Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2008 - 09:58

Grupo Medial implanta o maior PACS e RIS da América Latina

O investimento na aquisição de novas tecnologias eleva a qualidade de atendimento na área de diagnósticos com exames mais rápidos e gera economia de custos com a eliminação de filmes fotográficos e papéis.

São Paulo– O grupo Medial acaba de concluir a primeira fase de implantação dos sistemas PACS e RIS. Dois hospitais da rede, Hospital Alvorada Moema e Hospital Alvorada Santo Amaro, já contam com os sistemas inteiramente integrados. Nos próximos dez meses, todos os 10 hospitais, 43 centros médicos, unidades laboratoriais e o centro avançado de diagnóstico por imagem, que formam a rede própria de atendimento da operadora, também irão usufruir dos benefícios dessas tecnologias.

A implantação das soluções PACS – Picture Archiving and Communications System, considerada a tecnologia mais moderna do mundo em termos de diagnóstico por imagem e RIS – Radiology Information System vai possibilitar a integração dos exames por imagens e laudos em toda a rede própria de atendimento do grupo Medial, dimensão que confere ao projeto o status de maior da América Latina. “O investimento em sistemas estado-da-arte, nível mais alto de desenvolvimento, reafirma o compromisso do grupo Medial na busca por soluções inovadoras, com o objetivo de oferecer sempre os melhores serviços médicos aos beneficiários”, afirma Cláudio Marote, diretor executivo da Unidade de Negócios Diagnósticos do Grupo Medial.

Modernidade e eficiência - O uso de sistemas digitais como PACS e RIS é uma tendência mundial e proporciona maior agilidade nos atendimentos. Com a eliminação da revelação fotográfica dos exames, o tempo para liberação dos resultados diminui em quase 100%. Outro fator que eleva a segurança no diagnóstico é que a ferramenta possibilita ao profissional compartilhar o resultado remotamente com outros especialistas para troca de opiniões, o que elimina a barreira geográfica.

Os benefícios dessa tecnologia atingem todos os envolvidos com o atendimento na área da saúde, desde o médico passando pela operadora de saúde até o paciente. Além das muitas facilidades de verificação dos resultados, há também a possibilidade de definir configurações pessoais de acesso como, por exemplo, a preferência no formato da abertura dos laudos, a ordem como os itens aparecem na tela e outras comodidades. Em breve os médicos também poderão ser informados via SMS (mensagem de texto no celular), sobre a disponibilidade de seus resultados.

“A rapidez nos resultados dos exames modifica positivamente muitas rotinas e pode impactar, inclusive, na diminuição do período de internação. Especialmente nos pronto-socorros, onde parte desse tempo deve-se à espera pelo diagnóstico”, avalia o Dr. Marco Rocha Mello, diretor médico da Unidade de Negócios Diagnósticos do Grupo Medial. “Outra possibilidade que a tecnologia permite é a criação de centros remotos onde equipes de especialistas das mais diversas áreas poderão realizar laudos à distância”, projeta.

Todas essas facilidades geram ganhos no tempo de consulta, qualidade na prestação do serviço hospitalar e economia de recursos.

Segurança e capacidade - Entre a implantação e a conclusão da primeira fase foram trinta e cinco dias. A escolha da tecnologia levou em consideração a segurança do suporte e solução para desafios como: a possibilidade de expansão para quaisquer hospitais ou centros clínicos que já integram ou que venham a integrar a rede Medial e a garantia de que a tecnologia não se torne defasada com o tempo. Ao contrário, possibilitando a integração de todas as funcionalidades dos equipamentos de diagnóstico, tanto as atuais quanto as que possam ser desenvolvidas no futuro.

O sistema possui uma capacidade ilimitada de armazenamento e os exames ficarão arquivados por até cinco anos. E para garantir que os riscos de perda de algum arquivo sejam praticamente inexistentes, as imagens e laudos ficarão guardados em dois sistemas independentes e fisicamente separados. Além disso, o paciente também recebe o resultado em CD e impresso com todas as imagens e laudos.

O acordo firmado entre o grupo Medial e a GE Healthcare garante que todas as inovações introduzidas nos equipamentos diagnósticos poderão ser rapidamente integradas aos sistemas de TI, assegurando que a tecnologia RIS e PACS das clínicas e hospitais jamais ficará defasada, pois os sistemas atuais poderão ser atualizados sempre que uma nova versão for lançada.

Paralelamente, o grupo também fechou acordo com a FUJI FILM para aquisição da tecnologia CR – Computed Radiology que são scanners que possibilitam a digitalização dos exames de raios-X e mamografia, agregando ainda mais qualidade e permitindo a incorporação ao PACS/RIS.

Outro ponto de destaque é a estrutura de serviços. O atendimento do grupo Medial contará com o suporte de uma equipe altamente qualificada para realizar a integração com os sistemas já existentes nas clínicas e hospitais. Para manutenção, além de suporte local disponível 24 horas por dia, a GE Healthcare oferece vários Centros de Operação Remota (ROC) distribuídos globalmente. A partir deles, engenheiros especializados em suporte e aplicações avançadas solucionam dúvidas ou problemas de forma remota. A tecnologia também conta com o Active System Management (ASM), software residente que monitora o sistema e envia informações ao ROC, para que ações corretivas e/ou preventivas sejam tomadas antes mesmo que a necessidade seja notada pelo usuário.

Grupo Medial - O Grupo Medial é um dos maiores conglomerados do mercado de saúde suplementar no país, que opera os planos de saúde Medial Saúde e Amesp e planos odontológicos, formado, ainda, por uma rede de laboratórios e hospitais próprios. Atualmente reúne mais de 1,4 milhão de beneficiários de planos de saúde, 91 mil beneficiários de planos odontológicos, 10 hospitais, 43 centros médicos e 48 unidades laboratoriais, sendo 20 com serviços de imagem, além de uma ampla rede credenciada com abrangência nacional. No ano de 2007, o Grupo cresceu 48,5% em número de beneficiários em relação a 2006.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira