia apresentada é a BRS Pampeira, uma cultivar de arroz irrigado, que tem origem do cruzamento simples, envolvendo a variedade IR 22 e a linhagem CNA 8502, visando reunir maior resistência à brusone, rusticidade, potencial produtivo e qualidade de grãos.

Também da Embrapa Pecuária Sul, Pasto sobre pasto: estratégias para a estabilidade forrageira, com as cultivares de Capim-Sudão (BRS Estribo), de Cornichão (URSBRS Posteiro), de Trevo-vesiculoso (BRS Piquete), de Trevo-branco (BRSURS Entrevero) e a de Aveia (URS Flete), todas com características de boa produção de forragem.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia expõe a tecnologia Embrapa-Carbom Brasil, que associa um extrato vegetal nematotóxico formulado pela Embrapa com um biofertilizante natural. Além dela, um dispositivo liberador em forma de pastilha com dupla função para o controle da broca do rizoma da bananeira.

Na área de reprodução animal, a Unidade apresenta aos produtores informações sobre a técnica de transferência intrafolicular de ovócitos imaturos (TIFOI). Entre as vantagens da TIFOI, está a possibilidade de a fecundação dos embriões ser feita na própria fazenda. Técnicos e pesquisadores da Unidade estarão presentes para dar informações e explicar mais detalhes sobre as tecnologias.

BRS Núbia, BRS Vitória, BRS Isis, BRS Magna e BRS Carmem são algumas das cultivares de uvas que estão possibilitando diversificar e aumentar a renda dos produtores no Sul do Brasil, tanto para mesa quanto para elaboração de suco, e serão apresentadas pela Embrapa Uva e Vinho na feira. Elas foram desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil especialmente para as condições brasileiras. Outra linha do programa de melhoramento são as alternativas para a produção de suco, com destaque para sete cultivares de ciclo precoce (Concord Clone 30, BRS Violeta e Isabel Precoce), intermediário (BRS Cora, BRS Margot e BRS Rúbea) e tardio (BRS Magna). No estande do Mapa, o público vai poder conhecer mais sobre cultivo e degustar o suco e as cultivares de mesa.

Participação com parceiros — O tema Qualidade e Diferenciação da Carne Gaúcha, em parceria com o Sebrae-RS, é o que a Embrapa Pecuária Sul vai mostrar na Expointer. No espaço Confraria da Carne, o público poderá encontrar um protótipo de mercearia, com amostras de produtos oriundos da carne, onde acontecem demonstrações de cortes de carne e abordagem de temas como marmoreio e maciez.

Além disso, a equipe do leite da Embrapa Clima Temperado estará presente no Pavilhão do Gado Leiteiro, em frente à Associação Criadores Gado Jersey Rio Grande Sul, para conversar com os produtores e técnicos que atuam na atividade. No local, apresentarão os animais e o trabalho do Centro de Recria de Touros e Novilhas Selecionadas da Raça Jersey (Certon), que visa contribuir para o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros na Metade Sul do Estado; e do Laboratório de Qualidade do Leite (Labeite) — a primeira estrutura pública do Rio Grande do Sul apta a fazer análises oficiais do leite e que conta com credenciamento do Mapa.

A Embrapa Uva e Vinho estará presente no Sebrae/RS, com soluções como Boas Práticas Agrícolas para a uva, Indicações Geográficas de Vinhos e a certificação da Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP). No Pavilhão da Agricultura Familiar, a Unidade apresenta o Suquificador Integral, equipamento para elaboração de suco de uva integral em pequenos volumes. Além disso, participa da avaliação do concurso de vinhos e sucos da agricultura familiar, ação relacionada ao projeto de valorização do Vinho Colonial, que conta com a articulação da Embrapa desde 2012.

A Embrapa Soja irá demonstrar, no Sebrae, o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo-DRES, método inovador de avaliação visual da estrutura superficial dos solos tropicais e subtropicais, resultado de parceria com a Universidade Estadual de Londrina. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP-Soja), tecnologia que pode reduzir em quase 50% a aplicação de inseticidas. Além disso, ficará disponível um jogo interativo de identificação de pragas, doenças e plantas daninhas. | Elizabete Antunes/Brasília(DF).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira