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16/04/2008 - 10:00

Produtos e serviços sustentáveis em catálogo on-line

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) lança no dia 16 de abril ferramenta online com alternativas para o consumo sustentável.

Chega ao mercado em abril uma ferramenta essencial para dar poder aos cidadãos e aos consumidores institucionais preocupados com a pegada ecológica e social de seus hábitos de consumo. A ferramenta será de grande utilidade para empresas e governos que pretendem implementar políticas de compras e contratações sustentáveis. Com lançamento no dia 16 de abril, o Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis, desenvolvido pela equipe do programa de Consumo Sustentável do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) com apoio do Banco Real, reúne centenas de produtos e traz, além da descrição de cada um deles e seus fornecedores, suas características ambientais. Basta acessar www.catalogosustentavel.com.br e avaliar as alternativas disponíveis no mercado.

Uma recente pesquisa do Instituto Akatu indicou que, embora 77% dos consumidores brasileiros estejam muito interessados em conhecer as práticas de responsabilidade social das empresas, apenas 30% buscam informações sobre o assunto. Com o catálogo essa tarefa fica muito mais fácil. Nada melhor do que avaliar a atuação das empresas por meio dos produtos e serviços que oferecem ao público consumidor.

Além de estimular maior responsabilidade das instituições no uso de seu poder de compra, o catálogo ajuda os consumidores e a sociedade a repensarem seus padrões de consumo – exercício fundamental diante do ritmo com que a humanidade impacta os recursos naturais. Atualmente, utilizamos 30% mais recursos do que a Terra é capaz de renovar em um ano– ou seja, consumimos 1,3 planeta. Estima-se que essa relação chegará a dois planetas em 2050, com apenas um planeta para dar conta de tanto consumo! A saída é consumir menos e, quando não for possível, procurar alternativas mais sustentáveis. O Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis fornece a principal ferramenta para tornar isso possível: informação.

“O Catálogo é uma plataforma educativa que tem como objetivo promover o consumo racional e eficiente através da divulgação de produtos e serviços sustentáveis. O nosso propósito é informar os consumidores institucionais, entre eles governos e empresas, e também o público em geral sobre as relações entre consumo e meio ambiente. Para isso, o consumidor terá acesso através do catálogo, às informações sobre a matéria-prima, o processo produtivo, a legislação pertinente e aos impactos ambientais associados à produção e ao consumo de bens e serviços”, diz Rachel Biderman, coordenadora-adjunta do GVces.

O Banco Real, pioneiro na promoção de medidas de sustentabilidade em suas operações e instalações, apóia o projeto, cujos resultados poderá utilizar também para implementação de sua política de compras e contratações sustentáveis. “O nosso modelo de atuação alia valores econômicos, sociais e ambientais em todas as nossas decisões. Por isso contamos com ferramentas como esta para a prática da sustentabilidade no dia-a-dia das nossas operações e também para ampliar o debate e a reflexão sobre o tema na sociedade”, diz Chistopher Wells, superintendente de risco socioambiental do Banco Real.

O catálogo será lançado no dia 16 de abril, às 18h30, no stand do Banco Real, durante a Feira Brasil Certificado, no Centro de Eventos São Luís – Rua Luís Coelho, 323 (próximo ao metrô Consolação). Um evento promovido pelo FSB Brasil, Imaflora, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e Imazon.

Gvces: Fundado há cinco anos, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) é uma iniciativa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) dedicada a disseminar o conceito de sustentabilidade. Com atuação nas áreas de pesquisa, capacitação e comunicação. O GVces busca oferecer respostas para que os agentes econômicos possam compreender e avaliar riscos e oportunidades associados ao desafio de incorporar as questões sociais e ambientais ao modelo de negócios. www.ces.fgvsp.br

Perfil do Banco Real - O Banco Real é o terceiro maior banco privado em ativos no Brasil. Em 2007, a instituição apresentou lucro de R$ 2.975 milhões, aumento de 45% em relação a 2006. De acordo com dados do Banco Central, o Banco Real atingiu participação recorde no mercado de crédito brasileiro, alcançando cerca de 7,1% do mercado total. Somam-se a esses números mais de 33 mil funcionários, cerca de duas mil agências e postos de atendimento bancário (PABs) e mais de 9.800 pontos de venda em todo o território nacional. Em outubro de 2007, o Banco Real passou a fazer parte do consórcio composto pelos bancos RBS, Fortis e Santander.

FSC Brasil e a Feira Brasil Certificado: O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal – FSC Brasil é uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos, que representa o Forest Stewardhip Council (FSC) no Brasil. A certificação FSC é uma das certificações florestais mais reconhecidas no mundo e promove o manejo responsável dos recursos florestais por meio de um sistema de rastreabilidade da matéria-prima desde a floresta, passando por todas as etapas de transformação até o consumidor final. O FSC Brasil promove a terceira Feira Brasil Certificado, em parceria com Imaflora, Imazon e Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, de 16 a 18 de abril, em São Paulo. | www.fsc.org.br

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