Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2018 - 08:23

4 Estações

Metara completa um ano no porto maravilha com exposição coletiva que tem artista catalão convidado

Quatro artistas oriundos de países distintos apresentam seus trabalhos na coletiva “4 Estações”, que inaugura no dia 4 de setembro (terça-feira), comemorando um ano de mudança da Galeria Metara de Ipanema para um charmoso sobrado de 1870 no Porto Maravilha. A brasileira Monica Carvalho, a “argentina-carioca” Susi Cantarino e o alemão Klaus Schneider se juntam ao catalão Roman Bonet, artista convidado pela curadora Liliu Castelo Branco, que pretende dar início a um intercâmbio entre a Catalunha e o Brasil, no que considera um embrião de aproximação entre cariocas e catalães.

“Assim como as estações, que ora preparam as sementes para germinarem, ora encerram ciclos, a criação do artista também passa por momentos distintos: a ideia e concepção da obra e seu amadurecimento, o desenvolvimento e execução da mesma e sua finalização. Aqui, quatro artistas distintos se encontram num mesmo processo, falando através da sensibilidade de suas obras. A arte não tem limitações, nem dificuldades de compreensão, ela flui pela sensibilidade de cada um”, explica a curadora, Liliu Castelo Branco.

Com técnicas completamente diferenciadas, o “fator tempo” aparece como fio condutor nas obras de todos eles. Monica trabalha com sementes e material orgânico descartado pela natureza, enquanto Susi dá novo uso a armários de metal desgastados, que são transformados em instalações pintadas. Já Klaus se apropria de matérias-primas naturais, como ripas de madeira, dispostas simetricamente em pendentes escultóricos, enquanto Roman levou um ano, entre dias e vindas, para concluir sua série em óleo sobre tela que retrata a paisagem Delta do Ebre, a seis horas de Barcelona.

Com a palavra, a curadora: sua percepção sobre o trabalho de cada artista — Monica Carvalho trabalha com formas orgânicas, percebidas pelo olhar apurado e sintonizado da artista com a natureza. As sementes, contas preciosas, cipós, fibras, escamas, madrepérolas, toda essa riqueza que a generosidade da natureza não se cansa de nos presentear.

Susi Cantarino manipula a delicadeza do papel em todas as suas possibilidades, numa composição feminina, forte e ousada. Para esta exposição, prepara uma instalação, reciclando portas de armário em metal e usando a cor com maestria de quem se envolve e irradia este colorido.

Klaus Schneider apresenta com formas geométricas um grande resultado de leveza e equilíbrio. São esculturas que têm ritmo na sua movimentação e projetam novas formas em sombras geométricas.

Roman Bonet traz as variações de paisagens do Delta do Ebre, considerado patrimônio mundial, O rio Ebro nasce nos Pirineus e traz em sua correnteza sedimentos da cordilheira cantábrica, A quantidade de materiais sedimentados criou uma superfície de mais de 320 km², em que numerosos habitats foram formados. A forma atual do Delta é uma "seta" perfeitamente desenhada que penetra cerca de 22 km no mar. As variações de luz durante vários momentos do dia Roman capta esses instantes e os traduz em cores que são quase solidas para o olhar do observador. Junto com suas paisagens ele traz seus retratos, homens, mulheres, expressões, sensações. Novamente a cor domina o olhar, dando ênfase ao sentimento retratado.

. 4 Estações.: Exposição: de 5 de setembro a 2 de outubro de 2018,de segunda a sexta, das 13h às 18h, Rua Sacadura Cabral, nº 264 – Saúde, no Metara Porto Maravilha, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2537-3854 (VLT Harmonia ou Utopia AquaRio). Vagas para estacionar. Intercâmbio: MCB Organização em eventos de arte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira