Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2018 - 08:37

Bertelsmann volta a registrar lucro de mais de meio bilhão de euros 1S18

Faturamento sobe para 8,2 bilhões de euros, o maior valor em 11anos. Crescimento orgânico eleva-se para 2,4%. Negócios em crescimento crescem organicamente 9,2% para 2,9 bilhões de euros. Ebitda operacional antes de efeitos cambiais mantém-se no alto nível do ano anterior. Resultado do grupo de 501 milhões de euros. Progressos estratégicos em todas as divisões da empresa. Prognósticos para ano completo de 2018 confirmados.

Gütersloh — A Bertelsmann, graças ao desenvolvimento positivo dos seus negócios digitais e em crescimento, registrou um primeiro semestre de sucesso em 2018. Com inúmeros progressos estratégicos, a empresa internacional de mídia, serviços e educação seguiu melhorando seu perfil de crescimento e atingiu novamente um resultado do grupo de mais de meio bilhão de euros.

O crescimento de faturamento orgânico da Bertelsmann subiu para 2,4% (1º sem 2017: 1,4%). Os negócios em crescimento do grupo registraram, somados, um aumento de faturamento orgânico de 9,2% para 2,9 bilhões de euros (1º sem 2017: 2,7 bilhões de euros). Nesse período, passaram a representar cerca de um terço do faturamento total. Desenvolveram-se positivamente sobretudo as atividades digitais do RTL Group, da Fremantle Media, da Arvato e ainda do Bertelsmann Education Group. Apesar dos altos efeitos negativos de câmbio – especialmente do dólar dos EUA –, o faturamento reportado subiu 1,3% para 8,2 bilhões de euros (1º sem 2017: 8,1 bilhões de euros), o maior valor em onze anos. A Bertelsmann obteve cerca de 20% do seu faturamento nos EUA.

O Ebitda operacional foi de 1,07 bilhão de euros (primeiro semestre de 2017: 1,10 bilhão de euros), conservando, antes dos efeitos de câmbio, o alto nível do ano anterior. Uma elevação de mais de 20% nos resultados foi atingida pela subsidiária de serviços Arvato, cujos quatro Solutions Groups ultrapassaram juntos os resultados do ano anterior. Também registraram crescimento o RTL Group, a BMG e o Bertelsmann Education Group. Houve influência adversa dos prejuízos iniciais nos setores digital e de novos negócios.

Com 501 milhões de euros (1º sem 2017: 502 milhões de euros), o resultado do grupo ultrapassou novamente a marca de meio bilhão de euros, apesar de efeitos negativos de câmbio e de influências extraordinárias positivas mais baixas. As atividades com fundos da divisão Bertelsmann Investments contribuíram significativamente para os resultados.

Thomas Rabe, Presidente da Bertelsmann, explica: "No primeiro semestre de 2018, a Bertelsmann cresceu mais com suas próprias forças do que há muitos anos. A expansão dos nossos negócios em crescimento continua rendendo cada vez mais frutos. Especialmente positivo é o fato de que os investimentos feitos nos últimos anos nos nossos negócios de serviços estejam mostrando cada vez mais resultados. Queremos continuar melhorando o perfil de crescimento da empresa. Para isso, estamos investindo solidamente nos nossos negócios, especialmente em conteúdos criativos. Para não colocar essas despesas em risco, é necessária uma modernização urgente da estrutura regulatória de empresas criativas na Europa, abrangendo áreas como privacidade, direitos autorais, direito concorrencial, publicitário, midiático e tributário."

Thomas Rabe ressalta que, nos primeiros seis meses do ano corrente, a Bertelsmann teve progressos significativos nos seus quatro eixos estratégicos – fortalecimento dos negócios centrais, transformação digital, ampliação das plataformas de crescimento e expansão em regiões em crescimento.

Fortalecimento dos negócios centrais

O RTL Group manteve sua posição estável no faturamento com publicidade televisiva nos seus principais mercados – Alemanha, França e Países Baixos –, embora os jogos da Copa do Mundo de futebol deste ano tenham sido transmitidos por concorrentes.

A Penguin Random House posicionou 178 títulos nas listas de mais vendidos do jornal New York Times, 25 deles na primeira posição. Entre os mais vendidos do grupo editorial figurou o suspense The President is Missing, de Bill Clinton e James Patterson. Além disso, a Penguin Random House adquiriu em janeiro a editora norte-americana de livros de não-ficção Rodale Books. Em novembro, a Penguin Random House publicará internacionalmente as memórias da ex-primeira dama dos EUA Michelle Obama.

Com as novas revistas JWD e Dr. v. Hirschhausens Stern Gesund Leben, a Gruner + Jahr dá continuidade à sua estratégia de lançar produtos de mídia com celebridades.

A Arvato prolongou contratos importantes com clientes, entre eles Daimler e Facebook. A Arvato Systems lançou diversos serviços de TI com sucesso no mercado.

O Bertelsmann Printing Group prolongou vários contratos de impressão, inclusive o da revista alemã Spiegel. A Sonopress conquistou um novo grande cliente dos EUA.

Transformação digital — O RTL Group elevou 9% seu lucro digital no primeiro semestre do ano corrente para 424 milhões de euros e fundiu as distribuidoras de publicidade on-line SpotX e SmartClip em uma empresa integrada. O grupo de mídia RTL Alemanha fundou no país, junto com a United Internet e o ProSiebenSat.1, a European netID Foundation, a fim de oferecer aos clientes um login centralizado para diferentes serviços on-line.

A Penguin Random House ampliou sua oferta de livros eletrônicos e registrou faturamento crescente com downloads de áudio.

A parcela dos negócios digitais no faturamento da Gruner + Jahr nos mercados centrais Alemanha e França cresceu para 26%. A empresa ainda seguiu ampliando a plataforma de descoberta de aplicativos AppLike.

Com sua presença nas mídias sociais, a Bertelsmann atingiu mais de 2,6 bilhões de seguidores no período.

Ampliação de plataformas em crescimento 1 A Fremantle Media lucrou com o retorno de sucesso do formato de shows American Idol, transmitido pela emissora norte-americana ABC. A empresa ainda iniciou a produção de outras séries como The New Pope.

Em abril, a BMG adquiriu a empresa australiana Big Bang & Fuzz da área de Production Music e assinou um contrato editorial global exclusivo com o ex-baterista dos Beatles Ringo Starr.

A Arvato seguiu expandindo organicamente suas atividades em serviços financeiros e de logística. A subsidiária de serviços da Bertelsmann ainda investiu na startup israelense de FinTech Secured Touch e adquiriu a 3C Deutschland GmbH.

No período reportado, o Bertelsmann Education Group adquiriu participação majoritária na empresa de serviços universitários norte-americana HotChalk. A subsidiária de ensino virtual Relias registrou crescimento orgânico da ordem de dois dígitos e ampliou sua base de clientes para cerca de 6.750 instituições, que realizaram mais de 21 milhões de cursos on-line. A plataforma de aperfeiçoamento Udacity, na qual a Bertelsmann detém grande participação, lançou novos nanocertificados, incluindo em campos como inteligência artificial e tecnologia blockchain.

Expansão em regiões em crescimento 1 A Bertelsmann ampliou sua rede global de investimentos em startups: os quatro fundos Bertelsmann Asia Investments (BAI), Bertelsmann Brazil Investments (BBI), Bertelsmann India Investments (BII) e Bertelsmann Digital Media Investments (BDMI) realizaram conjuntamente 31 investimentos novos e adicionais no primeiro semestre de 2018, além de, paralelamente, três saídas de sucesso. Em 30 de junho de 2018, por meio dos seus fundos, a Bertelsmann detinha 176 participações, mais da metade via BAI.

No Brasil, a Bertelsmann adquiriu participação majoritária na Affero Lab, uma das maiores fornecedoras de treinamentos corporativos do país.

Na Índia, a Penguin Random House ampliou sua oferta em idiomas locais com a aquisição da renomada editora Hind Pocket Books.

Thomas Rabe: "Na primeira metade de 2018, a Bertelsmann teve outros avanços no objetivo de fortalecer seu crescimento e se tornar mais digital, internacional e diversificada. Apesar das inseguranças políticas crescentes relacionadas ao Brexit ou à disputa comercial entre EUA e China, por exemplo, estamos confiantes de que atingiremos nossas metas para o ano completo."

No momento, a Bertelsmann está avaliando opções estratégicas para o desenvolvimento seguinte das atividades de CRM da Arvato. Além da venda completa ou parcial, essa análise também inclui a possibilidade de parcerias. Os primeiros resultados são esperados para o segundo semestre de 2018.

Bernd Hirsch, diretor financeiro da Bertelsmann, complementa: "A Bertelsmann mantém sua situação financeira sólida. Estamos otimistas para o ano completo e seguimos contando com faturamento mais alto e com elevada rentabilidade operacional. Nossos resultados do grupo voltarão a ultrapassar a fronteira dos bilhões."

No primeiro semestre de 2018 foram usadas pela primeira vez as novas normas de contabilidade IFRS 9 "Instrumentos financeiros" e IFRS 15 "Receita de contratos com clientes". Em conformidade com as disposições transitórias segundo IFRS 9 e IFRS 15, os valores do ano anterior não foram ajustados.

Perfil — A Bertelsmann é uma companhia internacional de mídia, serviços e educação presente em mais de 50 países. Suas atividades incluem a RTL Group, emissora e produtora de rádio e TV, líder em entretenimento na Europa; a editora de livros Penguin Random House; a editora de revistas Gruner+Jahr; o provedor de serviços Arvato; o Bertelsmann Printing Group; e a empresa de direitos musicais BMG; além do Bertelsmann Education Group. A companhia conta com mais de 119 mil funcionários e, em 2017, registrou receita de € 17,2 bilhões. A Bertelsmann aposta na criatividade e no espírito empreendedor que possibilitam a criação de conteúdo, mídia e serviços da mais alta qualidade e inspiram as pessoas ao redor do mundo, além de fornecer soluções inovadoras para seus clientes.

Bertelsmann no Brasil — Quase todas as divisões da Bertelsmann já atuam no país. O Centro Corporativo de São Paulo foi inaugurado em 2012 e, mais recentemente, como Bertelsmann Brazil Investments (BBI), lidera investimentos, principalmente, em empresas de ensino, como a Affero Lab, líder no mercado brasileiro em treinamento corporativo e e-learning. A subsidiária do RTL Group, Fremantle Media Brasil, vem trabalhando com as principais emissoras na produção de novos formatos e trazendo programas de sucesso mundial para a televisão brasileira. A Penguin Random House detém participação em um dos maiores grupos editoriais do Brasil, a Companhia das Letras. Além de disponibilizar um portfólio de serviços relacionados à gestão da cadeia de suprimentos e impressão, a Arvato expandiu seus negócios de serviços financeiros no Brasil após adquirir participação no fornecedor de serviços financeiros Intervalor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira